Por João Geraldo

Apresentado no Salão Internacional de Transporte de Hannover/Alemanha, em setembro do ano passado – e eleito o Caminhão do Ano na Europa (Truck Of The Year) -, o Stralis Hi-Way está sendo lançado no Brasil como um produto diferenciado no segmento extrapesados. Conforme anuncia o fabricante, um veículo que traz de maneira bastante forte o conceito de que o caminhão é a “segunda casa do carreteiro”, e que está chegando também com a missão de reforçar e aumentar a participação da marca Iveco no segmento de caminhões extrapesados no mercado brasileiro, já que toda a atual família Stralis será mantida em produção.

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Os bancos do motorista e do passageiro, em couro, têm apoio de braços, vários ajustes e regulagem automática de altura entre outros itens de conforto

Christian Gonzalez, diretor de marketing da Iveco, diz que o Stralis Hi-Way tem itens específicos que o tornam um extrapesado diferenciado, o qual considera que a vida a bordo de um caminhão vai além da direção. Por conta disso, a cabine foi desenvolvida sob a ótica do motorista e, segundo ele, utilizando o que há de mais moderno para chegar a um espaço que satisfaça o profissional tanto nos momentos de trabalho quanto no de descanso. “A cabine do Hi-Way é um espaço que deve ser visto como um ambiente de trabalho acolhedor, e também um lugar onde o carreteiro possa relaxar quando não estiver dirigindo”, acrescenta o diretor de plataforma e desenvolvimento de produto, Marcello Motta.

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Os raios do volante acomodam diversas teclas de comando para que o motorista acesse várias funções sem tirar as mãos da direção

Disponível nas potências de 440cv, 480 e 560cv, recebeu alto investimento para ter uma aerodinâmica para proporcionar redução do consumo de combustível e também uma cabine mais silenciosa. De acordo com o pessoal da área técnica da Iveco, foram desenvolvidos estudos sobre os assentos afim de garantir conforto e a prevenção de doenças ocupacionais. Tanto o do motorista quanto o do passageiro (ambos revestidos em couro, de série) têm apoiadores de braços e regulagem automática de altura com memória, profundidade e inclinação, ajustes lombar e cinto de segurança integrado. O objetivo foi de projetar uma cabine perfeita para o maior número possível de perfis de motoristas. Para isso deixou os comandos mais ao alcance das mãos,

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O colchão mede 2,00m de comprimento por 0,80cm de largura não deforma e pode ser lavado. O beliche possui escada em alumínio e amortecedores

A cabine do Iveco Hi-Way é oferecida nas versões de teto alto (permite que uma pessoa com até 1,90m fique em pé sem encostar a cabeça no teto) e a teto médio. As duas são leito com 2,5 m de largura por 2,25 m de comprimento e piso semipleno. As cortinas laterais que dão fechamento e privacidade ao motorista são vista pelo lado de fora e claras pelo lado de dentro, sendo que a frontal pode ser aberta ou fechada por sistema elétrico. A cama, denominada pela empresa High- Comfort, mede 2,00m x 0,80, tem tecnologia viscoelástica (não deforma), é antimofo e pode ser lavada. O beliche é opcional e conta com par de amortecedores para facilitar seu manuseio e escada de alumínio que pode ser  completamente embutida para liberar espaço na cabine, a qual tem basculamento elétrico.

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Geladeira de 27 litros e caixa térmica, itens de série no Hi-Way, podem ser realocados embaixo da cama deixando mais espaço na cabine

O volante acomoda diversas teclas de comando para que o motorista não precise tirar a mão do volante enquanto dirige. Rádio com CD, leitor de MP3, entrada USB e função RDS, além de conector de diagnóstico com 16 pinos padronizados, tomadas elétricas de 12 volts para ligação de acessórios e tomada de ar comprimido também estão presentes no novo extrapesado da Iveco. O painel de instrumentos mostra informações do computador de bordo sobre a condução, média de consumo, tempo de funcionamento do motor, nível do ARLA32 e também dos níveis de pressão dos circuitos do freio, entre outros, como o “econômetro”, que aponta parâmetros, consumo instantâneo de combustível e pressão do turbo, para que o motorista dirija de modo mais eficiente.

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Motor Cursor de 13 litros tem cabeçote de alumínio e foi desenvolvido para a linha Hi-Way e é disponível em três diferentes potências

Outro destaque é o climatizador que pode ser acionado por controle remoto e que também mantém ar refrigerado e umedecido mesmo com o motor do caminhão desligado. Outro item de série é o ar-condicionado digital, com controle automático de temperatura e direcionamento do fluxo de ar por teclas, tanto para o motorista quanto para o acompanhante. A cabine conta com 25 espaços para guardar objetos e outros itens de uso pessoal e profissional, acomodados separadamente. Ainda na cabine o veículo sai de fábrica com geladeira de 27 litros e caixa térmica, ambos posicionados entre os bancos do motorista e do passageiro, mas podem ser realocados embaixo da cama. Diversos pontos de iluminação, luz de led para leitura.

O Iveco Hi-Way é equipado com motor Cursor 13 litros e nas três versões a potência máxima é alcançada a 1.900rpm e o torque máximo chega a 2.100Nm (na versão 440cv), 2.250Nm (na de 480cv) e 2.500Nm na versão de 560cv. De acordo com a engenharia da Iveco, este propulsor foi desenvolvido exclusivamente para as versões top e tem como destaque o cabeçote em alumínio (50% mais leve que aço fundido) e um filtro de óleo ultrafino e maior capacidade de reter impurezas. Este motor , com aftercooler, utiliza uma nova turbina VGT (Geometria Variável) com um anel deslizante que fecha e abre de acordo com a necessidade de entrada de ar na turbina, a qual substitui as já conhecidas aletas móveis do sistema de turbos de geometria variável.

Caixa de câmbio automatizada também é item de série na série Hi-Way. Trata-se da caixa Eurotronic de 16 velocidades. As versões com configuração de eixo 4X2 e 6X2 são equipadas com tanque de combustível duplo em alumínio com capacidade de 600 220 litros, já as 6X4 tem maior capacidade, chegando a 600 300 litros e a suspensão oferece opção para mecânica e pneumática e três medidas de entreeixos: 3.500, 3.200 e 3.000mm. “Com o Hi-Way, nossa expectativa é chegar a 15% de participação em 2014”, comenta Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco. Atualmente, a empresa tem 8% de participação no mercado brasileiro de caminhões. De acordo com ele, os novos produtos têm preços sugeridos de R$ 320 mil para a versão 4X2 e de R$ 395 mil para a mais potente
(560cv)

A Iveco investiu quase R$ 1 bilhão para lançar o veículo na Europa e cerca de R$ 100 milhões para adequar e produzir o veículo no Brasil. “O processo de tropicalização para o mercado brasileiro envolveu mais de 150 mil horas de trabalho, 34 caminhões em testes e mais de dois milhões e cem mil quilômetros de testes rodoviários. A ideia é que o Iveco Hi-Way seja a segunda casa e o escritório do motorista”, disse Cristiane Nunes, gerente de marketing do produto. Assim com os fabricantes de caminhões instalados no Brasil, o objetivo da Iveco com o novo produto é se fortalecer no segmento de extrapesados, o qual deverá encerrar 2013 em torno de 50 mil unidades comercializadas. “A chegada do Iveco Hi-Way ao mercado brasileiro reforça nosso compromisso de investir no País e produzirmos aqui tudo que temos de melhor e mais avançado no mundo”, disse Marco Mazzu presidente da Fiat Industrial Latin America .