O hábito de usar fio dental é tão importante quanto escovar os dentes após as principais refeições, já que é comum sobrar resíduos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes, os quais as cerdas da escova não conseguem alcançar ou eliminar. Quando não removidos podem comprometer a saúde bucal com problemas como a halitose (mau hálito), surgimento de cáries, doenças gengivais e a consequente visita ao dentista.

Existem disponíveis no mercado diversas marcas e tamanhos de fio dental, que vão do Normal ao Extrafino, e a escolha depende da dificuldade de passá-lo entre os dentes. Para evitar erros, o ideal é escolher juntamente do dentista que vai orientar de maneira correta a respeito da espessura mais apropriada aos dentes do paciente. Em alguns casos podem ocorrer pequenos sangramentos no início do uso do fio dental, porém, com o uso constante devem cessar.

O importante, segundo os profissionais, é dar preferência para os fios que contém flúor, já que a substância inibe a corrosão do esmalte dentário e deixa os dentes mais resistentes às cáries e seu uso é recomendado para crianças e adultos. O flúor pode ser encontrado também em cremes dentais, enxaguatórios bucais ou em forma de verniz e gel para aplicação em consultório odontológico. (DG)

“Resíduos de alimentos quando não removidos comprometem a saúde bucal”