Num cenário em que o setor do transporte rodoviário de cargas vem batendo recordes de produção e vendas no País, com as montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários trabalhando para atender a fila de pedidos em carteira, a 16a Feira Internacional do Transporte – Fenatran – realizada entre os dias 15 e 19 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo – deixou satisfeitos os mais de 300 expositores e deve ficar como o melhor salão do transporte da história do Brasil.

O evento apresentou novidades nos segmentos de caminhões, pneus, equipamentos para rastreamento e monitoramento de frotas, implementos rodoviários, motores, pneus novos e reformas, petroleiras e outras várias empresas com produtos para o setor.

Jackson Schneider, presidente da Anfavea, entidade que reúne os fabricantes de veículos automotores, disse que a Fenatran mostrou o momento favorável do mercado e da produção de caminhões e implementos rodoviários no País. “A produção e vendas internas de veículos comerciais caminham em ritmo acelerado, com crescimento de cerca de 30%, indicando um novo recorde para o segmento de caminhões”, destacou. Ainda de acordo com o executivo, o Brasil já é o 6o maior produtor mundial de caminhões.

INVESTIMENTO GARANTE NOVOS MODELOS DA FORD

A Ford levou para o evento seus 50 anos de produção de caminhão no Brasil, desde o primeiro caminhão, um modelo F-600 que era o início do túnel do tempo apresentado pela montadora. A empresa comemorou também a marca de 700 mil caminhões produzidos no País atingida em 2007. Aliás, este ano – entre janeiro e setembro – suas vendas atingiram 14.023 unidades e cresceram 37,1%. Atualmente a linha de produção da Ford, em São Bernardo do Campo, monta um caminhão a cada três minutos.

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Uma novidade da montadora na feira foi a apresentação do F-4000 com maior entre-eixos (4.795mm) e a versão 4X4. Os novos produtos são previstos para 2008. Os mais recentes lançamentos da Ford, o Cargo 712 e o Cargo 4532 também estiveram expostos na Feira, ao lado do F-350, Cargo 815e, Cargo 1317e, Cargo 2428 e Max Truck 6X4, Cargo 5032 6X4. A Transit, eleita por anos consecutivos como a Van do Ano na Europa também fez parte do estande da montadora. “Este veículo está aqui somente para testarmos o mercado”, disse Pedro Aquino, gerente de marketing da montadora, em relação ao modelo que tem alguma chance de ser produzido no País.

STRALIS E DAILY ATUALIZADOS SÃO NOVIDADES DA IVECO

A Iveco mostrou força na Fenatran, reflexo do bom momento que a montadora vive no Brasil graças ao sucesso dos seus produtos mais vendidos: o extrapesado Stralis e os modelos da linha leve Daily. O Stralis está totalmente renovado e ficou idêntico ao modelo que roda na Europa, por dentro e por fora. Durante a Feira, o presidente da empresa no Brasil, Marcos Mazzu, disse que 800 unidades do novo Stralis já haviam sido comercializadas em apenas um mês. Na ocasião, Mazzu anunciou um investimento de R$ 375 milhões de reais no período de 2008 e 2010 e adiantou que a Iveco irá lançar duas novas famílias de veículos a cada ano. “Esta decisão veio ao encontro do desejo de crescer nesta parte do mundo”, disse. A partir de janeiro de 2008 a fábrica brasileira começa a produzir as cabines Stralis e com isso a empresa pretende reduzir os prazos de entregas, além de saltar de 23 para 28 unidades produzidas por dia. “A Iveco é a empresa que vai transportar o novo Brasil”, frisou.

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Os modelos da linha Daily também foram atualizados, ganharam uma cabine mais moderna, totalmente modificada e passaram a ser impulsionados por motores com 136 e 155cv de potência, aprovados para uso do diesel B5 e estão 5% mais econômicos e ganharam piloto automático. O diretor de engenharia da companhia, Renato Mastrobuono, destacou que o Daily é montado sobre chassi de caminhão e é oferecido em cinco versões de cabine simples e mais quatro de cabine dupla, nas opções de furgão (06 modelos com três alturas e três entre-eixos) e chassi-cabine.

