Com objetivo de adquirir informações e conhecimentos sobre a atividade de dirigir, para desenvolver veículos mais seguros e contribuir para redução de acidentes nas estradas, a Volvo Car Corporation e o Grupo Volvo (ônibus e caminhões) lançaram um Centro de Pesquisa em Acidentes do Trânsito na China.

O diretor de segurança no trânsito do Grupo Volvo, P-O Boström, explica que é necessário conhecer melhor o tráfego chinês e sua crescente intensidade para garantir que os sistemas da empresa funcionem bem no país. Em 2003, o número de acidentes nas estradas chinesas chegou a 110.000 ocorrências e nos últimos anos houve uma redução para 100 mil. A meta principal da montadora é contribuir para a continuidade a essa tendência positiva.

A Volvo realiza pesquisas sobre acidentes de trânsito de seu centro em Gotemburgo, na Suécia, desde os anos 70 e tem operações nos Estados Unidos e na Tailândia. Neste período conseguiu construir uma base de dados, com informações detalhadas sobre quase 40 mil acidentes envolvendo mais de 50 mil vítimas. Saber o que acontece com o veículo e seus ocupantes durante uma colisão tem sido importante para o desenvolvimento de produtos, e criação de sistemas que ajudam na prevenção de acidentes, conforme explica Ingrid Skogsmo, diretora do Centro de Segurança da Volvo Cars. Muitos dos sistemas de segurança incorporados aos automóveis de passeio, caminhões e ônibus da marca, como o volante deformável e o cinto de segurança de três pontos, surgiram através do estudo de acidentes reais(DG).