Desde que iniciamos esse trabalho na Unidade Regional de São Paulo, sempre tivemos o desejo de que a ANTT se disponibilizasse e mostrasse, aos mais diversos públicos, como uma Agência Reguladora atua, de fato, e não somente como um setor punitivo do governo, como a experiência e o contato com as pessoas tendem a defini-la.

Por isso acreditamos que, através de parcerias com setores que buscam o mesmo objetivo que a Agência, isto é “Assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de Infraestrutura rodoviária(…)”, teríamos um melhor desenvolvimento da sociedade em geral, por meio da construção e da disseminação do conhecimento, com fundamento nos valores inerentes ao crescimento e evolução das pessoas envolvidas no meio em que estamos inseridos.

O que se entende atualmente por Responsabilidade Social é quando algumas empresas decidem, voluntariamente, contribuir de diversas formas e ações para que a sociedade seja mais justa e tomam medidas preventivas e de cuidados com o meio ambiente.

No caso de uma Agência como a ANTT, entende-se que Responsabilidade Social deva ser algo que sirva para o benefício comum no que diz respeito à ação que a Agência desenvolve. Isto é, se preocupar com a fiscalização educativa, é uma forma de desenvolver o benefício comum. Outra maneira é promover debates e se fazer presentes em eventos em que haja o cultivo de sementes de conhecimento, em busca de uma melhor formação e informação dos interessados nas ações da Agência. É estar presente nos ambientes intelectuais que discutam sobre os assuntos relacionados ao dia a dia da Agência.

Sendo assim, podemos conceber um conceito de responsabilidade social desenvolvido internamente, onde exista uma relação positiva com a boa formação dos servidores e com todas as áreas que são afetadas pela atividade da Agência.

Dessa maneira, os resultados, como as metas, por exemplo, podem ser alcançados de forma mais consciente e sólida. Já no conceito de responsabilidade social desenvolvido externamente, buscamos promover ações que envolvam uma preocupação com formação/informação/conscientização dos que estão inseridos e sendo regulados pela atividade da Agência.

Considerando esse aspecto temos buscado participar de eventos e ações apresentando algumas sugestões, algumas atividades educativas e informativas, objetivando sempre um melhor desempenho das ações da ANTT, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual dos entes envolvidos e diretamente atingidos pelas regulamentações da Agência.

Dúvidas: www.antt.gov.br
Fale Conosco | [email protected] Tel.: 166 – Ouvidoria ANTT