Por João Geraldo

Tendo como tema principal a nova motorização para atender a legislação de emissões Proconve P-7, em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2012, a 18ª edição da Fenatran, realizada entre os dias 24 e 28 de outubro em São Paulo, foi um festival de novidades e de tecnologia voltados ao setor do transporte rodoviário de cargas. Diante das mudanças legais e da boa fase atravessada pelo País, o evento reuniu mais de 10 fabricantes de caminhões, incluindo aqueles que estão chegando atraídos pelo potencial do mercado brasileiro. Investimentos, novas fábricas e expectativas de crescimento, entre outras atividades, deram um ar bastante positivo ao evento, descrito até então como o maior e o mais marcante já realizado em seus mais de 30 anos de existência.

A feira mostrou que o mercado de caminhões será ainda mais competitivo nos próximos anos, cenário no qual as marcas estreantes terão a difícil missão de se consolidarem e repetirem aqui o sucesso obtido em seus países. Na prática, um trabalho duro que vai além de preços atrativos, de veículos competitivos e de planos de montar fábricas e fixarem-se no território brasileiro. Entre os fabricantes estabelecidos no País, os quais já começam a sentir o peso de novos concorrentes, não faltaram novidades e anúncios de aumento de produção e de futuros lançamentos, sem contar a reorganização em suas estruturas produtivas, de vendas e pós-vendas. Tudo isso mais a nova linha que chegará ao transportador no início do próximo ano com aumento de preço que varia de seis a 20%, conforme o modelo, por conta da tecnologia de emissões aplicadas em seus motores, a qual reduz em até 80% os Materiais Particulados e em 60% os Óxidos de Nitrogênio.

Montadoras

A MAN Latin America, por exemplo, dona das operações de caminhões e ônibus Volkswagen, localizada em Resende/RJ, começa a produzir os primeiros caminhões MAN TGX, no início de 2012. O modelo é equipado com motor de 12,4 litros, seis cilindros e 440cv de potência, disponível nas versões TGX 29.440 6X4 e 33.440 6X4. As concessionárias tiveram tempo de se preparar para receber a nova marca, que será comercializada nos mesmos pontos que os Volkswagen Delivery, Worker e Constellation.

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Roberto Cortes, presidente da companhia no Brasil, destacou o investimento de um bilhão de reais nos próximos anos na capacidade de expansão da fábrica, novos produtos MAN e Volkswagen, entrada em novos segmentos do mercado e desenvolvimento de uma nova geração de caminhões, entre outros itens. A nova motorização dos caminhões produzidos pela MAN Latin America tem parceria de engenheiros da Alemanha. Além disso, a empresa aposta na viabilidade do biodiesel a partir da cana de açúcar e apresentou um protótipo MAN híbrido movido a diesel e etanol. Outra novidade apresentada foi a tecnologia diesel/ hidráulica, pela qual o veículo cria sua própria energia durante a frenagem (como na F-1), uma solução que traz economia de combustível.

MERCEDES-BENZ – Veículos novos e aumento de produção também são o foco da montadora que tem investimento no Brasil superior a 1,5 bilhões de reais no período de 2010 a 2013. Com a linha 2012 já pronta e renovada, o próximo passo da montadora é dar início, em janeiro de 2012, à produção dos caminhões Actros e Accelo na unidade de Juiz de Fora/MG, que será uma das mais modernas do Grupo Daimler. Mais de 400 funcionários da unidade mineira permaneceram durante cerca de um ano em treinamento para a montagem de caminhões na planta de São Bernardo do Campo/SP, além de outros 40 treinados na Alemanha. A família 2012 de caminhões da marca Mercedes-Benz começa com a linha leve Accelo formada pelas versões 815 (com PBT de 8.500kg, 1.600 kg a mais que o antecessor) e o 1016 (PBT de 13.000 kg) que pode receber carrocerias de até oito metros de comprimento e um terceiro eixo. Com a tecnologia Blue Tec 5 para atender o Proconve P-7, a nova motorização ganhou 36% de aumento de potência e 26% a mais de torque. A nova linha Atego tem como destaque quatro opções de cabine, novo painel de instrumentos e freio-motor top-brake como item de série, além de sete opções de PBT (de 14.300 a 24.100 kg) e diversos entreeixos. O veterano L 1620 ganhou uma nova cara e passou a ser chamado de Atron 2324 6×2 (com motor OM 926 LA de 238cv), por conta da nova motorização mais potente. Outra opção com capô sobre o motor é o cavalo-mecânico 1635 4X2 (motor OM 457 LA de 345cv).

