Por João Geraldo

O Rally dos Sertões, segunda maior competição off road do mundo, disputou este ano sua 19ª edição, com percurso de 4.026 quilômetros entre Goiânia/GO e Caucaia/CE – que incluiu estradas de terra, trechos de areia, lama, pontes e rios como desafios a serem superados pelo homem e suas máquinas. Durante 10 dias, pilotos de motocicletas, quadriciclos, picapes e caminhões enfrentaram todo tipo de terreno longe do asfalto e muita poeira numa competição em que a resistência tanto do homem quanto da máquina, além da técnica, são pontos determinantes para se chegar ao resultado final.

XXXXXXXXXXXXXXX durante Rally dos Sertoes 2011, que comecou no dia 09 de Agosto em Goiania (GO) e termina no dia 20 de Agosto em Fortaleza (CE). O Rally dos Sertoes e a maior prova de rally brasileira e o rally mais extenso que acontece dentro do mesmo pais. Goiania/GO, Brasil - 16/08/2011. Foto: Marcelo Maragni / Fotoarena
XXXXXXXXXXXXXXX durante Rally dos Sertoes 2011, que comecou no dia 09 de Agosto em Goiania (GO) e termina no dia 20 de Agosto em Fortaleza (CE). O Rally dos Sertoes e a maior prova de rally brasileira e o rally mais extenso que acontece dentro do mesmo pais. Goiania/GO, Brasil – 16/08/2011. Foto: Marcelo Maragni / Fotoarena

Entre os caminhões, duas marcas se sobressaem todos os anos na competição, a Mercedes-Benz (com o modelo Atego) e a Ford (com o F-4000), embora esta tenha também no rally um caminhão na categoria “pesados”, cujo peso mínimo é de 4.800 kg, pilotado por Amable Barrasa.

Outro Ford F-4000, pilotado por Rafael Martinez ficou com o segundo lugar na categoria Caminhões Leves
Outro Ford F-4000, pilotado por Rafael Martinez ficou com o segundo lugar na categoria Caminhões Leves

A disputa de peso foi entre a equipe de André Azevedo (com o co-piloto Ronaldo Pinto e o navegador Sidnei Broering) e a de Guido Salvini (com o co-piloto Fernando Chwaigert e o navegador Flávio Basi) ambas com caminhão Mercedes-Benz Atego 1725. Das 10 etapas da competição, Salvini venceu cinco e André quatro, sendo que numa delas, a oitava, as duas equipes empataram. Ao final, o título na categoria “Caminhões Pesados” ficou com Salvini, que completou todo o percurso no tempo de 31 horas, 44 minutos e 43 segundos, 25 minutos e 55 segundos à frente de André Azevedo.

André Azevedo, que já venceu o Rally dos Sertões com um Mercedes-Benz, chegou bem perto de conquistar a quarta vitória
André Azevedo, que já venceu o Rally dos Sertões com um Mercedes-Benz, chegou bem perto de conquistar a quarta vitória

Na categoria “Caminhões Leves” – com peso mínimo de 3.500 kg – o vencedor foi Edu Piano, piloto da equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, com o Ford F-4000, que garantiu seu quarto título no Rally dos Sertões com caminhão, um a mais que Azevedo – embora disputem em diferentes categorias de caminhões – que dos cinco títulos conquistados no Sertões três são com caminhão (em 2000, 2002 e 2004) e dois com carro, em dupla com Klever Kolberg. “Nossa equipe estava bem preparada para enfrentar o Rally dos Sertões. Assim consolidamos nossa hegemonia com uma vitória categórica”, disse Edu Piano.

