Por: João Geraldo

Entre janeiro e setembro deste ano, a DAF emplacou 180 cavalos-mecânicos extrapesados e deve encerrar 2014 com cerca de 500 unidades produzidas.Trata-se de um resultado abaixo do esperado pelos executivos da empresa, porém, a fabricante de origem holandesa – e uma das grandes da Europa – que há um ano começou a montar os modelos XF105, nas  onfigurações 6X2 e 6X4 e duas opções de cabine, em sua fábrica instalada em Ponta Grossa/PR, demonstra através de seus produtos e ações que chegou para ficar e conquistar uma fatia do mercado brasileiro com seus produtos.

O presidente da montadora, Marco Davila, comentou sobre os resultados deste primeiro ano de operação da empresa no Brasil e citou que a realidade de 2014 foi diferente do esperado e reforçou a aposta da empresa no mercado brasileiro, lembrando que se considerarmos os resultados do mercado brasileiro de caminhões dos últimos 10 anos, o ano de 2014 está ainda entre os melhores em volume. “O mercado brasileiro de caminhões está entre os maiores do mundo. Para nós, da DAF, este é um ano de estabilidade, de aprendizado, e não esperamos mudanças em 2015”, acrescentou.

Com capacidade instalada para produzir até 10 mil caminhões por ano, a linha de montagem da empresa finaliza atualmente dois caminhões por dia
Os clientes estão gostando do caminhão, porque está se sobressaindo como um produto econômico e durável, afirma Marco Davila, presidente da DAF

A meta da empresa para 2015 é produzir e emplacar entre 900 e 1000 unidades no Brasil e conquistar algo em torno de 1% de participação. O volume é bem abaixo da capacidade da linha de montagem instalada em Ponta Grossa, para produzir 10 mil unidades ano. A DAF aposta também na esperada renovação da frota brasileira e nas obras de infraestrutura necessárias ao País como fatores para o crescimento das vendas de caminhões. O executivo reconhece que não se trata de um grande volume, mas reforça que a decisão da DAF é primar pela qualidade dos veículos e não pela quantidade e cita a meta de atingir 10% de participação até 2020.

Ele justifica que tem um bom caminhão e os clientes estão gostando porque está se mostrando um produto econômico e durável. Marco Davila acrescenta que os caminhões DAF produzidos no Brasil atendem à demanda atual, com tecnologia embarcada, conforto e padrões de qualidade necessários para ocupar espaço no mercado brasileiro, onde os clientes se mostram mais exigentes cada dia. Atualmente saem duas unidades XF 105 por dia da linha de montagem em Ponta Grossa. Os modelos são disponibilizados com motorizações de 410 e 460cv de potência, caixa de câmbio ZF automatizada e eixos Méritor (traseiro) e Dana (dianteiro). Uma versão com motor de 510cv e cabine maior (Super Space Cab) está prevista para entrar em produção em 2015, assim como a linha CF, formada por caminhões semipesados. Esta terá duas opções de cabine, duas opções de motorização e duas configurações de tração.

A DAF começou suas operações no Brasil disposta também a oferecer atendimento pós- enda da melhor qualidade, pois conhece o trabalho dos principais concorrentes que terá de enfrentar no mercado brasileiro. Aliás, são os mesmos com quem concorre no mercado europeu, como a Mercedes-Benz, MAN, Scania e Iveco, onde a marca detém 16% de participação. De acordo com Marco Davila, não adianta só pensar que tem o melhor produto, pois o que vale mesmo é a percepção do cliente. “Temos expectativa de que a DAF venha a ser reconhecida no Brasil como a marca mais econômica, com maior durabilidade e melhor rede. É uma missão desafiadora entrar em um mercado novo, mas estamos convictos de que podemos crescer”.