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A família Atron incorporou também os modelos com cabine avançada 1319 4X2 (motor OM 924 LA de 185cv) e o 2729 6X4 (motor OM 926 LA de 286cv). A linha Axor 2012, formada por veículos rodoviários e para aplicações fora de estrada, conta com 14 opções, todas com novo design que conferiu maior robustez aos veículos e teve todo o espaço interno da cabine renovado e trio elétrico de série. As versões do cavalo-mecânico 6X2 e 6X4 passaram a ter 3.600mm de distância entreeixos, sendo que os modelos rodoviários oferecerão caixa de câmbio automatizada de série. Já o Actros 2012 tem como novidade o câmbio automatizado e cabine megaespace, com 1,92m de altura do piso ao teto e largura 2,26m. O veículo conta com recursos tecnológicos de segurança como o sistema de orientação de faixa e assistente ativo de frenagem, entre outros itens e disponibilizado nas versões 2546 6X2 e 6X4 (motores de 456cv) e a fora-de-estrada 4844 K 8X4 (435cv).

INTERNATIONAL – A marca de caminhão do grupo Navistar, entra na fase Proconve P-7 com o extrapesado 9.800i, com cabine de alumínio arrebitada, nas configurações 6X2 e 6X4, e motor Cummins ISM de 11 litros e 416cv de potência. A nova versão passa a disponibilizar transmissão automatizada UltraShifit (Eaton). Já o DuraStar é um modelo com chassi integral e cabine convencional, oferecido nas versões 4X2 (PBT técnico de 17.000 kg), 6X2 (PBT 24.000 kg) e 6X4 (PBT de 26.000 kg). As três opções são equipadas com o motor MaxxForce 7.2, de 274cv de potência, produzido pela MWM International.

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A montadora – que tem linha de montagem instalada dentro da Agrale, em Caxias do Sul/RS, onde produz o 9.800i – está retornando ao mercado brasileiro e anuncia planos de produzir o modelo DuraStar, modelo bicudo para concorrer nos segmentos de caminhões médios, semipesados e pesados (este na versão cavalo-mecânico). Os planos da empresa incluem também o lançamento, em 2013, do AeroStar, um cavalo-mecânico extrapesado com design moderno. Diferente do 9.800i, o novo modelo, ainda em protótipo, será equipado com motor MaxxForce de 13 litros, e disponível nas configurações 4X2, 6X4 cavalo-mecânico e 8X4 rígido.

SCANIA – A montadora lançou uma plataforma para sua linha de motores já preparada para atender a próxima fase do programa de emissões previsto para 2014, equivalente ao Euro 6. A partir de 2012, a montadora terá no Brasil em seus caminhões motores de nove e 13 litros todos atendendo a fase Euro 5 (equivalente ao Proconve P-7). Já a nova linha V8, de 16 litros, oferece duas opções de potência, 560 e 620cv. “Os V8 da Scania estão dominando a faixa de alta potência do mercado de caminhões em muitas partes do mundo, respondendo por mais da metade do volume total de vendas nas faixas acima de 600cv”. No Brasil há também um mercado específico para eles”, comenta Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil.

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Além da motorização atualizada, a empresa está inserindo no mercado brasileiro o Scania Driver Support, uma tecnologia que, para o motorista, é como se estivesse com um instrutor ao seu lado dando dicas de como dirigir para tirar melhor proveito do caminhão. A avaliação do Driver Suport engloba quatro elementos essenciais à boa direção: condução em aclives e declives, uso dos freios, antecipação de frenagens e rotação do motor. Pelo display no painel do caminhão, o equipamento fornece 16 mensagens para melhorar a técnica de direção e corrige erros rotineiros como troca errada de marcha, esquecimento do Scania Retarder acionado, motor em alta rotação e outros itens, como avaliar a antecipação, frequência e a força aplicada nos freios.

IVECO – Batizada de Ecoline, a nova linha de caminhões antecipa os produtos que a montadora lançará no mercado brasileiro entre 2012 e 2014. O pacote inclui novas cabines e interiores mais modernos, modificações mecânicas de chassi, suspensão, sistemas elétricos e pneumáticos e detalhes estéticos que alcançam todas as famílias de produtos da marca. Das atuais 85 possibilidades de produtos Iveco (contando família, cabine, motores, transmissões e chassi, apenas), a geração Ecoline dá um salto para mais de 140 versões, exceto algumas de veículos destinadas a aplicações especiais, toda a família Ecoline será produzida na fábrica de Sete Lagoas/MG.