CONSTELLATION 370 É ATRAÇÃO DA VOLKSWAGEN

O Volkswagen Constellation com motor mais potente, agora com 368cv, em três versões (19.370, 25.370 6X2 e 31.370 6X4) foi a principal novidade da Volkswagen. Segundo seu presidente, Antônio Roberto Cortês, 2007 é o melhor ano da história da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Vivemos um crescimento contínuo, desde o lançamento da fábrica, em novembro de 1996”, disse. Cortês acrescentou que a marca cresceu 31% nos primeiros nove meses de 2007 e que os novos modelos já estão com os pedidos esgotados até o final do ano das três versões do Constellation 370.

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A VWCO investiu R$ 10 bilhões nos últimos anos e cresceu rápido no segmento de veículos pesados. Hoje a unidade brasileira já não é mais a única no mundo a produzir caminhões da marca, pois já existem fábricas no México, África do Sul e uma linha de montagem na Colômbia. “O México é muito importante para VWCO e em 2008 chega ao país a linha Constellation média”, disse Cortês. Ele acrescentou que a empresa continuará prospectando todos os mercados mundiais, mas os países do hemisfério Norte não são o foco da empresa, e sim os países em desenvolvimento para colocar seus produtos. A empresa, que hoje conta com uma rede autorizada formada por 140 pontos no Brasil, expôs 16 produtos na Feira.

VOLVO DESTACA TECNOLOGIA DE SEGURANÇA

Dona de uma linha atualizada de caminhões, a Volvo apresentou um caminhão conceito com tudo que existe de mais avançado no mundo em termos de tecnologia de segurança ativa e passiva em um veículo de carga. O modelo escolhido pela marca foi um FH comemorativo aos 80 anos do Grupo Volvo . A lista de itens inclui air bags, freio ABS, e o Eletronic Stability Program (EBS) sistema de segurança ativo criado pela montadora para reduzir a possibilidade de derrapagem em pistas escorregadias e capotagem em curvas fechadas, que opera através do gerenciamento eletrônico dos discos de freio.

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Um sistema de monitoramento das faixas da rodovia que mantém o caminhão no centro da pista de rolamento também fez parte do pacote tecnológico do Volvo Série 80 Anos. Outro item é o Cruise Control Active, sistema de proximidade ativo definido com uma espécie de piloto automático inteligente que auxilia o motorista a manter uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente. ” Somos pioneiros em segurança quando se trata de veículos e alguns destes equipamentos já estarão disponíveis no Brasil num futuro próximo”, disse Tommy Svensson , presidente da Volvo do Brasil. O veículo estava equipado também com caixa de transmissão eletrônica I-Shift , faróis de Xenon e freio motor VEB com potência de 500cv.

Este ano, a Volvo está comemorando 30 anos de Brasil e dispõe de uma gama de caminhões para todo tipo de aplicação rodoviária, urbana e fora-de-estrada. Atualmente, a fábrica instalada em Curitiba/PR produz um caminhão a cada 15 minutos operando 24 horas em três turnos.

SCANIA: NOVAS CABINES E NOVIDADES NO MOTOR

Os caminhões Scania com cabine P – equipados com motores de 9 litros e cinco cilindros em linha com potências de 270 e 310cv – sofreram poucas mudanças, porém, os que tracionam os modelos com cabines das séries G e R passaram por uma reestruturação interna voltada para o conforto e bem estar do carreteiro. Com isso, os modelos se tornaram produtos de ponta do mercado brasileiro. Aliás, só foram lançadas na Europa uma semana depois do fim da Fenatran aqui no Brasil e introduzem um novo formato na linha Scania, no qual os caminhões não ficam desatualizados, principalmente porque deixam de ser tratados pelo conceito de séries, como antes ( a última foi a série 4) e passam a ser definidos como P, G e R, agora determinados pela cabine. Todas as cabines têm banco do motorista com regulagem a ar.

