Um dos fatores que contribuem para aumentar a eficiência quilométrica de um pneu é sua característica de ressulcabilidade, mas nem todos os pneus de carga o são. Os que possuem essa característica, têm em seu costado as palavras “Ressulcável” ou “ Regroovable”. Para se proceder a ressulcagem de um alguns fatores devem ser levados em conta tais fatores como estado geral da carcaça; piso por onde esse pneu trabalhou (porque nos casos de haver muito picotamento da banda de rodagem, a ressulcagem não é aconselhável); perfurações; agressividade à primeira cinta de aço e arrancamentos, em geral, de blocos do desenho.

Portanto, para reunir as condições para uma boa ressulcagem, um pneu tem de ter trabalhado em pisos de pouca agressividade e em serviços não off-road tais como em usinas de cana e mineradoras, por exemplo. Todo pneu possui uma sub-banda de rodagem abaixo dos seus sulcos e essa sub-banda varia conforme a marca do pneu.
O limite de ressulcagem pode ser de até 01 mm. Para isso deve-se medir o ponto mais desgastado da banda de rodagem e regular a lâmina do ressulcador a partir desse ponto, evitando assim atingir a primeira cinta do pneu. A ressulcagem pode acompanhar o desenho do pneu ou não. Se o mesmo for montado em eixos de reboques ou semirreboques, o desenho pode ser uma linha reta contínua, mas sempre respeitando o limite máximo da ressulcagem.

Prática já é comum em algumas empresas onde a agressividade à banda de rodagem é pequena, a ressulcagem é um fator de grande economia para um pneu, principalmente para frotas onde existem muitos pneus trabalhando. Importante saber que o serviço só deve ser executado por profissionais habilitados e com equipamentos confiáveis, para se preservar a carcaça para futuras reformas.

Bom trabalho e até o mês que vem.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]