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Entre as novidades, um dos destaques é o Stralis Active Space – exclusividade mundial, segundo a empresa – que terá motorização de 440, 480 e 560cv de potência, além da cabine maior que a do modelo atual. Equipado com transmissão automatizada Eurotronic de série e tração 4×2, 6×2 e 6×4, o veículo é o mais potente produzido pela Iveco na América Latina. Já o Stralis convencional será disponível com motores Proconve P-7 de 360, 400 e 440cv de potência. O semipesado Tector passa a ter cabine com opção de teto alto e interior modificado, com painel mais moderno e bonito, com econômetro e indicador de nível de ARLA 32. Na parte externa ganhou farol de neblina, espelhos elétricos, nova suspensão de cabine, ajustador automático de freios, cinco opções de entreeixos e motores de 220 e 280cv.

Outros produtos da marca são o Iveco Cursor, que teve capacidade de carga elevada para 48,5 toneladas e painel de instrumentos semelhante ao do Tector. O Vertis (de nove a 13 toneladas) passa a ser equipado com motores de 177 e 182cv de potência e coxins e suspensão novos na cabine, além de entreeixos de 3.300, 3.690 e 4.450 mm para a versão de nove toneladas e de 3.690, 4.185 e 4.815mm para a de 13t cabine simples e 4.185, 4.815 e 5.175mm para a cabine estendida. Já o Trakker, indicado para operações fora de estrada, passa a ter seis versões com motores mais potentes de 360, 440 e 480cv para as configurações 6×4 e 8×4, três opções de entreeixos e opção para câmbio automatizado. A Iveco anuncia para breve uma versão equipada com motor de nove litros e 360cv de potência.

Na linha leve, o novo Daily surge com uma série de mudanças a começar pelo motor de 167cv com turbo de Dual-Stage e transmissão ZF de seis velocidades. O interior ganhou novo painel com alavanca de câmbio integrada, mais porta-objetos no painel e teto, além de novos bancos em tecido escuro. Câmera traseira e sensor de estacionamento também passaram a fazer parte do modelo.

VOLVO – A montadora sueca, instalada em Curitiba/PR, foi a primeira a apresentar a sua nova linha de caminhões pronta para atender a legislação Proconve P-7, no início de julho e setembro passados. Os motores de 13 litros da família FH ganharam 20cv e passaram a disponibilizar as versões de 420cv, 460cv, 500cv e 540cv e a FMX 420cv, 460cv e 500cv. Os caminhões Volvo FM e FMX com motor 11 litros também recebem motorização da nova geração com a tecnologia SCR, para atender a legislação de emissões Proconve P-7/Euro 5, mas permanecem com a mesma potência.

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A linha 2012 dos pesados e semipesados VM passa a oferecer três novas potências: 220cv, 270cv e 330cv e motores de seis cilindros, mais caixa de câmbio e eixos traseiros para atender a todas as necessidades dos transportadores. “Temos soluções para atender o que o mercado está pedindo, seja para operações de médias e longas distâncias, seja para uso misto urbano (caçamba, lixo, mixer e guindaste) e rodoviário”, destaca Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil. O novo VM vem também equipado com um computador de bordo. No display do computador localizado no painel, o motorista tem acesso a informações, como o consumo do veículo e aviso de eventuais falhas. Com mais dados à disposição, o condutor pode controlar melhor a operação do veículo.

FORD – A família Cargo 2012, lançada no primeiro semestre deste ano, foi uma das novidades apresentadas pela Ford para os transportadores. A empresa mostrou toda sua gama de caminhões de oito a 45 toneladas para todos os tipos de aplicação, formada pelos modelos C-816, C 1319, C 1519, C 1719, C 1723, C 2423 6X2, C 2429 6X2, C 2623 6X4, C 2629 6X4 C 3133 6X4, C 1933 e C 1933 R. Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões, se mostrou bastante otimista em relação ao desempenho da marca e acrescentou que este tem sido o melhor ano da história da Ford e que as vendas devem chegar a 43 mil unidades, dentro de um mercado total de 175 mil unidades. “A Ford tem 24% de participação no mercado que concorre”, disse Jardim acrescentando que o Transit (comercial importado da Turquia) já detém 17,5% de participação.

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Na ocasião da apresentação da nova linha Cargo e Transit, o presidente da Ford Brasil, Marcos Oliveira, anunciou investimento de 455 milhões de reais, no período de 2011 a 2015, com o foco no desenvolvimento de novos produtos, e no aumento de capacidade produtiva da fábrica. O valor se soma a outro aporte de quase um milhão de reais anunciado anteriormente. “Continuaremos investindo em caminhões e estamos trabalhando para entrar no segmento de extrapesados”, disse o executivo, sem antecipar qualquer data de lançamento. “Mas o projeto está bem adiantado”, complementou. Em relação à linha F, restou apenas a confirmação de sua descontinuação, sendo o único produto em exposição o caminhão de rally do piloto Edu Piano, quatro vezes campeão do Rally dos Sertões com um Ford F-4000.

