Fenômeno comum no Verão, as fortes pancadas de chuva podem comprometer a segurança nas estradas, e até surpreender o motorista com algum problema no caminhão por falta de manutenção preventiva. Especialistas alertam que neste período do ano é importante verificar com maior atenção os componentes do veículo incluídos nos itens de segurança.

Os pneus, por exemplo, devem ser balanceados e calibrados de acordo com as especificações do fabricante; as lanternas reguladas, amortecedores dentro do prazo de validade e suspensão regulada e alinhada. O correto aparelhamento dos pneus traseiros é outro detalhe importante para garantir a estabilidade em uma possível freada nos dias chuvosos. Além de verificar o estancamento e capacidade de frenagem das rodas.

No caso dos veículos articulados, a preocupação deve contemplar também os freios dos semirreboques, pois muitos motoristas fazem a manutenção apenas do sistema do cavalo-mecânico. Numa situação de emergência, em uma pista molhada, os freios devem estar em perfeito estado para garantir uma parada segura.

Ao dirigir na chuva, o motorista deve redobrar a atenção ao volante, reduzir a velocidade e aumentar a distância entre os demais veículos. Redobrar o cuidado em curvas e nas situações de frenagens também ajuda na segurança, assim como manter acesos os faróis baixos do caminhão. (DG)