Com capacidade instalada para produzir até 10 mil caminhões por ano, a linha de montagem da empresa finaliza atualmente dois caminhões por dia
Com capacidade instalada para produzir até 10 mil caminhões por ano, a linha de montagem da empresa finaliza atualmente dois caminhões por dia

De acordo com Michael Kuester, diretor comercial da DAF Brasil, atualmente a empresa tem parceria fechada com 15 grupos investidores que assinaram contrato para abertura de 60 revendas em médio prazo, além de outros em negociação, e 20 concessionários em atividade. A previsão é abrir mais 20 e ter uma rede formada por 100 representantes exclusivos e com alto padrão de atendimento até 2019. Cada concessionário tem dois caminhões para os clientes testarem durante 15 dias. De acordo com o presidente da empresa, pesquisa realizada com os clientes que testaram os caminhões apontou que 94% deles se mostraram bastante satisfeitos e comprariam o veículo e 96% recomendariam a compra. A empresa já tem caminhões com mais de três milhões rodados em estradas brasileiras nas mãos de grandes transportadoras.

Entre as prioridades da DAF consta a disponibilidade do caminhão, isso significa manter o veículo parado o menor tempo possível. Para isso a marca conta com Centro de Distribuição, localizado em Ponta Grossa/PR e as vans de emergência “DAF Assistance” programa para prestar atendimento ao cliente onde ele estiver. O serviço funciona 24 horas a partir de uma chamada através do 0800 e partir daí é determinado qual a concessionária mais próxima para prestar a assistência ao veículo. Com tudo isso, a meta da empresa é atingir participação de 10% do mercado brasileiro de caminhões dentro de um período de até sete anos.

O próximo passo da empresa, segundo o presidente é o lançamento de novos produtos, os quais já se encontram rodando em testes com transportadores. De acordo com Marco Davila, a empresa já realiza estudos para a implantação de seu banco e consórcio e adianta que o mais provável será uma parceria com alguma organização financeira.

REDE E ATENDIMENTO

E mpresa do grupo norte-americano Paccar, classificado como um dos seis maiores do mundo no setor automotivo, a DAF tem seu projeto de ingresso e consolidação no mercado brasileiro de caminhões bem estruturado. A fábrica, de 270 mil metros quadrados de área construída – em terreno de 2,3 milhões de metros quadrados – recebeu investimento de 320 milhões de dólares, além de outros 200 milhões destinados à rede de concessionários e pós-vendas.

A primeira concessionária a ter a bandeira DAF no Brasil é a MacPonta Caminhões, no km 502 da rodovia BR-376, em Ponta Grossas/PR, sentido Curitiba. Resultado da parceria entre os empresários José Divalsir Gondanski, diretor da concessionária MacPonta Agro (John Deere), e José Álvaro Góes Filho, diretor do Grupo Madcompen, a unidade tem atuação em 225 municípios do Paraná.

A concessionária está instalada em terreno de 42 mil metros quadrados, dos quais são utilizados 25 mil metros, área ocupada pelo edifício principal, com show room e departamento de peças e oficina, refeitório, cozinha, sala de jogos, TV, banheiros e vestiários. O pátio inclui estacionamento de carretas, apartamentos e toda a infraestrutura necessária para prestar atendimento ao motorista e o caminhão. “Assim como os setores de peças e administrativo, a oficina também foi construída com previsão de crescimento do setor para pelo menos 10 anos”, disse José Álvaro Góes Filho.

O grupo está construindo outra concessionária DAF, em Marialva, também no Estado, em terreno de 20 mil metros quadrados, no km 188 da BR 376, sentido Maringá.

Responsável pelo pós-vendas, as concessionárias da marca recebem ferramental, peças e treinamento para que os caminhões fiquem o menor tempo parado em manutenção. Michael Kuester explica que a fábrica tem parceria com empresas de logística e conta com apoio de concessionários para garantir o tempo de entrega e a excelência na qualidade dos serviços de rotina ou de emergência. Ainda de acordo com o executivo, a disponibilidade de peças genuínas no Brasil é de 99%. O treinamento do pessoal da rede é feito através de parceria da DAF Academy com o Senai. Cursos de condução econômica, segurança e desempenho do caminhão também são disponibilizados, através de um programa de treinamento de motoristas.