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Outra novidade da Ford é o sistema de rastreamento e telemetria desenvolvido para os caminhões da marca em parceria com a Autotrac. O FordTrac combina funções de telemetria, logística e segurança, que representam muitas vantagens operacionais. Silvio Fedele, gerente de Serviços e Desenvolvimento da Rede de Distribuição da Ford Caminhões, diz que o sistema é homologado de fábrica e tem fácil instalação. “Ele comprovadamente reduz os custos de operação e manutenção da frota. Além de oferecer maior segurança e contribuir para proteger o transporte da carga”, acrescenta. O sistema tem ferramentas avançadas que fazem o monitoramento em tempo real para o gerenciamento da frota à distância e dispositivos que inibem o furto da carga e do veículo.

AGRALE – Além da motorização, a linha 2012 de caminhões leves e médios da montadora gaúcha, com PBT entre 6.500 e 22.000kg, ganhou também novas cabines e maior capacidade de carga. Os modelos são equipados com motorizações Cummins ISF 3.8 e MWM International Maxxforce e utilizam o sistema SCR (Selective Catalitic Reduction).

Outro destaque são os novos painéis de instrumentos, computador de bordo e luzes indicadoras de direção em LED. A empresa ampliou a oferta de opcionais com vidros e espelhos com acionamento elétrico, acendimento automático de iluminação mesmo durante o dia e novo sistema de ar-condicionado. A linha de produtos da marca é formada pelos modelos 6500, 8700, 10000 e 14000 (disponível também na configuração 6X2 com terceiro eixo original de fábrica).

DAF – Com a garantia de concluir a construção uma fábrica de caminhões em Ponta Grossa/PR, a empresa do grupo norte-americano Paccar, que produz caminhões das marcas Kenworth e Peterbilt, anunciou investimento de 200 milhões de dólares para dar início à sua operação no Brasil. A previsão dos executivos da marca é de iniciar a produção no primeiro semestre de 2013, com 60% de conteúdo local, e atingir 10% participação de mercado em cinco anos de atuação.

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O diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, Michael Kuester, disse que o XF105, carro-chefe da marca para o segmento pesado de longa distância, é um modelo importante para o mercado brasileiro, pois trata-se de um veículo que estabelece o padrão em termos de eficiência e conforto para o motorista. Acrescenta que o modelo estará disponível na versão cavalo-mecânico nas configurações 6X2 e 6X4, sendo esta segunda com eixos em tandem de redução simples ou dupla. O trem de força será integrado ainda pelo motor Paccar de 12,9 litros e potências na faixa de 410 a 510cv, além da caixa ZF de 16 velocidades, com opção para a versão automatizada AS-Tronic. O sistema de freio será a tambor nos eixos dianteiros e, opcionalmente, com sistema pneumático com ABS. Além dos planos de se estabelecer no Brasil, a DAF aproveitou a Fenatran para apresentar os produtos que oferecerá ao mercado brasileiro. O presidente da empresa no Brasil, Marco Antonio Davila, acrescentou que será oferecida uma linha completa de caminhões no Brasil. “Quando a fábrica entrar em operação, em 2013, a produção terá início com o XF105 e será imediatamente seguido pelos modelos CF (médios e semipesados) e pela série LF (distribuição)”, concluiu. Em relação ao pós-vendas, a empresa diz que introduzirá no País assistência 24 horas e sete dias por semana e será baseada no DAF International Truck Service (da Europa) e no Paccar Customer Center (América do Norte) no momento em que as primeiras unidades DAF forem entregues aos clientes.

SINOTRUK – A família A7 equipada com motorização Proconve P-7, é a grande novidade da marca chinesa, que pretende encerrar o ano de 2011 com a venda de 1.200 unidades do modelo atual, o Howo 380. A nova geração de caminhões pesados da marca foi apresentada na Fenatran e será lançada oficialmente em março de 2012, com início das vendas em abril de 2012, conforme adiantou Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil. Junto à nova linha, foram anunciados a compra de uma área em Curitiba e que a empresa tem planos de iniciar uma operação CKD no Brasil para a montagem dos veículos.

Os novos pesados serão disponibilizados ao mercado brasileiro com motor Sinotruk D12 Euro V e injeção common rail e potências de 420 e 460cv, com tecnologia SCR para atender às normas de emissões Proconve P-7. De acordo com Joel Anderson, a CNHTC (China National Heavy Duty Truck Corporation) fabricante dos caminhões Sinotruk, sabia do Proconve P-7 a partir de janeiro de 2012 e começou a desenvolver um motor de 12 litros, com tecnologia Euro 5 para os mercados brasileiro e turco.

