Por João Geraldo

Vinte e seis anos depois da chegada do Cargo no Brasil e países da América do Sul, a Ford Caminhões está lançando uma nova cabine para o modelo, na faixa de 13 a 31 toneladas de PBT. Esperada há anos pelo mercado e prometida pela montadora na Fenatran de 2009, o novo produto da montadora incorpora linhas modernas e desenho robusto e simples, oferece excelente espaço interior e conforto, características que vão de encontro às expectativas dos transportadores que procuram produtos mais atualizados e eficientes.

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A instrumentação tem todas as informações necessárias ao motorista e conta com mais de 20 luzes de advertência com aviso sonoro e iluminação azulada

O trem de força recebeu pequenas modificações, manteve o mesmo chassi e motores Cummins de 4 e 6 cilindros, mas a caixa de câmbio Eaton do cavalo-mecânico – agora sob a denominação 1932 – passou a FTS, com 13 marchas totalmente sincronizadas e as dos demais modelos são família Eaton FS, com seis marchas sendo a primeira sincronizada. No total, a Ford está lançando 11 versões (Cargo 1317, 1517, 1717, 2622, 2628, 3132, 1722, 2422, 2428, 1932R e 1932). Os leves Cargo 712 e 815 terão de esperar um pouco mais para receber a nova cabine.

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Desenhada no centro de engenharia e design da Ford, em Camaçari/BA (um dos sete centros da montadora no mundo), a nova cabine procura passar a sensação de movimento do veículo mesmo quando parado. Conforme explicação do chefe de design da Ford América do Sul, João Marcos Ramos, a criatividade dos desenhistas partiu de um conceito fundamental, o de criar uma unidade totalmente nova, porém entendendo as necessidades dos frotistas e motoristas autônomos. “Sabemos que eles desejam um caminhão prático, funcional e com valor agregado do desenho. Além disso, buscamos manter a identidade do Cargo, que sempre se destacou pela área envidraçada”, explica. Fábio Sandrin, do departamento de design Ford América do Sul, acrescenta que o desenvolvimento da nova cabine é resultado de uma cooperação global, sempre com o foco em buscar um desenho simples, porém robusto e moderno e que fosse facilmente reconhecido na estrada. Ele destaca que o modelo carrega o maior oval (símbolo da marca) no mundo.

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Aspecto de modernidade e porta objetos distribuídos no interior da cabine também são características do novo Ford Cargo

A nova cabine oferece bem mais do que um desenho inovador, arredondado e com melhor aerodinâmica, é mais espaçosa e confortável para o motorista. Detalhes como a ausência de frisos e recortes nas laterais, abertura mais ampla das portas, degraus de acesso à cabine com piso vazado para evitar sujeira, e tomada de ar protegida, sob o capô, também merecem destaque. Itens como duas alças junto aos bancos para facilitar o acesso e saída da cabine e defletores de ar que ajudam a criar fluxo de ar nas laterais da cabine mantendo-as mais limpas, também não foram esquecidos.

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O painel envolve o motorista e passa a impressão de tratar-se de um carro de passeio, inclusive pela textura da superfície macia ao toque das mãos

O interior apresenta aspecto de modernidade. O painel envolve o motorista e passa a impressão de tratar-se de um carro de passeio, tanto pela textura da superfície macia ao toque, quanto pela instrumentação de fácil leitura, 26 luzes de advertência com aviso sonoro e iluminação azulada. A coluna de direção conta com ajuste pneumático, chave com código eletrônico antifurto e vidros elétricos de série também fazem parte do pacote, enquanto bancos com suspensão pneumática (com oito níveis de regulagem) e travas, retrovisores elétricos e sistema de ar-condicionado são opcionais.

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Os bancos ganharam desenhos ergonômicos, são revestidos com tecido de padrões modernos e a cama da versão leito tem 1,90m de comprimento e se posiciona sob um compartimento para acomodar malas, além de 12 porta-objetos distribuídos em pontos de fácil acesso. Luzes de leitura, tomadas de 12 e 24 volts, ponto de ar comprimido para limpeza e preparação para instalação de som, se acrescentam aos detalhes internos da nova cabine Cargo.

A suspensão reúne quatro conjuntos de amortecedores para que os ocupantes não sintam as oscilações da pista e o assoalho não tem abertura para a alavanca de trocas de marchas, solução que evita entrada de poeira e ajuda a reduzir os ruídos externos e o basculamento é hidráulico. Todos os novos modelos Cargo trazem embreagem mais robusta e acionamento da transmissão por cabo.

 

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O trabalho dos engenheiros se estendeu também ao campo de provas da Ford, em Tatuí/SP, onde cinco – dos 50 protótipos e mais de 100 unidades de pré-produção – rodaram mais de 450 mil quilômetros, incluindo também percursos em diversas regiões do País. Antonio de Lucca, chefe de programas de caminhões Ford América do Sul, acrescenta que a nova cabine recebeu isoladores acústicos e obteve redução de ruídos superior a 10% em relação ao Cargo antigo. Bastante animado com o novo produto, Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul, garante que a reação dos frotistas foi excelente ao conhecerem a novidade. Ainda de acordo com ele, a cabine-leito será disponibilizada para o cavalo-mecânico 4X2, 6X2 e versão chassi para 17 toneladas.

O projeto do novo Cargo consumiu três anos de trabalho e desenvolvimento e pesquisas junto a clientes. “Este é o principal lançamento do ano no segmento de veículos comerciais, e com a nova linha nossa previsão é crescer neste mercado. Passamos a oferecer cabine-leito, versão inédita na Ford, e nossos modelos ganharam mais competitividade e estão entre os mais modernos do mundo”, afirmou Oswaldo Jardim.

A marca encerrou 2010 com participação de 19% no continente sul-americano, sendo 23,9% no Brasil, 23% na Argentina, 6% no Chile e líder na Venezuela, com 38% da fatia do mercado. Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, ressalta o momento como um dos mais importantes para a montadora, lembrando tratar-se de uma marca pioneira na América do Sul.