Amigos leitores, nessa edição vamos falar sobre o Caster ou Ângulo de Caster, muitos já devem ter ouvido falar dessa especificação mas tem dúvidas a respeito.

O Ângulo de Caster é a inclinação do pino mestre para frente ou para trás no sentido longitudinal do veículo.

O Caster pode ser:

Positivo: quando a parte superior do pino mestre estiver inclinada para trás no sentido longitudinal do veículo;

Negativo: quando a parte superior do pino mestre estiver inclinada para a frente do veículo no sentido longitudinal;

Nulo ou Neutro: quando o pino mestre estiver na posição vertical em relação ao veículo.

Cada veículo sai de fábrica com uma especificação técnica de seu Ângulo de Caster e isso tem que ser verificado periodicamente, pois as condições de trabalho, estrada, sobrecarga, acidente, podem tirar as rodas fora da especificação correta determinada pelo fabricante do veículo.

As funções principais do Ângulo de Caster são as seguintes:

  • Proporcionar sentido direcional ao veículo, facilitando a manutenção da linha reta do veículo em movimento;
  • Fazer com que o volante retorne com facilidade à posição de linha reta.

O Ângulo de Caster é especificado pelo fabricante do veículo e poderá ter suas características alteradas por desgastes nos componentes da suspensão como pinos, buchas e terminais entre outros ou por causa de irregularidades nos feixes de molas.

Em veículos de carga a especificação do ângulo de caster normalmente é positiva ou seja, parte de cima dos pinos mestres inclinados para trás do veículo.

Os principais problemas causados pelo caster fora das especificações são:

  • Tendência do veículo puxar para um dos lados da pista quando as inclinações dos pinos mestres forem desiguais;
  • A dirigibilidade do veículo fica comprometida;
  • Instabilidade e menor eficiência durante as frenagens;
  • Vibrações e trepidações das rodas e comprometimento da dirigibilidade do veículo, desconforto, desgaste dos componentes da suspensão e nos pneus, reduzindo sua durabilidade.

Volto a insistir que um alinhador de veículos deve ter conhecimentos mínimos de medidas e geometria para fazer um trabalho profissional no alinhamento total de um veículo.

Bom trabalho e até o mês que vem.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão).

Dúvidas poderão ser tiradas pelo e-mail : [email protected]

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