Apesar de oferecerem garantia e preços  até 40% menores que peças novas,  componentes remanufaturados como turbina, freio a disco, embreagens, e outros itens do caminhão, ainda são muitas vezes confundidos com recondicionados e não raramente acabam sendo evitados pelos motoristas

Por Daniela Giopato 

1 Knorr Bremse Processo de Remanufatura Passo 1 Recebimento.JPG

Há anos, o mercado disponibiliza produtos remanufaturados como uma alternativa segura para o motorista economizar. A lista de vantagem para o consumidor que opta por esse tipo de peça na hora de fazer a manutenção do seu caminhão é extensa. Entre os ganhos, pode ser apontada a segurança – pois a peça usada é totalmente reconstituída pelo fabricante original que detém a tecnologia de produção, bem como certifica com procedência de originalidade e garantia – e a economia, por ter preço reduzido em até 40% se comparada ao uso de uma peça nova .

2 Knorr Bremse Processo de Remanufatura Passo 2 Desmontagem.JPG

Apesar dos benefícios trazidos  pela remanufatura, muitos motoristas ainda convivem com dúvidas se realmente existem vantagens em usar peças remanufaturadas, principalmente quando o assunto é durabilidade. Muitos ainda acreditam que o menor custo seja o principal benefício. O autônomo Maicon Kruger, 36 anos e 15 de profissão, de Joinville/SC, por exemplo, conta que já utilizou embreagem remanufaturada em seu caminhão a acha que compensa bastante.

MAICON2
O custo benefício da peça remanufaturada compensa muito, afirmou Maicon Kruger, ao comentar que a embreagem, por exemplo, custa metade de uma peça nova

3 Knorr Bremse Processo de Remanufatura Passo 3 Avaliação dos Componentes Reutilizados.JPG

Ele disse que uma embreagem nova para o seu caminhão está custando cerca de R$ 3 mil reais, mas ele consegue comprar uma remanufaturada por R$ 1.300,00. “É uma diferença bem grande. A durabilidade não é a mesma, mas na minha opinião, mesmo assim vale a pena”, destacou. Maicon, que trabalha com terraplanagem, disse ainda que algumas peças remanufaturadas são de melhor qualidade quando comparada a peças novas importadas disponíveis atualmente no mercado.

4 Knorr Bremse Processo de Remanufatura Passo 4 Lavagem.JPG
Dentro do fabricante o componente é desmontado, inspecionado e todas as suas características genuinas são restauradas antes de retornar para o mercado

Para o também catarinense André Ricardo Alves, de Joinville, 38 anos e 11 de profissão, atuando na área de mudanças e fretes na rota São Paulo a Sul do País, adquirir peças remanufaturadas tem prós e contras. O principal fator, afirmou, é a durabilidade. “Na minha opinião, as embreagens remanufaturadas são bastante confiáveis, porém, outros itens deixam a desejar quanto ao tempo de uso, como é o caso da suspensão”, explicou. No entanto, Alves admitiu que na maioria das vezes que precisa fazer troca de algum componente opta por peças novas. “Procuro fazer averiguação a cada seis meses e se tiver algo de errado já faço a manutenção”, concluiu.

ANDRE 2
Na opinião de André Ricardo Alves, peças remanufaturadas são confiáveis, mas algumas deixam a desejar. Por isso ele disse que opta sempre pelo produto novo

Para Ilário Panis, 52 de idade e 27 de profissão, São Borja/RS, na rota Mercosul, o ideal seria comprar peças novas, mas como o lucro está baixo é importante buscar soluções para diminuir o custo. Ele destaca que as peças remanufaturadas são uma boa opção por conta de maior durabilidade e acrescenta que são diferentes das recondicionadas, que apesar do preço baixo não têm muita qualidade”, opinou.

ILARIO
O ideal é comprar componente novo, mas como o lucro do frete está baixo a peça remanufaturada é uma boa opção para diminuir custos, reconheceu Ilário Panis

No entanto, Panis acredita que o consumidor ainda tem certa dificuldade para diferenciar o produto recondicionado do remanufaturado. “Existem muitos locais que vendem a recondicionada como remanufaturada e só se descobre quando a peça dá problema. Deveria existir alguma identificação visual para evitar fraudes”, destacou.

ANRAP CicloReman Alta Resolução
Ciclo da peça da fabricação, uso, remanufatura e retorno ao mercado

Wagner de Almeida, 40 anos de idade e 17 de profissão, Lajeado/RS, transporta lata vazia e faz a rota Sul, já atuou no Nordeste e também Rio de Janeiro,  tem opinião de que componentes remanufaturados são uma boa opção no momento da troca, sendo a economia o principal fator. “O preço é bem mais baixo e mesmo que a durabilidade seja diferente da peça original vale a pena ”, avaliou.

