Por João Geraldo

Velho conhecido dos profissionais do setor do transporte rodoviário de cargas, o pneu com câmara na dimensão 11.00R22 volta a ganhar destaque na estratégia de vendas de dois fabricantes instalados no Brasil. Coincidência ou não, o fato que numa mesma semana, no final de agosto, Michelin e Continental comunicaram à Imprensa seus respectivos lançamentos na tradicional medida, o XZE2 , da empresa de origem francesa, e o HSR1, da fabricante alemã, que também já produz pneus para caminhões e ônibus no Brasil. O público alvo para os novos produtos – que ressurgem com maior tecnologia – são os transportadores que enfrentam todo tipo de rota e terrenos e que precisam de um pneu mais robusto, resistente, e que ofereça maior rendimento quilométrico.

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Maria Luiza de Carvalho, diretora de marketing de pneus de carga para a Michelin América Latina, explica que embora o radial sem câmara tenha maior participação no mercado, equipando mais de 90% dos veículos que saem de fábrica, existe ainda uma boa parcela de caminhões e ônibus em operação, com idades entre 10 e 15 anos, usando pneu sem câmara. Ela destaca que este produto é mais direcionado ao motorista autônomo, dono de 55% da frota de caminhões do País, segundo dados do Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga, o RNTRC. Números da Anip – Associação que congrega os fabricantes de pneus -, mostram que 43% do mercado ainda utilizam pneus com câmara.

Outros pontos destacados pela diretora de marketing da Michelin são a garantia gratuita contra danos acidentais na primeira vida (furos, quebra de carcaça ou bolha no flanco por impacto, por exemplo) e a oferta do sistema de reforma Refill para o XZE2 ao final da primeira vida, nas esculturas para eixos de tração e todas as demais posições. “Nosso objetivo é oferecer menor custo por quilômetro, com maior rendimento, carcaça reforçada e a garantia de fabricação. É a primeira vez que vemos no mercado garantia para pneu de carga”, conclui.

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Renato Martins, coordenador de desenvolvimento produto para veículos comerciais, da Continental, também cita a frota de caminhões que ainda utiliza este tipo de pneu. Ele destaca que a radialização está tomando conta do mercado, mas ainda existe muito espaço no Brasil para pneu com câmara, inclusive entre empresas de transporte, ao contrário dos mercados da Europa e dos Estados Unidos. “A medida 11.00R22 é uma das cinco principais para pneus de caminhão e ônibus. Antes a Continental tinha de importar este produto da República Tcheca, mas ele foi completamente adaptado às condições da malha rodoviária brasileira e passou a ser produzido na fábrica da Bahia, exclusivamente para o mercado brasileiro”, explica. Apesar de a medida 11.00R22 existir há muitos anos, os produtos que estão chegando ao mercado carregam alta dose de tecnologia para proporcionarem os melhores resultados possíveis para os transportadores. Paulino Padilha, gerente de marketing pneus e ônibus e caminhão da Michelin, explica que a nova escultura do XZE2 é construída com composto de borracha de alta performance, e os ombros maciços e contínuos resultam em melhor forma de desgaste e alto rendimento quilométrico na primeira vida. “O pneu recebeu uma nova lona de proteção de nylon ao redor do talão – área de apoio do pneu ao aro da roda -, que proporciona uma carcaça mais resistente nesta região e garante maior resistência às agressões originadas pelo grande aquecimento ou por eventuais variações de pressão sofridas pelo pneu”, detalha. O valor anunciado para o produto no Estado de São Paulo é de R$ 1.300,00.

As vantagens destacadas no novo produto da Continental começam pelos sulcos mais profundos e maior largura da banda de rodagem. De acordo com Renato Martins, combinadas elas permitem que se obtenha maior rendimento quilométrico. A movimentação de cargas em longas e médias distâncias é um desafio para os transportadores, que entre diversas pressões e prazos de entrega têm ainda a necessidade de reduzir custos”, diz. Ele acrescenta que o composto especial empregado no processo de fabricação do HSR1 com câmara foi desenvolvido para um desempenho superior nas mais diversas condições de piso e clima. Os produtos de ambas as marcas têm tecnologia que garante maior segurança em qualquer condição de rodagem e banda de rodagem com dispositivos para reduzir a retenção de pedras.