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Com a nova linha de caminhões, a Scania passa a oferecer quatro opções de motores (de 9, 11, 12 e 16 litros) e oito faixas de potências. A unidade de 11 litros gera 340cv a 2.300rpm, enquanto a versão de 12 litros oferece quatro potências: 380, 420, 440 e 470cv. De acordo com a Scania esta faixa representa mais da metade das vendas da marca, e assim como o de 11 litros atende a linha de caminhões. Este propulsor incorpora duas soluções inéditas no País. Uma delas é o sistema Turbocompound (turbocomposto), isto é, além do turbo convencional, um segundo turbo alivia o movimento dos pistões. De acordo com a engenharia da companhia, o sistema aproveita a energia dos gases do escapamento e é capaz de aumentar a potência do motor preservando o consumo. Celso Mendonça, responsável pela engenharia de vendas, faz questão de frisar que o Turbocomposto não tem nada a ver com o biturbo. A outra inovação é o sistema de injeção HPI, que possui um sistema único de alimentação para os injetores através de dois bancos atuadores que alimentam três cilindros cada um. A quantidade de combustível injetado e o avanço da ignição são controlados hidraulicamente usando o combustível como fluido hidráulico.

MERCEDES-BENZ ENFATIZA SEGMENTO FORA-DE-ESTRADA

O Actros 4144 8X4, importado da Alemanha para operar em canteiros de obras da construção civil e mineração, e o 2726 6X4, um modelo de cabine avançada da linha tradicional (não é Accelo, Atego e nem Axor), para operações como betoneira e basculante, construção civil, mineração e também para os segmentos canavieiro e madeireiro foram as novidades da Mercedes-Benz em termos de caminhões. Os dois modelos foram apresentados ao lado de outros 15 veículos produzidos pela montadora no País. A companhia levou para a Fenatran o tema de sua nova campanha de propaganda, cujo mote é “A sua excelência é o nosso negócio”, demonstrado por meio da exposição de caminhões e modelos Sprinter posicionados no estande.

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A montadora deu ênfase também para o pós-venda oferecido aos clientes da marca e o pacote de assistência técnica a eles oferecido. Uma das novidades nesta área está na linha Renov de produtos remanufaturados que atende motor e caixa de câmbio que contam com a aplicação de 100% de peças genuínas no processo de remanufatura. Outra novidade que a marca levou para a Feira é o Fleetboard, um sistema próprio de gerenciamento de frota pela Internet e que não atende como gerenciamento de risco, como é comum no Brasil. A empresa destacou também o contrato de manutenção de fábrica, que assegura cobertura nacional.

A questão do Biodiesel também esteve presente no estande da Mercedes-Benz, e mostrou aos transportadores e público em geral os resultados de estudos e testes da empresa nesta área, inclusive do B100, que dispensa totalmente a mistura com o produto derivado do petróleo. Peças de motores que rodaram em teste com o combustível ficaram em exposição para comprovar que o biodiesel é muito viável.

DISTRIBUIDORAS DE PETRÓLEO

A Petrobras destacou no evento o CTF BR, serviço destinado a veículos de empresas de transporte e logística, o qual serve para guardar informações como placa, número da frota, hodômetro e tipo de combustível. No momento do abastecimento os dados do veículo são checados eletronicamente, sendo que os gastos são debitados na conta da empresa no dia combinado com a petroleira.

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A Shell destacou o relançamento do Shell Formula Diesel e expôs o Shell Rimula, que segundo a empresa garante melhor proteção para veículos a diesel; o Shell Spirax, lubrificante especial para transmissões e eixos; Shell Retinax, graxa automotiva; e o caminhão da equipe de rally cross-country Salvini Racing. A empresa divulgou que após realizar testes recentemente, seu combustível premium comprovou que pode gerar uma economia de até 3% no consumo de diesel.

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A Ipiranga convidou clientes e revendedores, gerentes de vendas das áreas Sul (PR, SC e RS) e Sudeste (SP, MG, ES, RJ) e destacou o CTF e Frete Digital, serviço de gestão de frota que, segundo a empresa, permite segurança e economia. Além disso, a companhia salientou seu novo cartão Carbono Zero e explica que após abastecer o carro planta árvores para amenizar o gás carbônico da atmosfera, com melhorias para a qualidade do ar.

