Por João Geraldo
Fotos: Divulgação

Em janeiro de 2015, o número de caminhões licenciados caiu em relação a dezembro passado, sinalizando as expectativas do mercado de que não será um ano fácil. Assim como já ocorreu em 2014 quando foram licenciados 137.073, contra 154.549 em 2013. Porém, mesmo com previsõe negativas, a Volvo do Brasil comemora os resultados obtidos ano passado como o segundo melhor de sua história. Em números, a marca licenciou 19.732 unidades semipesadas e pesadas juntas, contra 20.731 no período anterior.Bernardo Fedalto, diretor de vendas de caminhões da companhia no Brasil, lembrou que somadas às unidades das duas categorias, a empresa encerrou 2014 com 21,30% de participação. O destaque no período ficou com o desempenho obtido com a linha semipesada VM, a qual atingiu 12,6% de participação, a maior desde o lançamento, em 2003.Em relação à expectativa de retração do mercado em 2015, a previsão de Fedalto é de mercado total de semipesados e pesados cerca de 20 mil unidades abaixo de 2014, ano em que foram licenciados mais de 92.500 caminhões das duas categorias juntas. “Mesmo assim, ainda é um mercado forte e com volume razoável, mas acreditamos que haverá recuperação a partir de 2016 e 2017”, comentou o diretor de vendas da Volvo.Ele acrescenta que os baixos resultados obtidos em janeiro e fevereiro deste ano são frutos de vendas realizadas no ano passado e também pelo fato de não haver definição da regra de financiamento até o início de fevereiro. “O ano começou dia 02 de março, após o Carnaval. Mas vamos verificar os números a partir do final de março e abril”, disse Fedalto, acrescentando que olhando apenas os números de emplacamento de caminhões a situação parece ser pior do que está de fato, lembrando que este ano os números serão inferiores, mas o mercado não vai parar.

Novo presidente

Claes Nilsson

Em seu primeiro contato com a imprensa no Brasil, o sueco Claes Nilsson, que assumiu a presidência do Grupo Volvo na América Latina este ano, disse que a Volvo espera recuperação do mercado já a partir do final de março e que não há planos de redução da produção e nem decisão de demissões. “A Volvo continuará investindo no mercado brasileiro, pois tudo aponta para o crescimento do mercado de caminhões e queremos fazer parte dessa expansão. Nilsson destacou ainda que a empresa vai dar continuidade à ampliação da rede no País, com a instalação de mais concessionários.“Atualmente, a população de caminhões Volvo em circulação no Brasil é três vezes maior do que 10 anos atrás e que essa frota precisa de rede”, disse o executivo. Ainda de acordo com ele, ao final de 2014 a rede contava com 92 casas e 1.998 boxes de serviço e 1.541 mecânicos.

“Para 2015, nossa previsão é de terminar o ano com 101 concessionárias e 2.266 boxes e 1.797 mecânicos”, detalhou. Já em relação à implantação de uma segunda marca de caminhões no País, Claes Nilsson foi enfático e disse que não há uma decisão sobre o assunto.