Por João Geraldo

Assim como as demais montadoras, a Volvo do Brasil comemora os bons resultados obtidos no ano passado, com volume de vendas superior a 10 mil caminhões da marca. Porém, fato que tem sido o foco das maiores comemorações dentro e fora da empresa é o desempenho apresentado pela linha de semipesados VM, formada por modelos equipados com motores de 210cv e 260cv, nas configurações de eixos 4X2 e 6X2. Em 2007, o crescimento das vendas de semipesados VM foi acima de 100% em relação a 2006, com 1.949 unidades contra 951 em 2006, respectivamente.

Tal desempenho tem merecido comemorações dos executivos da montadora, com maior intensidade por parte do responsável pelos caminhões VM, Reinaldo Serafim, profissional que responde pela linha desde o seu lançamento, em 2003. Ele lembra que em 2007 o mercado de caminhões semipesados cresceu 41% – passou de 20.200 para 28.500 unidades – e no mesmo período os modelos Volvo tiveram um desempenho de 104%. “A meta para 2008 é aumentar um pouco mais nossa participação no mercado de semipesados, porque o VM está com excelente aceitação. Quem compra o primeiro fica satisfeito e volta a adquirir outras unidades “, reforçou.

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Ainda em relação a 2008, Serafim acredita que o mercado de semipesados deve crescer um pouco, e no caso dos produtos da marca que defende, diz não haver gargalo de produção, o que reforça a possibilidade de aumento de participação dentro do segmento. Sua meta é vender 4000 mil unidades até dezembro. Durante 2007, a versão cabine-leito foi a preferida dos transportadores e respondeu por 90% das unidades comercializadas. Outro dado é que dos VMs entregues cerca de 80 atendiam a configuração de eixo 6X2.

Além da versão semipesada, o VM é produzido também para atender o segmento de pesados, na configuração cavalo-mecânico tracionado por um motor de 310cv de potência. Nesta modalidade, a Volvo entregou 1050 unidades, que somadas aos pesados das linhas FH e FM elevaram as vendas da marca para 5.904 caminhões pesados no mercado brasileiro durante o ano passado. No total, foram 7.853 caminhões das duas categorias entregues para o mercado doméstico. Somando-se aos modelos exportados para países da América Latina, a Volvo chegou à marca de 10.600 caminhões, um recorde histórico para a montadora, que há 30 anos produz no Brasil.

Em relação só aos modelos da linha pesada FH e FM, as comemorações são mais contidas, porque, apesar do crescimento no volume de vendas, a montadora não pode atender toda a demanda interna em razão das fábricas da Volvo em outros mercados que utilizam os mesmos componentes dos caminhões produzidos na unidade de Curitiba/PR. “Estamos num sistema de produção global e isso acontece. Os caminhões que produzimos em Curitiba utilizam entre 70 e 75% de componentes brasileiros. Ficamos tristes, mas tivemos de atender unidades da Volvo de outros países, porque o mercado de caminhões está aquecido em várias partes do mundo”, disse Bernardo Fedalto, gerente das linhas FH e FM.

Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil, acrescentou que a fábrica brasileira atende toda a América Latina, e que apesar de os veículos da marca serem muito modernos, os investimentos na área industrial de Curitiba vão prosseguir, inclusive para a chegada de novos produtos. Lembrou que em meados deste ano encerra um ciclo de investimento e logo iniciará outro.