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MOTORES DIESEL

A MWM International destaca seu recente lançamento, o motor NGD 9.3E, que entre as principais características apontadas pela empresa estão a robustez, baixo consumo de combustível e avanços tecnológicos, e atende a norma brasileira Proconve P5, equivalente a européia Euro III. O NGD 9.3E, de seis cilindros, 24 válvulas, 367 cv a 2.000 rpm e torque máximo de 1.600Nm a 1.100-1.400 rpm, passou por testes de durabilidade de 16,5 mil horas em dinamômetro e 3,5 milhões de km em campo. Inicialmente, o propulsor irá equipar os novos caminhões extrapesados Volkswagen Constellation, nos modelos 19.370, 25.370 e 31.370. Outros produtos expostos foram os motores eletrônicos Acteon, de 4 e 6 cilindros, com faixa de potência de 150 cv à 310cv de potência a 2.200 rpm e o Sprint 4.08 TCE e o NGD 3.0 E.

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A Cummins aproveitou a Fenatran para apresentar um pacote de soluções que atende as limitações impostas pelo Conama P6 (equivalente ao Euro IV), prevista para 2009, composto pelo motor ISL, de 8,9 litros com 400 hp de potência, aliado ao sistema de controle de emissões SCR (Selective Catalytic Reduction); do turbo compressor, da Cummins Turbo Technologies; sistema de filtração, desenvolvido pela Cummins Filtration, e a bomba de alta pressão da Cummins Fuel System. Além disso, a Cummins Filtration apresentou a versão mais atualizada do seu sistema de filtração denominado “Filtro Amigável”.

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RASTREAMENTO E MONITORAMENTO

Para a Fenatran a OnixSat trouxe três novos rastreadores. São eles o OnixSpy®, com uma base imantada facilmente acoplada à carga que permite o rastreamento independente do rastreador instalado no caminhão; OnixSmart® GPRS, atua enquanto o motor encontra-se desligado, determina áreas “amigas ou inimigas” e oferece as chamadas cercas eletrônicas; o OnixSmart® Híbrido, que possui as mesmas funções do OnixSmart® GPRS mas opera por meio da tecnologia GSM/GPRS TIM, e um software para rastramento OnixSat Enterprise®, com mapa digitalizado de mais de 250 cidades da América do Sul, cercas eletrônicas, roteirização entre outras.

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A Autotrac lançou durante a feira o Autotrac Auto®, localizador e bloqueador de veículos indicado para transportadoras que trabalham com cargas de menor valor agregado e empresas que buscam um equipamento de redundância em veículos já rastreados; o SuperVisor® Telemetria, que através de um módulo específico desenvolvido no software Super Visor®, indicadores de RPM, velocidade e temperaturas podem ser lidos, registrados e gerenciados, o que permite a integração das informações para acompanhamento; o site Frotista Autotrac®, permite aos pequenos frotistas se comunicarem com seus motoristas e rastrear os veículos; e uma nova versão on-line do software SuperVisor®. As empresas Control Loc, Controlsat, Ituran, Sascar, Teletrin e muitas outras também estiveram no evento apresentando suas novidades e linhas de produtos para o mercado de rastreamento e monitoramento de frota.

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PNEUS

Para marcar sua primeira participação na feira, a Continental levou sua linha de pneus de carga para uso pesado e leve. Entre os destaques estavam o 445/45R19.5 HTL1, um Supersingle que, segundo a empresa, foi concebido dentro da proposta de se transportar mais a um custo menor, por abaixar o centro da gravidade da carga graças ao aro de 19.5 e o supersingle HDL1 495/45R22.5, específico para o eixo de tração. O pneu radial sem câmara HSR1, que integra a nova geração de pneus para tráfego regional da Continental e atende as exigências do transporte em distâncias médias e longas, foi outra atração do estande.

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A Michelin levou pra Fenatran as “Tecnologias de Durabilidade Michelin”, aplicada em toda a linha de pneus sem câmara para o transporte rodoviário e urbano de passageiros e carga, disponíveis no mercado brasileiro. Segundo a empresa, a tecnologia de durabilidade proporciona rendimento quilométrico de até 35% a mais. Outro destaque da Michelin foi o conceito de um conjunto único de pneu e roda que não leva ar e não fura. Trata-se do Michelin Tweel, solução de mobilidade que oferece uma alternativa ao problema da resistência dos pneus aos danos, nos segmentos de mineração e terraplanagem. A empresa também expôs os pneus da família E2+, de uso rodoviário; da família U3, de uso urbano, além da nova gama XFORCE, de uso misto.

