Por Daniela Giopato

Motoristas de caminhão que cruzam por dentro da cidade de São Paulo com destino à Baixada Santista, no Litoral paulista, e enfrentam longo tempo de espera nos congestionamentos em vias de acesso – as marginais dos Rios Tietê e Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes – terão maior facilidade com a abertura das pistas do trecho sul do Rodoanel Mário

Covas, ao redor da capital paulista, inauguradas no final de março.
Com 57 quilômetros de extensão, o traçado interliga trevo da rodovia Régis Bittencourt – no entroncamento com o trecho Oeste, em Embu das Artes, na Grande São Paulo – com as rodovias Anchieta-Imigrantes, altura do km 28, em Riacho Grande.

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A conclusão do trecho, conforme explicou o secretário municipal de transportes, Alexandre de Moraes, baseado em informações dos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), deve reduzir em 15% a lentidão em toda a cidade de São Paulo. Já o tráfego de caminhões na Marginal Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes terá redução, respectivamente, de 43% e 37%.

A previsão é que nos 61,4 quilômetros do trecho inaugurado do Rodoanel (incluindo o prolongamento de 4,4 quilômetros entre a Via Anchieta e a avenida Papa João XXIII, em Mauá/SP), o fluxo diário seja de 16,5 mil caminhões e 55,5 mil veículos de passeio. Apesar de não haver uma previsão de quando o pedágio será implantado, em abril será lançada a licitação para a cobrança da tarifa e a estimativa de valor cobrado por eixo será de R$ 6,00.

Outras vias da cidade de São Paulo beneficiadas com o funcionamento do Rodoanel são a Marginal Tietê, Avenida Jornalista Roberto Marinho, Avenida Hélio Pellegrino, eixo Norte/Sul, Avenida Marquês de São Vicente, Avenida Gastão Vidigal, Avenida Pedroso de Moraes e corredor das avenidas Ricardo Jafet e Abraão de Moraes.

O investimento para a realização do trecho sul foi de aproximadamente R$ 5 bilhões, na construção da rodovia, desapropriações e reassentamentos de 1.611 famílias. Em relação às compensações ambientais foram plantados 2,5 milhões de mudas de árvores e criados quatro parques em torno do município de São Paulo.

FÓRMULA TRUCK NO RODOANEL
Pedido do secretário de Estado dos Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Arce, os caminhões da Fórmula Truck participaram da inauguração do trecho sul do Rodoanel Mário Covas e levaram na cabine autoridades do Estado, e Prefeitura Municipal (inclusive o então governador do Estado, José Serra) para inauguração e primeira visita às pistas do novo trecho. Neusa Navarro Félix, presidente da categoria, destacou que poder participar de um momento tão significativo para a cidade de São Paulo foi muito gratificante. Ela lembrou que a iniciativa de levar os caminhões à inauguração partiu do próprio governador, ao vê-los no desfile que antecedeu a prova da F-Indy, em São Paulo, no início de março. “O convite mostrou que todo nosso trabalho desenvolvido com a Fórmula Truck está sendo bem feito, pois é lembrado por pessoas importantes”, declarou a dirigente da categoria.

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