Por João Geraldo

Depois de superar as 15 mil unidades vendidas do modelo VM, disponibilizado com motorizações de 210, 260 e 310 cv de potência, a Volvo acaba de apresentar ao mercado uma série especial da família de semipesados, o VM Eco Experience 6X2, veículo que procura chamar atenção sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Para fazer jus ao nome que recebeu e a cor metálica que ostenta na cabine, suas características sugerem também respeito à natureza durante a operação, na forma de economia de combustível. Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil, adiantou que o tema é um dos valores essenciais da companhia, assim como a segurança e a qualidade disponibilizadas pelos veículos da marca.

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Combinação do motor, caixa de câmbio com nove marchas e eixo traseiro de simples velocidade, além da cor verde metálica, são algumas das características da série especial

A série verde da Volvo traz como uma de suas propostas a economia de combustível, e esta característica foi obtida através de uma combinação de motor, caixa de câmbio e eixo traseiro de simples velocidade. Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM, acrescenta que a série ressalta o cuidado e experiência da companhia com o meio ambiente na produção e manutenção dos seus veículos. “Hoje, o combustível chega a representar mais de 40% nos custos do transportador e um caminhão 10% mais econômico deixa de emitir cerca de oito toneladas de CO2 quando comparado a outro da mesma categoria. A economia representa 27 árvores absorvendo dióxido de carbono”, explica. De acordo com ele, o veículo roda a média (arredondada) de quatro quilômetros com um litro de diesel.

O Volvo VM Eco é equipado com motor de 260hp, caixa de câmbio de 9 velocidades e diferencial de redução única. Serafim explica que o eixo traseiro é disponível nas relações 4:13 e outra longa, 3:78, para o veículo que roda maior parte do tempo em terrenos com topografia pouco acidentada. Outra informação é que a configuração de eixos 6X2 representa 80% do mercado de semipesados, com destaque para o uso de carroçaria carga seca e baú, que equipam entre 60% e 70% das unidades comercializadas.

A previsão de produção e vendas do Volvo VM Eco é de pouco acima de 200 unidades, ao preço em torno de R$ 200 mil cada uma. É provável que em breve outras versões da família VM venham a receber o mesmo pacote, ou parte dele, como itens normais de série, principalmente o trem de força. Outras características da série especial são espelho (direito) em ângulo aberto com desembaçador, espelho meio-fio, parassol externo, trava elétrica de portas, farol de neblina e climatizador. Suspensão a ar e tanque de combustível de 420 litros, com opção para outro de 280 litros, entre outros itens, fazem parte do pacote.

Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil, explica que a política ambiental da Volvo é aplicada em todos os países onde a marca tem presença. “Trata-se de um esforço global centrado em dois grandes desafios. Um deles é reduzir o impacto ambiental durante o processo produtivo de veículos e também o impacto causado pelos produtos”, enfatiza. Serafim complementa dizendo que a Volvo procura usar materiais recicláveis na construção de seus veículos, chegando ao índice de 90%. “Os fornecedores da companhia em todo o mundo têm ISO 14000 e investe no melhor ambiente de trabalho para o motorista, para que ele tenha menor desgaste físico na operação do veículo”, complementa. A referida ISO estabelece uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas.

A Volvo promove em todo o mundo vários programas para reduzir o impacto ambiental durante seu processo produtivo. Atualmente, esta companhia está instituindo três fábricas neutras de emissões dióxido de carbono na Europa. Duas delas estão na Suécia, onde fica a sede mundial do Grupo, e outra na Bélgica. Carlos Morasssutti, diretor de recursos humanos e assuntos corporativos, da unidade de Curitiba/PR, explica que serão as primeiras fábricas limpas do setor automotivo do mundo