Realizado em pista com quatro quilômetros de extensão que simula todas as situações encontradas nas rodovias, o Truck Test se destaca como uma das atividades mais procuradas pelos motoristas na Feira do Carreteiro. Trata-se de uma oportunidade que os profissionais da estrada têm para conhecer e experimentar os caminhões mais modernos produzidos atualmente no Brasil.

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O Truck Test funcionou de terça à sexta-feira, (das 10h às 18h) e com isso os motoristas ganharam um dia a mais para dirigir os caminhões, Este ano, os carreteiros tiveram à disposição para testar 14 modelos pesados e semipesados de última geração trazidos pelas montadoras Ford, Iveco, MAN, Mercedes-Benz e Volvo.

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truck test ford

A Ford esteve presente na atividade com três unidades do seu modelo pesado Cargo 2842. A Iveco, por sua vez, participou com dois Stralis Hi-Way nas versões de 480 e 560cv; a Mercedes-Benz o Actros 2655 e Atego 2430 e a MAN Latin America um MAN 29.440 e dois Constellation nas versões 25.420 e 24.280, enquanto a Volvo disponibilizou um VM 270 e outro 330, além dos FHs 500 e 540. Durante os quatro dias foram realizados 1.563 teste, uma média de 390 por dia, totalizando mais de 6.700 km rodados.

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Os motoristas que participaram do truck test ficaram impressionados e satisfeitos com a tecnologia embarcada disponível nos caminhões atuais. O autônomo Santo Garbuio, de Curitiba/PR, 49 anos de profissão, por exemplo, destacou que os veículos pesados melhoraram muito nos últimos anos e que o Truck Test é uma excelente oportunidade para se conhecer as novidades e tecnologias destes veículos. “O interior da cabine tem mais conforto e o sistema de freio mais seguro. Parece carro de passeio”, opinou. Ele destacou ainda o percurso percorrido é excelente, porque o motorista consegue sentir de fato o comportamento do caminhão.

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Jamir Pires de Lima, 35 anos de idade e há 17 na profissão, de Monte Castel/SC, é autônomo e caçambeiro. Assíduo participante da Feira do Carreteiro, ele diz que os caminhões disponibilizados para teste são muito confortáveis. “Hoje em dia o motorista praticamente não precisa fazer nada. É tudo automatizado, e isso facilita muito a nossa vida. Além de nos dar mais segurança”, comentou. Outra observação feita por Jamir está relacionada ao percurso que, segundo ele, é excelente e dá para testar as tecnologias dos caminhões.

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Depois de dirigir os caminhões de quase todas as marcas, Tiago Felix, 30 anos de idade e seis de profissão, de Belo Horizonte/MG, disse que diante de tantos caminhões eficientes era difícil até de saber qual escolher se tivesse de de optar por um deles. Afirmou estar surpreso com tanta tecnologia que facilita a vida do motorista nos novos modelos. “Também me chamaram atenção a questão da segurança, do conforto e a visibilidade. E também o câmbio automatizado, porque não cansa e permite que se dirija tranquilamente”, acrescentou. Para finalizar, Tiago Félix disse que todas as vezes que participa do Truck Test ele sente vontade de se ver livre do caminhão que ele trabalha e ficar com um dos novos modelos.