A linha A7 chega ao Brasil nas configurações de tração 4X2, 6X2 e 6X4, opção de transmissão manual de 12 e 16 velocidades ou automatizada AMT Smart Shift, de 16 velocidades, e freio motor com potência de frenagem de 230 a 250cv de potência e combinações com os sistemas ABS e ASR (antideslizamento), EBL (distribuição eletrônica da força de frenagem) e TPM (monitor de pressão dos pneus).

A estratégia da empresa está baseada em oferecer um produto extrapesado competitivo aliado a uma relação custo/benefício atraente para os transportadores. Atualmente com 30 concessionárias em atividade, a Sinotruk Brasil espera terminar o ano de 2011 com 42 unidades inauguradas, para então passar à fase seguinte, da certificação das casas, ainda no primeiro semestre de 2012. “A certificação faz parte da busca pela excelência na área de pós-venda responsável pela fidelização do cliente à marca”, conclui o diretor geral da empresa.

SHACMAN – Marca chinesa que também está iniciando suas operações no Brasil com caminhões pesados, fez o lançamento oficial de cinco produtos que pretende disponibilizar no País a partir do próximo ano. A linha TT 420, nas configurações 6X4, 6X2, 4X2, é um cavalo-mecânico estradeiro para tracionar composições articuladas e que a empresa classifica que será seu carro-chefe da linha no Brasil. João Comelli, diretor de produto da Metroshacman, afirma que os extrapesados representam um segmento no qual a empresa estará competindo com bastante força. A linha TT é disponibilizada nas versões 385 6X4 e 385 4X2.

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A marca conta ainda com a linha de caminhões LT (cabina e chassi) e DT 385 6X4 (basculante), ambos disponibilizados no País com motor de 420cv. De acordo com a Metroshacman, os dois produtos reúnem características técnicas para uso nos setores de mineração, madeireiro, canavieiro e de construção. João Comelli explica que os caminhões Shacman chegam ao mercado brasileiro apresentando o mesmo nível de tecnologia e qualidade das marcas já existentes. “O grande diferencial da Shacman é oferecer as mesmas potências e o mesmo nível de tecnologia com preço de aquisição do produto um pouco abaixo daquilo que há no mercado”, complementou. O motor é Cummins, caixa de câmbio com tecnologia Eaton, eixos com tecnologia MAN, quinta roda Jost e radiador Behr são alguns dos itens destacados pela empresa.

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O diretor comercial de marketing da empresa, João Miguel Capussi, acrescenta que os produtos da marca têm tecnologia europeia e que foram testados e homologados para as condições brasileiras. A vendas começam a ser realizadas em janeiro de 2012 e a meta é comercializar mil caminhões durante o ano. A empresa conta com Centro de Distribuição de Peças em Recife/PE e um Centro de Logística na cidade de Boituva/SP. Capussi acrescenta que 16 concessionárias começam a operar no mês de janeiro em cidades das regiões Nordeste (Salvador/BA, Aracajú/SE, Recife/PE, Fortaleza/CE, Maceió/AL e Natal/RN), Sudeste (São Paulo, Guarulhos, Boituva, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba, todas no Estado de São Paulo, e Vianas/ES) e na região Sul (Cascavel/PR e Videira/SC).

Foton – Diferente de outras marcas chinesas, a Foton está chegando ao Brasil para concorrer com três modelos no segmento de caminhões urbanos, todos com três anos de garantia. O menor é o semileve Foton Aumark 1031, com PBT de 3.490 kg, equipado com motor Cummins 2.8 e potência de 106cv a 3.600rpm e dotado de sistema de tratamento de emissões EGR. Nos planos da empresa, o modelo será o carro chefe de vendas da marca no País.

Os outros dois modelos da família Foton, o Aumark 1051 (para 6,5 toneladas de PBT) e 1089 ( para 8,5 toneladas de PBT) são equipados com motor Cummins ISF 3.8 e 140cv a 2.800rpm e sistema de tratamento de emissões SCR. Todos os três modelos são equipados de série com freio BS e aparelho de ar-condicionado. A previsão da empresa é comercializar duas mil unidades em 2012, mas a meta é chegar em 2015 com participação de 15% no segmento de caminhões leves. As três primeiras concessionárias Foton no País devem ser inauguradas no início de 2012 e são de propriedade de Luiz Mendonça de Barros, presidente da empresa no Brasil, que tem a expectativa de ter investimento acumulado de 30 milhões de reais entre o primeiro contato com os chineses, em 2009, até o lançamento das três primeiras concessionárias, no início do próximo ano.

