Por João Geraldo

Durante os primeiros 15 dias de janeiro, os pilotos e caminhões que participaram do Rally Dakar tiveram a resistência e robustez colocadas à prova no maior desafio off-road do mundo. No dia 1º de janeiro em Mar Del Prata (Argentina), os veículos seguiram para o Chile e depois Peru, num percurso total de nove mil quilômetros (dos quais cerca de 4.200 válidos pela competição). O objetivo de cada equipe é concluir os trechos e seus obstáculos naturais encontrados em desertos e outros terrenos fora de estrada que testam a resistência tanto humana quanto mecânica dos veículos.

5922t
Caminhão da equipe Petrobras Lubrax, pilotado por André Azevedo, terminou o Rally na oitava posição

O Dakar deste ano teve como vencedor na categoria dos pesados a Iveco com caminhões nas duas primeiras posições, além de um terceiro veículo da marca em sexto lugar, entre os 16 que completaram o trajeto. O Iveco vencedor da edição 2012 do Rally Dakar, da equipe Petronas Rooy Iveco, é um modelo Power Star e teve como piloto o holandês Gerard De Rooy. Produzido na Austrália. O Power Star é um caminhão com cabine convencional e conta com algumas unidades em operação no Brasil trazidas por importadores independentes. O modelo ficou conhecido entre os carreteiros brasileiros como “Lord Vader” devido ao design robusto e imponente.

Para completar a comemoração da montadora, a segunda posição ficou também com outro modelo da marca, um Iveco Trakker Evolution 2 modelo que já é produzido no Brasil para trabalho em áreas fora de estrada, setor canavieiro e madeireiro, entre outras operações que exija aplicação de veículo construído com a concepção off-road.

5925t
Trakker da equipe Petronas de Rooy chegou em segundo lugar e completou a dobradinha da marca Iveco

Entre as características técnicas dos caminhões que, após adaptados para uso em condições extremas venceram o Rally, um dos destaques é o motor FPT Cursor 13 com 900cv de potência. “Vencer o Rally Dakar e classificar três caminhões nas primeira seis posições é um sucesso extraordinário, que mostra a eficiência, força e segurança dos modelos Trakker e Power Star”, comentou o CEO da Iveco, Alfredo Altavilla.

O Brasil esteve mais um vez representado na categoria dos pesados pela equipe Petrobras Lubrax, formada pelo piloto André Azevedo, o navegador Maykel Justo e o mecânico tcheco Jaromir Martinec. O time, já veterano na competição, concluiu a prova na oitava posição a bordo de um caminhão Tatra, fabricado na República Tcheca.