Depois de 15 anos no mercado, o  VW 18.310 Titan Tractor  está sendo tirado de  produção pela MAN Latin America. Lançado em 2002, e substituído em 2005 por um modelo da linha Constellation, mais moderno e com maior potência,  o caminhão que fez valer o slogan da montadora “Menos você não quer, mais você não precisa” continuou a ser fabricado até junho deste ano para atender mercados internacionais

Por João Geraldo

A MAN Latin America anunciou em meados de junho o fim da produção do Volkswagen 18.310 Titan Tractor, um caminhão que mexeu com o segmento de cavalos-mecânicos no mercado brasileiro. Lan­çado em janeiro de 2002 para substituir o VW 40.300, o modelo tinha o trem de força formado pelo motor Cummins 6CTAA turbo e Inter­­cooler, um engenho de seis ci­lindros em linha e 8.270cm3 com potência máxima de 303cv a 2.200 rpm, acoplado à transmissão ZF 16S 1650, de 16 velocidades à frente e duas à ré.

O objetivo da montadora, na época ainda Volkswagen Caminhões, era ter na sua linha de produtos um cavalo-mecânico com cerca de dois mil quilos mais leve que os modelos de maior potência, mas que fizesse o mesmo trabalho. Na prática, transportar 41 toneladas de PBTC, das quais 28 de carga líquida, engatado a carretas de três eixos. Duas toneladas mais leve que os concorrentes e preço em torno de 20 mil reais mais baixo eram atrativos do produto.

De um lado as vantagens do modelo soavam como chamarizes, mas por outro a cabine pequena e apertada (a mesma que a montadora utilizava havia anos, com algumas melhorias), somada à baixa potência para o que o modelo se propunha a fazer, tornaram-se logo alvo de críticas da concorrência. Isso num primeiro mo­men­to, porque o sucesso conquistado pelo veículo em poucos meses de mercado fez valer o slogan da Volks­wagen “Menos você não quer, mais você não precisa”, e levou outras marcas a lançarem seus produtos para participar do novo segmento.

vw

O vice-presidente de vendas, mar­keting e pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, lembra que na época não existiam caminhões com o perfil do 18.310 Titan Tractor, pois eram maiores ou menores. Entre 2002 e 2005, a montadora entregou 12.299 unidades do modelo.

No período, a Volkswagen atingiu o pico de 56% de participação do mercado no segmento de caminhões 4X2 com motor até 350cv. “Entre 2002 e 2003, a montadora chegou a registrar mais de 200% de aumento nas vendas do produto.

O modelo deixou de ser comercializado no Brasil em 2005, quando a Volkswagen lançou a linha Constellation, a qual inseriu no mercado a nova cabine, maior e mais moderna. A chegada da nova família de caminhões trouxe com ela o VW Constellation 19.320, atualizado e mais potente. Com isso VW 18.310 continuou a ser produzido para atender  somente o mercado externo.

VW 19.330 cavalo de entrada
O Volkswagen 19.330 Titan 4X2 é o atual cavalo-mecânico de entrada da marca produzido para o mercado brasileiro

A família Titan foi composta pelos modelos VW 17.310 (4X2), VW 18.310 Tractor (cavalo mecânico), VW 23.310 (6X2) e VW 26.310 (6X4), toda ela equipada com o mesmo motor Cummins 6CTAA Euro II de 8,3 litros, Turbo, Intercooler, 303cv de potência e 1192 Nm de torque.

Com a implantação do Proconve P7,  em 2012, o VW 19.320 foi substituido pelo Constellation 19.330 Advantech, modelo com motor de 330cv e tecnologia de emissões SCR (que utiliza Arla32). Novamente, o VW 18.310 continuou firme na linha de produção em Resende/RJ,  sendo fabricado exclusivamente para atender mercados internacionais.

Durante os 15 anos de produção foram vendidas 15 mil unidades do VW 18.310 Titan Tractor. De acordo com Ricardo Alouche, é um volume considerado expressivo para um produto de ni­cho. Ainda de acordo com o executivo, os principais destinos do modelo foram Nigéria, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia.

“Lançamos a solução intermediária, seguindo nosso slogan e cultura sob medida, que logo foi seguida pela concorrência. A estratégia deu certo”, acrescentou Alouche. O 18.310 contribuiu para a marca assumir a liderança do mercado de caminhões no Brasil, mantida até recentemente.

Para mercados internacionais com legislação ambiental anterior à que está em vigor no Brasil, o sucessor é o VW Constellation 19.320. O modelo conta com histórico de êxito do primeiro Titan Tractor para conquistar clientes de mais de 30 países da América Latina e  da África. Hoje, o cavalo-mecânico de entrada da Volkswagen para o mercado brasileiro é o Constellation 19.330 Titan.

O VW 18.310 marcou época também na TV Globo como o caminhão da série Carga Pesada, na qual os  atores Antonio Fagundes e Stênio Garcia protagonizaram dois carreteiros que viajavam pelo Brasil. A última unidade produzida do modelo ficará em exposição na fábrica de Resende/RJ, ao lado do primeiro caminhão Volkswagen produzido no Brasil, em 1981 e também do primeiro Volkswagen Constellation, produzido em 2006.

cargapesada2 mar03
Stênio Garcia e Antonio Fagundes viveram dois carreteiros que viajavam o Brasil com um VW 18.310 Titan Tractor. A última unidade produzida está exposta na fábrica da montadora, em Resende/RJ

cargapesaArtistas 01abril03