O lançamento sugere uma acirrada corrida de tecnologia para ver qual fabricante tem o caminhão de série mais potente na Europa, mas deixando de lado as suposições, o fato é que a MAN acaba de mostrar o modelo TGX V8 um pesadão equipado com motor de 680 cv de potência e 3000Nm de torque. Até então, o título de caminhão mais potente era da Volvo, com o FH 660 lançado em 2005.

Com um refi nado desenho na parte interior e externa da cabina, o TGX V8 não foge à lógica do mercado e é indicado pelo fabricante para o transporte de largas distâncias, com elevados pesos e em topografi as difíceis. A MAN já teve um caminhão de alta potência nos anos 90, equipado com motor V10 e 660cv, que saiu do mercado porque o engenho não atendia às normas de emissões do continente europeu. Desta vez, a montadora alemã veio com um motor Common Rail de oito cilindros, desenvolvimento totalmente novo e, segundo a montadora, se destaca pela confi abilidade e durabilidade.

A cabine espaçosa ganha a classifi – cação XXL e todo o pacote de equipamentos que ela incorpora são de série, tais como assentos de luxo com revestimento em couro e com a rubrica “V8” e aplicações em desenho de fi bra de carbono no painel de instrumentos. De acordo com informações da companhia, o veículo será apresentado ofi cialmente em setembro próximo (JG).

2109t