Pneus

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A Cantu Pneus aproveitou sua participação na Fenatran para anunciar a importação de dois novos produtos da marca sul-coreana Marshal: os pneus KRS03 e KRD03. Segundo a empresa, ambos possuem a tecnologia ICOS (Sistema Integrado de Otimização de Componentes) que proporciona a redução de desgaste, além de maior durabilidade do talão e da carcaça.

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A Bridgestone Bandag apresentou o RFID Gate, que possibilita a leitura das informações dos pneus no momento em que o veículo passa pelo portão da transportadora, onde o equipamento de leitura do chip existente no pneu é instalado. Além disso, a empresa lançou três novos pneumáticos: os modelos M814, M840S e L320.

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A Sumitomo Pneus, marca que anunciou recentemente a construção de uma unidade industrial no Estado do Paraná, expôs sua linha completa de produtos para reforçar a imagem da marca no mercado nacional. Outra empresa que teve como meta destacar sua presença no segmento foi a Hankook, que exibiu seus principais produtos da linha pesada.

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Já a Michelin apresentou o 275/80 R22.5 Michelin Multiway XZE, pneu indicado para utilização em todas as posições e otimizado para eixos direcionais de variados tipos de veículos de carga e passageiros. O novo produto é oferecido também com oferta vida total para aquisições até 31 de dezembro. De acordo com a empresa, o produto roda 20% a mais na primeira vida que seu antecessor, o Michelin XZE2 .

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A Continental apresentou ao lado de sua linha de produtos para carga o seu lançamento, o pneu LSU1, na medida para uso urbano por veículos como micro-ônibus e caminhões leves de entrega. Disponível na medida 215/75R17,5, tem como diferencial a profundidade do sulco com 15mm. A companhia apresentou também o sistema online ContiTireFinder, que por meio de um software aponta o pneu mais adequado para o veículo, levando em consideração o segmento, aplicação e o tipo de transporte.

Reformadores

Entre as empresas que atuam na fabricação de componentes para reforma de pneus, a Tipler levou ao público toda a sua gama de produtos e serviços e destacou sua linha Premium, referente ao seu “Pacote de Valor”, iniciado na fábrica e finalizado com um rigoroso controle da frota. De acordo com a empresa, trata-se de um conjunto de ações que visa aumentar a lucratividade dos transportadores, contribuindo para a modernização dos processos e melhorias na gestão do negócio dos frotistas e concessionários da marca.

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A Vipal destacou três novos desenhos exclusivos de banda pré-moldada e a extensão da linha Ecotread, que promete menor consumo de combustível e maior rendimento quilométrico. A empresa lançou também um sistema para o controle da pressão dos pneus, que funciona através de sensores eletrônicos e transmissores de radiofrequência. Denominado de BAT/RF, seu funcionamento é eletrônico, através de sensores instalados no cubo da roda, os quais emitem, a cada dois segundos, informações da pressão de cada um dos pneus. Um leitor fixado na cabine recebe as informações via radiofrequência e emite um sinal luminoso e sonoro caso o pneu apresente baixa pressão. O sistema, que estará no mercado em dezembro, conserva a carcaça e aumenta o índice de recapabilidade do pneu.

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Com o objetivo de reforçar a marca no mercado nacional, a Marangoni expôs seus principais produtos e serviços destacando seu carro-chefe, o Ringtread – sistema de banda de rodagem em anel que, de acordo com a empresa, permite harmonia estrutural perfeita, com máxima adesão e preservação da carcaça. Atualmente, este processo representa cerca de 80% da produção da empresa.

Motores

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Com produtos prontos para atender às normas ambientais brasileiras, que passam a vigorar em janeiro do próximo ano, as fabricantes de motores aproveitaram a Fenatran para lançar oficialmente e mostrar a tecnologia dos seus produtos. A Cummins apresentou novos motores eletrônicos, além de anunciar mudanças nos propulsores ISB 4, ISB 6 e ISL que passaram a ter maior desempenho com menor consumo sem aumentar de tamanho. O motor ISB 4, por exemplo, passou a ter 4,5 litros e potência de 210 cavalos; o ISB 6 subiu para 6,7 litros e 304 cavalos e o ISL de 8,9 litros, desenvolve até 405 cavalos de potência, o qual pode ser disponibilizado também na versão a gás. Entre os lançamentos, destaque para o ISM de 11 litros, com potência de 440 cavalos, destinado a caminhões e ônibus. Outras novidades apresentadas foram os motores ISF 2.8 High Speed Diesel e ISF 3.8 de quatro cilindros, ambos projetados para atender veículos de até nove toneladas de PBT. A empresa desenvolveu ainda catalisadores de ureia que operam diretamente com o ARLA 32 – agente necessário nos modelos que utilizam a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction), caso da Cummins.