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A Pirelli levou para a Feira novos produtos para o segmento de transporte, com destaque para o FR85 Vanguard, um pneu com banda de rodagem inteligente, que incorpora indicadores que permitem ao usuário controlar seu desgaste. Esta tecnologia ajuda na preservação da carcaça no início de sua utilização e no final da primeira vida. Criada para o FR85, a banda tem dois sulcos de 1,5mm de profundidade nas extremidades do pneu, que possibilitam que se detecte visualmente o desgaste e irregularidade na suspensão. Outras características do produto são o indicadores de resulcagem, localizados no fundo dos sulcos, e também o desenho dos blocos e sulcos que, na primeira vida formam um desenho tipo “zig zag”, conforme o desgaste. Estrutura de talão reforçada, com maior resistência mecânica e térmica, também faz parte do novo produto, cujas pesquisas para o desenvolvimento de seu lançamento vêm sendo realizadas pela Pirelli desde 2004.

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A Bandag, a Rede BTS e a Bridgestone apresentaram produtos e serviços para o gerenciamento de pneus. A Bandag demonstrou aos visitantes o funcionamento do software de gerenciamento de pneus como o Survey, que segundo a empresa proporcionou a redução de 30% no custo do pneu, apresentou a banda BDR-HT2, desenvolvida para eixos de tração e o catálogo eletrônico de bandas, disponível em seu site, com detalhes dos produtos, seus benefícios e aplicações. O BTS reforçou os serviços de borracharia, balanceamento e alinhamento de pneus, entre outros oferecidos nas 130 unidades e as condições de pagamento em até 12 vezes. Já a Bridgestone, que concluiu em junho de 2007 o processo de fusão com a Bandag, aproveitou para reforçar a marca e apresentar os produtos e serviços que têm como objetivo proporcionar os menores custos operacionais com pneus.

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A Drebor destacou durante a Fenatran seus novos desenhos para pneus radiais. Entre eles o DFE, para pisos não pavimentados nas mais severas condições; o DTC, com força atrativa em pisos pavimentados e não pavimentados, desenho com tacos transversais e ligações entre os blocos que reforçam a banda de rodagem; e o DZE1 indicada para eixos de tração, para pequenas e médias distâncias, baixo nível de ruído. A empresa reforçou também o seu sistema SPD – Sistema Pré-Moldado que utiliza bandas pré-moldadas com base fina e controle de temperatura, tempo e pressão, e visa a preservação do meio-ambiente.

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A Levorin aproveitou a sua participação na Fenatran para expor toda a sua linha de pneus para o segmento de transporte de carga, passageiro, fora-de-estrada, caminhões leves e veículos de passeio. A empresa lançou dois produtos: o LRE para o segmento de eixo livre e o LUR para aplicação no segmento de transporte urbano.

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A Marangoni destacou toda sua gama de produtos fora-de-estrada, cana-de-açúcar, entre outros e o sistema RingTread que utiliza anéis circulares contínuos e sem junta para o recapeamento e, segundo a empresa, permite que cada pneu recauchutado seja comparável a um pneu novo. A banda RingTread adere à superfície do pneu a ser recauchutado sem nenhuma tensão ou deformação no design do pneu. Os anéis são projetados com uma conformação estrutural a 360º, e sua textura interna, idêntica à da carcaça e com bordas laterais, garante perfeita harmonia na zona crítica do flanco.

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Há 15 anos no mercado, completados este ano, a Moreflex além de apresentar toda a sua linha de produtos destacou na feira a banda MTA desenvolvida especialmente para o segmento fora-de-estrada de média potência e máquinas similares em severas condições de trabalho. A preocupação com o meio ambiente também foi uma questão bastante abordada pela empresa, que redesenhou todos os processos produtivos com objetivo de gerar menos desperdícios de insumos, fazendo com que uma parcela significativa de resíduos seja devolvida à natureza.

