Apesar das estradas brasileiras encabeçarem a lista das dificuldades que os carreteiros enfrentam no diaa- dia, dados da Secretaria Estadual dos Transportes do Estado de São Paulo mostraram que as rodovias estaduais paulistas tiveram queda de 12,6% no número de acidentes durante os feriados de final de ano e de 25% no de mortes – tomando como base o reveillon 2006. O resultado chamou atenção, afinal o número de veículos aumentou por conta da crise do sistema aeroviário que impulsionou muitos brasileiros a optarem por viajar de carro no período das férias.

O levantamento realizado em 2006 pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) havia mostrado que as dez melhores estradas do País estão no Estado de São Paulo, sendo a maioria delas administrada pela iniciativa privada. A rodovia dos Bandeirantes (São Paulo – Limeira) e a Presidente Dutra (SP – RJ), no trecho entre São Paulo e Taubaté/SP, conquistaram os dois primeiros lugares, respectivamente. Os itens avaliados foram telefones de emergência a cada quilômetro, asfalto em perfeitas condições, sinalização correta, painéis de mensagens variáveis, serviço de 0800, guincho e socorro médico.

Já as rodovias federais, não concedidas à iniciativa privada, ficaram com os últimos lugares. Ao contrário das rodovias estaduais paulistas, tiveram aumento de 47,5% no número de vítimas fatais durante os feriados no período entre o final de 2006 e início de 2007. Para a diretora- executiva da Hot Line – empresa de sinalização horizontal, a química Áurea Rangel, a concessão obriga as empresas a realizarem muitas obras ao longo do período de contrato. E, a rivalidade saudável que existe, impulsiona cada concessionária a procurar lançar novos serviços ou aprimorar os já existentes, para ser considerada a melhor. (DG).