WAGNER
A durabilidade da peça remanufaturada não é a mesma de uma peça original, mas a diferença de preço compensa na hora da substituição, disse Wagner de Almeida

Ao contrário dos colegas, o autônomo Amauri Neto, 56 anos de idade e 30 de profissão, de Gaspar/SC, disse que sempre que precisa substitui as peças do seu caminhão por remanufaturadas. “O primeiro passo é verificar o preço de uma nova para se ter um comparativo. E, na maioria das vezes, compensa mais optar pela remanufaturada”, afirmou.  Disse que utiliza embreagem remanufaturada e nunca notou qualquer diferença em relação à original.

IMG 3368 2
O autônomo Amauri Neto afirmou que costuma verificar o preço da peça nova e após a comparação dos preços acaba sempre optando pela remanufaturada

“A peça remanufaturada é reformada pelo fabricante e tem mais qualidade e garantia, pois passa pelos mesmos critérios de avaliação de desgaste de uma nova. Portanto, se tiver algum defeito o fabricante irá descartar. Por isso o custo benefício é bom. Já usei peça recondicionada, que comprei por conta do valor, mas não aconselho. No final das contas durou apenas três meses e para um rolamento de embreagem é muito pouco tempo. Então, o barato saiu caro”, reconheceu.

BorgWarnerDSCN3042.JPG
Embalagem identificada, selo de procedência e etiqueta ajudam a diferenciar a peça remanufaturada de outras sem garantia do fabricante

Na teoria Amauri Neto está correto, a peça remanufaturada é aquela reconstituída pelo fabricante.  Segundo a Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças (Anrap), o processo vai muito mais além. Há mais de duas décadas alguns fabricantes identificaram que as peças colocadas no mercado sofriam desgaste naturais e necessitavam de reposição. Só que os reparos eram feitos de qualquer maneira, sem qualquer procedimento ou padrões tecnológicos. Como solução para retornar as peças ao mercado com melhor qualidade e maior vida útil, como produtos novos, os fabricantes passaram a remanufaturar os componentes dentro de suas próprias instalações.

Jefferson
Peça usada é matéria-prima que deve retornar ao fabricante e passar pelo processo de reconstituição e testes de qualidade, explicou Jeferson Germano, da Anrap

“Na remanufatura todas as características genuínas da peça são restauradas. As peças usadas são consideradas matérias-primas e devem retornar ao seu fabricante para passar por um processo criterioso de reconstituição”, destacou Jefferson Germano, presidente da Anrap. Ele explicou que na fábrica o componente é desmontado, inspecionado e tem todas as suas partes lavadas. Caso seja necessário, a empresa substitui os componentes não mais utilizáveis por outros novos.

Germano acrescentou que a peça é montada novamente e passa por testes finais de qualidade e retorna ao mercado com certificação de procedência, originalidade e garantia do fabricante.  Em relação a garantia e durabilidade, explicou que segue o mesmo padrão dos produtos novos. No caso da garantia, fica a critério de cada fabricante que utiliza o mesmo formato, geralmente feito através da rede de distribuição ou rede de serviços autorizados.

Porém, conforme alertou o presidente da Anrap, por garantia é preciso se certificar da procedência de uma peça remanufaturada. Ele explicou que alguns fabricantes da peça original associados à entidade identificam o item remanufaturado através da embalagem e do próprio produto. Uns utilizam selo de procedência da associação garantindo tratar-se de um produto que passou pelo processo de remanufatura na própria fábrica. O selo, conforme explicou, assegura que a peça possui todos os padrões de qualidade de um item novo. Outras empresas incluem lacre de segurança e etiqueta metálica com QR code.

De acordo com Germano, o mercado de remanufaturados cresce em média 10% ao ano e o setor recupera anualmente 2,6 mil toneladas de alumínio e ferro, mas o segmento ainda enfrenta obstáculos para seu crescimento. Um deles é o fato do consumidor confundir peça recondicionada com remanufaturada. “Esse desconhecimento sobre o produto gera insegurança do usuário e prejudica a expansão do setor”, finalizou.

Alguns dos itens remanufaturados pelos próprios fabricantes associados à entidade são caixas de câmbio e caixas de direção, cilindros combinados, embreagens, freio a disco, motores diesel e de partida, servo embreagens, turbinas e válvulas entre outros componentes .

Veja como funciona cada processo

REMANUFATURADO

  •  Faz uso de peças usadas (casco) como matéria-prima;
  •  Fabricante realiza a desmontagem completa do componente, para recuperá-lo;
  •  Após desmontadas, todas as partes são limpas;
  •  Itens defeituosos são completamente substituídos por novos
  •  Atualizações tecnológicas;
  •  Após a montagem do produto, o fabricante realiza testes de qualidade;
  •  Produto retorna ao mercado com certificação de procedência, originalidade e garantia de fábrica.

RECONDICIONADO

  •  Faz uso de produtos desgastados;
  •  Realiza apenas a detecção do problema, pontualmente;
  •  Desmontagem do componente acontece apenas na parte onde há o defeito;
  •  É feita a remontagem, caracterizando o produto como “reparado”;
  •  Todo o trabalho é mecânico, sem qualquer norma tecnológica;
  •  O cliente permanece com o mesmo produto, sem atualizações.