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A Tipler mostra sua linha de bandas de rodagem e lança a RT30, destinada ao uso urbano e a RT75, específica para eixos de tração. A empresa destacou o STGP – Sistema Tipler de Gerenciamento de Pneus, um sofware já utilizado pelos frotistas para controle quilométrico, emissão de relatórios, estatísticas sobre pneus e recapagens, além de outras possibilidades, que ganhou a versão On Line. Assim, o usuário acessa o sistema de qualquer local e as informações são armazenadas em um banco de dados protegido contra a ação de vírus ou outros problemas técnicos que possam ocorrer no HD. Além disso, só o usuário poderá transitar pelos dados. A empresa também divulgou sua nova identidade visual, que incorporou o selo “Recapar é reciclar”.

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A Vipal apresenta na feira sua completa linha de produtos e destaca as bandas DV-RL, com ombros projetados para reduzir os efeitos do arraste lateral, baixa resistência ao rolamento; a VSET, testada no Rally dos Sertões em 2005, com poder de tração e resistente à penetração de objetos pontiagudos, e a nova VJ910, de aplicação off-road. Além desses e de outros produtos, a empresa divulga o lançamento do projeto de replantio de árvores “Sementes de Atitude” (www.atitudevipal.com.br). Durante a feira, os visitantes receberam um kit contendo vaso com substrato, semente e um número. Ao entrar no site e digitar o número, saberá a espécie de árvore que recebeu, como plantá-la e tratá-la.

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IMPLEMENTOS

A Rossetti Equipamentos Rodoviários, fabricante de tanques bitrem, semi-reboque e sobre chassis, além de semi-reboques furgão, furgão sobre chassis, e caçambas para os setores de mineração e construção pesada estava presente na mostra para expor seus produtos e atender clientes do setor. Lançou a caçamba cônica, que segundo a empresa, permite o escoamento mais rápido e seguro, diminuindo a aderência de carga transportada. A Noma, Mirassol Implementos, Rodo Línea, Pastre, Facchini, também estiveram presentes.

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A Guerra lançou o Bitren Tanque Fómula G, produto adaptado tecnicamente para o transporte de biodiesel por meio da colocação de válvulas e sistema de vedação especial. O equipamento pode transportar até 48 mil litros de gasolina, 47 mil litros de álcool e 45 mil litros de diesel, sendo que a quantidade de biodiesel vai depender da densidade do óleo a ser transportado. Os ganhos em capacidade de carga foram obtidos devido a caixa de carga estar instalada em posição rebaixada em relação ao chassi, que também confere mais estabilidade ao implemento.

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A Randon aproveitou para mostrar suas inovações em basculantes, tanques, graneleiros, canavieiros, frigoríficos, furgões e nas carrocerias sider e carga geral. Além desses produtos, expôs sua linha de siders junto com o lançamento do semi-reboque Mega Sider que, segundo a empresa, possui o maior vão livre do mercado (mais de 3m), além de novo sistema de fixação da coluna e de tensionamento horizontal da lona. A Randon Veículos também apresentou o caminhão RK 430M para aplicação em áreas de mineração, obras civis e construção pesada, com motor eletrônico Scania e transmissão automática Allison com freio retardador hidráulico integrado.

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AUTOPARTES

A Gaff estava presente no evento para atender clientes e mostrar sua linha de coxins e buchas de poliuretano, além de novas peças para as marcas Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen e para carretas, suspensões pneumáticas e mecânicas. A empresa divulga que seus produtos possuem resistência a agentes químicos, elasticidade, dupla aderência, superior esforço de carga e acabamento com bordas arredondadas.

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A Capanema aproveitou a Fenatran para apresentar seus dois recentes lançamentos para o mercado de autopeças: o Painel Slim instalado no lugar do CD e o Climatizador com painel néon azul, injetado com saídas de ar reforçada, bacia e base conjugada, tampa externa com lanternas e microprocessador com entrada para controle, timer, 10 velocidades e novo design.

