Por João Geraldo
Fotos Divulgação

A MAN Latin America iniciou uma ampla campanha interna de otimismo e retomada do crescimento dos seus negócios. A ação, denominada pela empresa de “Vire a chave”, teve início entre colaboradores, rede de concessionários e importadores e marca uma nova fase da companhia, que este ano completa 35 anos de existência e 20 de inauguração de sua fábrica em Resende/RJ, onde produz caminhões das marcas Volkswagen e MAN e a família Volksbus.

“Queremos virar a chave para retomar o crescimento” disse Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, ao classificar o momento vivido pela indústria de caminhões e ônibus como a pior crise das últimas décadas. O executivo disse que entre 2012 e 2015, as vendas da empresa encolheram de 45.368 unidades para 26.313 e acrescentou que no mesmo período o preço do aço aumentou 40%, o de peças e componentes 30% e de 140% os dos componentes importados.

Entre as medidas adotadas pela empresa constam a redução de turnos e de jornada de trabalho, além de suspensão temporária de contratos de trabalho e de salários em 10% entre diversas outras ações que fizeram parte do pacote de ajustes para atravessar o atual momento. “Já o preço médio dos caminhões caiu 6% no período e hoje a defasagem de custo é de 20% e leva todo o setor a grandes prejuízos”, afirmou.

Lote de caminhões MAN para os setores madeireiro e canavieiro, com alterações específicas para as aplicações são conquistas creditadas à nova fase da empresa
Lote de caminhões MAN para os setores madeireiro e canavieiro, com alterações específicas para as aplicações são conquistas creditadas à nova fase da empresa

De acordo com Cortes, a fábrica foi redimensionada para a realidade do mercado e toda a organização reestruturada para o novo nível de negócio. “Vamos priorizar áreas de produto e engenharia com o foco naquilo que o cliente quer”, disse acrescentando que a empresa entrou na nova era com uma geração de funcionários mais jovens, novas tecnologias e com planos de participar de segmentos onde a MAN Latin America ainda não concorre e também de novos mercados para os produtos da empresa.

Construído dentro da fábrica da montadora, em Resende/RJ, o campo de provas da MAN é o maior do Grupo Volkswagen na América do Sul para veículos comerciais
Construído dentro da fábrica da montadora, em Resende/RJ, o campo de provas da MAN é o maior do Grupo Volkswagen na América do Sul para veículos comerciais

Os resultados da ação “Vire a chave” começaram a surgir no mês de abril com a venda de 300 caminhões para empresas do Brasil, além de outras 420 unidades para o México, vendas para Angola e instalação de base de produção na Nigéria. “Estamos nos estruturando para o futuro respaldados pela Matriz”, disse Roberto Cortes. Ainda de acordo com ele, todas as medidas tomadas são para assegurar o futuro e a expectativa é que a MAN Latin America ajude o Grupo Volkswagen a sair do terceiro lugar no mundo.

Estamos nos estruturando para o futuro respaldados pela matriz, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America
Estamos nos estruturando para o futuro respaldados pela matriz, afirmou Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America

Do investimento de 1 bilhão de reais (para o período de 2012 – 2017) no País R$ 400 milhões estão sendo redirecionados ao desenvolvimento de produtos para novos segmentos e outras ações, como a primeira pista de testes de rodagem do Grupo Volkswagen na América Latina. Construído dentro da fábrica de Resende, e previsto para ser inaugurado ainda este ano, no complexo – que conta com vários ambientes para diferentes testes – vai possibilitar a certificação e validação de trem de força, sistema de freio e direção, suspensão e chassi de ônibus e caminhões.

A empresa está concluindo também a construção de um novo laboratório de testes de motores, com dinamômetro de última geração. O objetivo do investimento é a homologação de novas potências e torques, além de possibilitar projetos de novas motorizações no Brasil. A previsão de instalação do laboratório é para o segundo semestre deste ano e vai reduzir em até 50% o tempo e os custos para o desenvolvimento de novos projetos ou modificações de motores.

Outra frente da empresa é o centro de treinamento para a qualificação da rede de concessionários e clientes. Localizado em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o espaço terá, quando concluído, mais de 5 mil metros quadrados de área construída para capacitações técnicas, comerciais e administrativas.

Sua inauguração, informa a empresa, se dará por fases e quando estiver finalizado será um dos maiores do País, com mais de 10 salas técnicas com capacidade para receber veículos pesados. No local haverá também biblioteca e ferramentaria, auditório e espaço para estudo de veículos em desenvolvimento.

Novo centro de treinamento tem estrutura para capacitação técnica, comercial e administrativa, em espaço com mais de cinco mil metros quadrados de área construída
Novo centro de treinamento tem estrutura para capacitação técnica, comercial e administrativa, em espaço com mais de cinco mil metros quadrados de área construída