Por Daniela Giopato

Com o propósito de reduzir o número de acidentes, elevar a qualidade de vida e profissional e também melhorar a colocação no mercado de trabalhadores do setor de transportes e de seus familiares, o Sest Senat deu início em fevereiro ao Ciclo de Palestras. O projeto surgiu dos Programas de Educação Profissional e de Educação Social e para a Saúde, onde são promovidas palestras nas unidades da entidade desde 2004.

O Sest Senat está confiante de que este tipo de atividade é uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento e de capacitação, principalmente para os motoristas autônomos, já que para obter e assimilar as informações não haverá necessidade de grande disponibilidade de tempo – principal fator que os impedem de se atualizar. Além disso, a participação desses profissionais nas palestras é importante, pois pelas características de sua atividade o carreteiro se tornou um agente multiplicador dos conhecimentos adquiridos e, consequentemente, aplica as novas práticas no ambiente de convívio profissional e familiar.

Cada unidade do Sest/Senat terá o seu próprio calendário, porém, os assuntos abordados serão comuns a todas. Os temas das palestras do primeiro semestre são Alimentação Saudável e Obesidade, Etiqueta Profissional, Qualidade no Transporte Urbano e Direção Defensiva. Além da orientação de especialistas, os participantes receberão cartilhas com o conteúdo ministrado e assistirão a um vídeo complementar.

Todas os assuntos apresentados têm por objetivo melhorar a qualidade de vida e o desempenho profissional dos trabalhadores. A palestra Direção Defensiva, por exemplo, tem como objetivo contribuir para diminuir as mortes e acidentes nas ruas e rodovias do País, através de alertas aos motoristas para reforçarem a responsabilidade no trânsito para a sua segurança pessoal, dos outros condutores e pedestres. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um milhão de pessoas morre a cada ano no mundo em desastres de trânsito. No Brasil, esse número chega a 35 mil por ano. A maioria desses acidentes poderiam ser evitados, já que foram causados por uso de bebidas alcoólicas ou imprudência do motorista.

Durante a apresentação do conteúdo Alimentação Saudável e Obesidade, fatores como alimentação equilibrada e não gordurosas, a importância do exercício físico regular e a necessidade de atacar a obesidade com uma dieta correta e acompanhamento médico serão destacados. A cartilha sobre o assunto traz a fórmula do Índice de Massa Corporal (IMC), para que a pessoa possa saber se está magra demais ou com sobrepeso e assim tomar uma atitude.

Dicas sobre elaboração do currículo, apresentação pessoal, postura na hora da entrevista, uso correto da internet, de e-mails corporativos e do telefone no trabalho, cuidados com a imagem pessoal e com a forma de relacionamento com os outros funcionários serão abordados durante a Etiqueta Profissional.

Já as palestras do segundo semestre, que serão ministradas a partir de julho, irão abordar os desafios na educação dos filhos, saúde ocupacional, novas tecnologias no setor de transportes e educação no trânsito. A expectativa de público, segundo o Sest Senat, para os temas de educação social do primeiro semestre é de 125.000 pessoas. Para os assuntos relacionados à qualificação profissional, focados para o público do setor de transporte, a estimativa é de capacitar 32.500 pessoas.

Os interessados em participar do Ciclo de Palestras devem procurar qualquer uma das 126 unidades da entidade, espalhadas por todo o Brasil e se informar das datas e horários previstos para as palestras ou ainda pela central de relacionamento através do 0800 7282891. De acordo com informações do Sest Senat, os motoristas autônomos poderão encontrar mais disponibilidade de horário no PATE- Posto de Atendimento ao Trabalhador de Transporte na Estrada.