A MWM International, também mostrou ao público toda sua linha de motores MaxxForce preparada para atender ao Proconve P-7 formada pelos modelos 3.2H, 4.8H, 7.2H, 10H e 13H. Um destaque da empresa foi a exposição do propulsor MaxxForce 3.2H que atende as legislações do Proconve P-8, fase equivalente ao Euro VI que deverá passar a vigorar no Brasil apenas em 2016. Conforme anunciado, o motor foi testado e aprovado em dinamômetro no Centro Tecnológico da empresa. O engenho é dotado de um sistema de combustão com tecnologia que torna o diesel mais limpo, permitindo que os catalisadores atinjam o nível de emissão exigido na próxima fase da norma brasileira. Comparado ao motor que atende ao P-7, o propulsor equivalente ao Euro VI reduz em cinco vezes a emissão de NOx e em duas vezes o de Material Particulado.

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Petroleiras

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Durante sua participação na Fenatran, a Shell levou ao público o novo portfólio de lubrificantes, renovando as linhas de graxas, óleos industriais e de transmissão. A principal novidade foi a linha Shell Gadus, que unifica todas as graxas da empresa e cria a maior marca de graxa global.

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A Chevron destacou no evento sua linha de produtos Ursa com tecnologia Isosyn que, segundo a companhia, possibilita proteção aos motores de veículos diesel, mesmo em intervalos estendidos de trocas de óleo, além de maior vida útil para o motor e redução dos custos operacionais.

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A Cosan – detentora do direito de uso da marca Mobil no Brasil – exibiu a linha de lubrificantes automotivos Mobil Delvac, para motores diesel, além de lubrificantes e graxas para engrenagens, compressores e transmissão. Mostrou também o Programa “Troca Inteligente”, que permite ao frotista completar ou fazer a troca de lubrificante direto de mini-tanques instalados em sua garagem.

A Petrobras, por sua vez, destacou, por meio de palestras, o diesel S-50 durante sua participação na feira. O diesel, com 50 PPM (partículas de enxofre por milhão), é necessário para os motores que serão produzidos a partir de janeiro de 2012, atendendo à norma do Proconve P-7.

Rastreamento

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O segmento de rastreamento apresentou uma série de soluções de telemetria para gestão de frota. A Autotrac, por exemplo, levou o sistema Prime, voltado ao mercado de rastreamento, comunicação e telemetria de frotas. Segundo a fabricante, o produto une o melhor da comunicação via satélite com as vantagens da comunicação via celular, proporcionando cobertura integral, velocidade e robustez à operação.

Entre os produtos divulgados pela Sascar, empresa especializada em soluções para gestão e rastreamento de veículos, o destaque foi SasCarga Full SAT, serviço ideal para transporte de cargas de alto valor, o qual permite o rastreamento, localização e gerenciamento logístico, operando por meio da combinação da tecnologia via celular e satélite, com abrangência em todo o território nacional.

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O destaque da Onixsat foi a tecnologia IsoData Pro, que permite ao motorista de caminhão o livre envio de mensagens de texto com baixo custo, recebimento e envio em curto espaço de tempo, através da tecnologia satelital Inamarsat/SkyWave. A empresa apresentou também o OnixSpy2, rastreador portátil que utiliza comunicação GPRS e sinal GPS para mensagens de posicionamento do veículo, além da recepção de comandos e possibilidade de escuta sigilosa.

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O grupo ZATIX apresentou o portifólio de soluções de telemetria para gestão de frota, inovações tecnológicas voltadas para prevenção de acidentes e segurança da carga, além da linha de produtos de sua marca Omnilink. Entre os produtos, um dos destaques foi a nova versão da telemetria Omnilink, que gera relatórios para maior controle sobre o uso do veículo, redução de custo com manutenção, combustível e acidente. Outro atrativo foi o novo rastreador de carreta Omni Carreta.

Soluções em transporte

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O destaque da Repom foi o Repom Frete – ferramenta de gestão, controle e pagamento aplicado à contratação de fretes, que permite o cálculo de gastos, a obtenção de informações da operação de transporte em tempo real, o recolhimento, auditoria e o envio de documentos que comprovam a entrega da carga ao cliente. Outro produto da empresa é o Repom Pedágio, que pode ser integrado ao sistema de gestão integrada de fretes possibilitando ao carreteiro pagar o pedágio, sacar o adiantamento, abastecer o caminhão e liquidar o frete com um único cartão.