XXXXXXXXXXXXXXX durante Rally dos Sertões 2011, que começou no dia 09 de Agosto em Goiânia (GO) e termina no dia 20 de Agosto em Fortaleza (CE). O Rally dos Sertões é a maior prova de rally brasileira e o rally mais extenso que acontece dentro do mesmo país. Goiânia/GO, Brasil - 09/08/2011. Foto: Marcelo Maragni / Fotoarena
XXXXXXXXXXXXXXX durante Rally dos Sertões 2011, que começou no dia 09 de Agosto em Goiânia (GO) e termina no dia 20 de Agosto em Fortaleza (CE). O Rally dos Sertões é a maior prova de rally brasileira e o rally mais extenso que acontece dentro do mesmo país. Goiânia/GO, Brasil – 09/08/2011. Foto: Marcelo Maragni / Fotoarena

Sua equipe completou as 10 etapas no tempo de 28 horas, 19 minutos e 13 segundos e teve como adversário o time Autoliner, formado pelo piloto Rafael de Souza Martinez-conde e o navegador José Papacena Neto, também com um Ford F-4000. Das 10 etapas, Piano e o navegador Davi José Oliveira venceram sete e terminaram o rally com a vantagem se duas horas, 44 minutos e 49 segundos à frente dos adversários. “O F-4000 é reconhecido no mercado pela sua potência e versatilidade, qualidades que ficam patentes com mais essa vitória. Ela também reforça a posição da equipe Ford como a maior vencedora nessa categoria”, disse Pedro de Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões Marcos Moraes, diretor do Rally dos Sertões, disse que a edição deste ano foi uma das melhores já realizadas em 19 anos da competição. “O nível técnico foi fantástico e conseguimos fazer um bom estudo de traçado, de roteiro e das regiões por onde o rally iria passar”, acrescentou. Ainda de acordo com o dirigente, ele planeja fazer alterações na edição de 20 anos, a ser disputada em 2012. Sua meta é buscar melhorias na questão das punições, para deixar a competição mais equilibrada. “O estouro do tempo limite de cada especial gera uma punição muito dura e isso tira um pouco da competitividade da prova”, exemplificou. Outro detalhe é a evolução do GPS e por conta disso Moraes cita a alternativa de o piloto poder descarregar as informações do aparelho para que ele possa ver, na tela do computador o que ele fez e onde foi punido.

CLIENTES MERCEDES VÃO AO RALLY

Além dos pilotos que viveram os 10 dias de aventura no Rally, três clientes da marca Mercedes-Benz também estiveram ao lado da competição participando da categoria “Expediton”, uma modalidade de turismo paralela à disputa, para quem não é piloto. Participou da promoção, através de cupons, quem comprou um caminhão Atego zero quilômetro ou que fechou um contrato de manutenção Basic Service, no período de 10 de maio a 20 de julho.

Cada um dos três ganhadores puderam levar dois acompanhantes que também fizeram o trajeto do “Sertões Expedition” embarcados em um Mercedes-Benz Sport Utility Classe M e com acesso livre aos bastidores do Rally, podendo ver de perto como as equipes de apoio trabalham para preparar os veículos a cada etapa e também oportunidade de vivenciar o dia a dia dos pilotos. Os ganhadores do concurso ficaram hospedados em hotéis, e em acampamentos com colchão inflável, banheiro, chuveiro e até internet Wifi e energia elétrica, nas localidades onde não havia estrutura hoteleira. Em vários trechos, o percurso percorrido por eles foi o mesmo dos competidores. O Rally passou pelos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.

A promoção teve como objetivo promover o caminhão Mercedes-Benz Atego, que já acumula, contando este ano, oito títulos em 10 participações no Sertões. “O Atego 1725 4X4, é nosso atual representante nestas disputas. O Rally dos Sertões é um ambiente perfeito para que o Atego demonstre nas severas condições da competição a mesma excelência que proporciona aos clientes no transporte de cargas”, disse Eustáquio Sirolli, gerente de marketing do produto Caminhões Mercedes-Benz. Legendas: Guido Salvini foi o vencedor da edição 2011 do Rally dos Sertões na categoria Caminhões Pesados, com o Mercedes-Benz Atego A vitória deste ano na categoria Caminhões Leves ficou com Edu Piano, que garantiu seu quarto título na competição correndo com um Ford F-4000 Outro Ford F-4000, pilotado por Rafael Martinez ficou com o segundo lugar na categoria Caminhões Leves André Azevedo, que já venceu o Rally dos Sertões com um Mercedes-Benz, chegou bem perto de conquistar a quarta vitória Amable Barrasa também competiu na categoria dos Pesados e enfrentou o Sertões com um Ford Cargo 172

Fotos: Fábio Davini, Marcelo Maragni, Gustavo Epifanio e Theo Ribeiro