Medidas preventivas adotadas no Sistema Anchieta-Imigrantes pela concessionária Ecovias e aprovação da Artesp (Agência de Transporte de São Paulo), desde o final de 2011 para tornar o tráfego mais seguro, principalmente em épocas de neblina, atingiram diretamente o controle de velocidade dos veículos. A primeira ação foi implantada logo após o engavetamento envolvendo 300 veículos em setembro de 2011, que resultou na morte de uma pessoa.

A velocidade no início do trecho de serra, na rodovia dos Imigrantes (do km 39 ao 56,3, incluindo área do km 41) foi reduzida de 120km/h para 100km/h. Além disso, a concessionária instalou um radar de velocidade no km 41,25 da pista norte da Imigrantes.

A segunda medida no Sistema Anchieta-Imigrantes entrou em vigor dia 15 de fevereiro deste ano e reza o seguinte: sempre que a visibilidade estiver abaixo de 100 metros, a velocidade máxima nos trechos de serra será reduzida para 40 km/h. Nessas condições passou a valer também a proibição de ultrapassagem para veículos comerciais no trecho de serra das pistas norte, tanto na rodovia dos Imigrantes quanto na Anchieta. Os motoristas são avisados por 18 placas que emitem iluminação amarela piscante sempre que o limite reduzido estiver em vigor, e mensagens nos painéis eletrônicos.

Como parte do pacote de medidas nas rodovias, está sendo testada também uma nova tecnologia de sinalização especial de solo. Tachas em LED alimentadas por energia solar foram implantadas entre os quilômetros 45 e 46 da pista de subida (norte) da Imigrantes e nas duas alças de Interligação Planalto. As tachas são mais refletivas que as convencionais (mais conhecidas como olho de gato), proporcionando melhor visibilidade. De acordo com a Artesp, com essas medidas implantadas, cabe aos condutores adotar comportamento preventivo na direção, redobrar a atenção em condições climáticas adversas e respeitar a legislação de trânsito. (DG)