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A Fras-le comemorou a conquista da Certificação ECE-R90 para mais sete referências de pastilhas pesadas, além de apresentar as novas pastilhas para a Ranger 4×4; a JOST apresentou resultados de parcerias com as montadoras, que gerou inúmeros produtos e outros em desenvolvimento, destinados a veículos comerciais como a quinta roda, suspensor pneumático de eixo, mesa estampada e engate esférico, dentre outras soluções. A Master mostrou parte de sua linha constituída pelo Freio S Came 15″ (montado na suspensão 6×2 da Suspensys), Freio S Came 16,5 x 8″ (montado na suspensão FS também da Suspensys), além do Freio a disco Quadraulic e o Freio a disco Elsa. Já a Suspensys expôs a suspensão 6×2 com suportes fundidos que tem como característica a transmissão das cargas entre eixos.

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Com 30 anos de atuação no mercado, no segmento de platô, discos e embreagens remanufaturadas para veículos pesados, a Platodiesel levou para a Fenatran seus produtos para ônibus e caminhão e também para a linha agrícola. Outro destaque da empresa na Feira foi a embreagem que produz, denominada Premium. Além de abastecer o mercado, os produtos da platodiesel equipam os caminhões da F-Truck.

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SISTEMA DE FREIO

Os destaques da Haldex na Fenatran foram os recém lançados freios TRS com sistema de controle de estabilidade, para uso em implementos rodoviários com suspensão pneumática, e a válvula relê emergência com cinco saídas. O grande diferencial, segundo técnicos da empresa, é incorporar a função de dupla retenção, funcionando ela mesma como uma válvula seletora que impede a dupla aplicação do freio na carreta. Outros produtos apresentados pela Haldex foram o painel para controle do suspensor do eixo espaçado; sistema Haldex TRS; ajustadores automáticos de freios AA1 e S-ABA; freio a disco ModulX e Twin.

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A SAF HOLLAND, por sua vez, além de oferecer aos visitantes a oportunidade de participar de uma corrida de Segways (veículos com um eixo e direção) em uma pista montada no próprio estande, a SAF HOLLAND expôs sua gama de produtos formada por eixo autodirecional, terceiro eixo, eixo com freio a tambor, eixo com freio a disco; quinta-roda, suspensão, engates, pino rei e aparelho de levantamento.


OUTROS

A Truck Center, empresa especializada na fabricação e comercialização de equipamento para balanceamento e geometria de rodas, montagem/desmontagem de pneus, acessórios e afins, mostrou aos visitantes da Fenatran parte de seus produtos, como alinhadores de direção, projetores com computador sem cabo, máquinas de montar e desmontar pneus com e sem câmara, balanceadores de coluna e máquina para desempeno de eixo a frio. Os demais produtos da Truck Center – que atua no mercado ao lado de empresas do ramo de pneus, montadoras e concessionárias de veículos, prestadoras de serviços do setor e transportadoras, no Brasil e na América Latina desde 1988 – foram demonstrados através de folhetos explicativos.

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A Hofmann do Brasil Ltda expõe equipamentos de alinhamento, balanceamento e de montagem de pneus, com destaque para família Geoligner, que funciona por rádio freqüência ou via cabo, e por ser computadorizado reduz a margem de erro humana em relação ao alinhamento. O sistema é operado por meio de um computador que contém uma base de dados com especificações do veículo e mostra os “valores” em vermelho que devem ser ajustados pelo mecânico. Após a correção passam para cor verde. O protocolo do produto gera um laudo de como estava e como ficou o alinhamento e por isso garante o serviço ao consumidor. “O caminhão bem alinhado economiza 10% de pneu e de 2% a 3% de combustível”, disse Paulo Fernando M. R.Viana, gerente de vendas da empresa.

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A Expresso Mirassol, que atua na área de transporte e logística nos principais portos do País fazendo a remoção de contêineres e carga solta para todo território nacional, foca durante a Fenatran sua participação nos 60 anos de atividades da empresa no Brasil.

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A Júlio Simões aproveitou a participação na feira para mostrar que além das operações logísticas em todo o Brasil a empresa oferece ao mercado uma gama de serviços e também promove a venda de equipamentos novos e seminovos por meio de três recentes negócios: a Lubiani Logística – tradicional operadora de cargas pesadas adquirida em junho; a Transrio – concessionária de caminhões do Rio de Janeiro, comprada em agosto, e a Júlio Simões Caminhões, Ônibus e Máquinas Seminovos, inaugurada em 2006.

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