Por João Geraldo

Lançado na Fenatran de 2011 para ser o mais pesado representante da família de caminhões Volkswagen, o Constellation 25.390 6X2 demonstra ter recebido um cuidado especial por parte da equipe responsável pelo desenvolvimento de produtos da MAN Latin America. Ao menos é a impressão que ficou após ter rodado com uma unidade disponibilizada pela fábrica atrelada a um semirreboque carga seca de três eixos lastreado no peso de balança. A constatação, em termos de desempenho do trem de força e de conforto para o motorista e acompanhante, é que se trata de um veículo com fortes atributos para disputar a preferência do transportador em sua faixa de mercado, a de extrapesados com motorização na faixa de 350 a 410cv de potência.

6874t
Apesar de ser um pouco mais curta para espaço à plataforma de carga, a cabine oferece ainda um bom espaço para a cama

Um fácil de ser percebido no veículo é a cabine leito mais curta, item apontado pela fábrica como um diferencial, pois possibilita o engate de implementos com até 15,18m de comprimento. A solução dada para que não houvesse perda de espaço interior para a cama de dois metros, incluiu uma dobra no colchão na parte posicionada atrás dos assentos, os quais – quando puxados para a frente permitem aproveitamento total da cama. Ainda em relação ao espaço interno, a cabine tem altura total de 2.000mm e de 1.850 mm na parte central.

Um dos argumentos de venda do modelo é o menor peso (835 quilos, segundo a fabricante) em relação aos concorrentes diretos e o consequente ganho em carga. A tara informada pela fábrica, de 8.380 quilos, se deve também ao motor Cummins ISL 390, de 9 litros. Trata-se de um engenho de última geração, que desenvolve 400cv de potência a 2.100rpm com torque máximo de 1.700 Nm em ampla faixa de rotações. O resultado, em operação, é a manutenção da velocidade em rampa por mais tempo e menor quantidade de trocas de marchas. Um dos segredos do motor – que tem o sistema de injeção commom rail – é o turbo de geometria variável (conhecido com GVT), que permite maior eficiência do motor em baixas e altas rotações.

6878t
Equipado com motor de 9 litros e 400cv de potência, o Constallation 25.390 6×2 é cerca de 850 quilos mais leve que seus concorrentes

O motor está acoplado a uma caixa de transmissão manual ZF 16S 1685TD (de 16 velocidades) com acionamento pelo sistema de cabo e o tradicional H sobreposto, com botão para facilitar a operação de trocas. O escalonamento de marchas bem dimensionado também facilita a condução e o curso da alavanca de trocas é curto, com engates suaves, uma exigência do mercado.

Esta caixa tem sistema integrado de arrefecimento e preparação elétrica e mecânica para tomada de força, podendo receber equipamento sem haver necessidade de alterações. O disco de embreagem tem 430mm de diâmetro, como os demais cavalos mecânicos extrapesados e com sistema servo assistido, que resulta em um pedal da embreagem bastante leve. O trem de força é formado ainda pelo eixo traseiro Méritor MS 23-185 – relação 3,40:1 sem redução nos cubos. O freio, a tambor, inclui ABS mais EBD (sistema de controle que distribui o peso do veículo durante a frenagem), mais filtro de remoção de água do sistema e freio motor no cabeçote com 325cv de potência a 2.400rpm.

6871t
Caixa manual de 16 velocidades conta com alavanca de troca de pequeno curso e acionamento feito pelo sistema de cabos
RELAÇÃO DE MARCHAS

Baixa

Alta
Relação
1L 1H 16,41 13,80
2L 2H 11,28 9,49
3L 3H 7,76 6,53
4L 4H 5,43 4,57
5L 5H 3,59 3,02
6L 6H 2,47 2,08
7L 7H 1,70 1,43
8L 8H 1,19 1,00
RL RH 15,36 12,92

Com entreeixos do cavalo-mecânico de 3.300mm mais 1.272mm, em operação o conjunto roda suave e em silêncio, graças a um pacote acústico trabalhado pela montadora e que garante muito pouco ruído interno com o veículo em movimento. O motor – e demais componentes do trem de força – formam um conjunto bem equilibrado que proporciona retomadas de velocidade rápidas, quando exigido. Como itens de série o veículo conta com regulagem elétrica dos retrovisores, acionamento elétrico dos vidros e portas, espelho auxiliar para manobras e ar-condicionado.

O Constellation 25.390 6X2 tem painel de instrumentos simples, e de fácil leitura, com computador de bordo integrado que mostra diversas informações do veículo e da operação. O volante de direção (com coluna ajustável) tem quatro raios, a partir de sua metade para baixo facilitando a visão dos marcadores do painel. O banco com suspensão pneumática, também essencial, disponibiliza várias opções de justes, e permite ao motorista encontrar a melhor posição ao seu porte físico. A tomada com saída de 12 volts é localizada no console central. Outros itens dentro da cabine são os vários porta-objetos, incluindo porta-garrafas e porta-copos.

6872t
Painel de instrumentos simples e de leitura fácil mostra informações do veículo transmitidas pelo complutador de bordo integrado

O veículo daí de fábrica com o para-choque na cor da cabine e dois tanques de combustível em alumínio, totalizando 615 litros de diesel (330 285) e tanque de ARLA com capacidade para 60 litros. A grade frontal tem tela de proteção do radiador contra insetos e a cabine tem grande ângulo de basculamento como os modernos cavalos mecânicos com cabine avançada.

O VW 25.390 está dimensionado para tracionar composições com PBTC até 53 toneladas, neste caso o semirreboque com três eixos distanciados (Vanderleia) de diferentes segmentos (carga seca, frigorífico, furgão, graneleiro, sider. Silo, tanque etc). O veículo sai de fábrica com sistema de monitoramento, rastreamento e telemetria Volksnet, com plataforma Ominilink, e seis meses de serviço gratuito. Oferece também garantia promocional de três anos para o trem de força.

6875t
O veículo sai de fábrica equipado com sistema de monitoramento, rastreamento e telemetria com serviço gratuito durante seis meses