A NDDigital lançou o NDDCargo, solução para gestão de pagamento eletrônico de frete, coleta e triagem de documentos, aliada a um cartão com funções frete, vale-pedágio e crédito. Na função frete, o motorista recebe os pagamentos de frete e pode utilizá-los para fazer compra na função débito em estabelecimentos de todo o Brasil sinalizados com a bandeira Visa, além de efetuar saques nos caixas eletrônicos da rede Plus e Banco 24 horas.

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Outro pacote de soluções integradas para o mercado de gestão de frota foi apresentado pela Policard. Formado pelos serviços de rastreamento, telemetria e cartões Gestão de Frota e Polifrete, as opções da empresa buscam disponibilizar ao transportador melhorias na performance dos trabalhos realizados, controlar os gastos da frota através do monitoramento online e facilitar a gestão das cargas transportadas.

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Implementos

Apesar das últimas previsões de vendas não terem sido positivas, o setor de implementos se mostra confiante e apresentou uma série de novidades para atender as diversas necessidades do setor de transporte. A Rodolinea anunciou parcerias internacionais com a empresa italiana Menci e a belga Faymonville, além da união técnica da marca AutoLinea com a empresa alemã Febi. Na ocasião, a companhia lançou os produtos da linha 30 anos, com destaque para o novo semirreboque carrega tudo com plataforma giratória, o porta-contêiner e o primeiro silo da marca, que chega ao mercado em 2012, além do semirreboque basculante de alumínio.

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A Librelato, por sua vez, apresentou sete novos produtos, além de mudanças em alguns equipamentos. Entre os lançamentos constaram a carroceria metálica basculante meia cana, além dos semirreboques: articulado silo, furgão alumínio três eixos, porta contêiner três eixos (extensível) para contêineres de 20 e 40 pés, basculante com suspensão deslizante três eixos, tanque quatro eixos, bobineiro e porta-contêiner três eixos espaçados, carga fechada três eixos (lonado) e basculante cilindro frontal.

A Noma lançou a linha Fênix, que substituiu a madeira pelo alumínio, tendo como principal atrativo a resistência e leveza do equipamento. Um dos diferenciais dos novos produtos é a tampa EcoTech, placas com duas camadas de alumínio e uma de polímero, desenvolvidas para substituir o compensado naval. Um dos principais diferenciais da nova tecnologia é ter deixado os produtos mais leves e resistentes. De acordo com a empresa, foram quatro anos de pesquisas e investimentos para se chegar à nova linha de produtos.

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A principal atração da Randon foi a Linha R, que reúne diversas inovações tecnológicas. Formada pela linha graneleira, a primeira a chegar ao mercado, seguida pelo sider, frigorífico base de contêiner, furgão, basculante e tanque multisetas. A empresa expôs também dois produtos da linha leve (carroceria carga seca e carroceria furgão carga geral duralumínio) e o semirreboque carrega-tudo multiuso. Para o atendimento pós-vendas, a Randon apresentou a linha de reposição e serviços com mais de 15 mil itens, disponível nas 78 casas da rede de distrbuidores no Brasil e 62 no Exterior.

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Na Guerra o destaque foi o lançamento de três novos modelos de semirreboques (carrega tudo, basculante sobre chassi e tanque cilíndrico) e da última geração de graneleiro com três eixos distanciados. A empresa deu destaque também para o semirreboque graneleiro com três eixos distanciados e justificou que o equipamento “caiu nas graças do mercado” em 2011, por minimizar os efeitos da resolução 210 do Contran. A nova versão é 140kg mais leve que a geração anterior, mesmo com o acréscimo dos protetores laterais.

Pela primeira vez na Fenatran, a Rodofort realizou o lançamento do semirreboque basculante desenvolvido com aço de alta resistência e disponível para cavalos-mecânicos 4X2 e 6X2. O produto apresentado estava equipado com dobradiças superiores e mancais de articulação da caixa com buchas autolubrificantes, além da instalação elétrica em LED. Como opcionais disponibiliza suspensão mista (sendo o 1º eixo com suspensão pneumática e os demais com suspensão mecânica) e freios ABS.

A Kronorte apostou em implementos para veículos de tração 8X2, com três eixos juntos e capacidade de carga comparada aos bitrens e semirreboques de eixos distanciados. A empresa expôs dois produtos com tais características, tanque (com capacidade de 48.000 litros, suspensão pneumática single, para combinação com trator 8X2) e silos (com capacidade de carga de 38m³) para transporte de granéis líquidos e sólidos, além de uma caçamba basculante (capacidade para 25m³).

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A Rossetti, fabricante de caçambas basculantes, furgões, siders, semirreboques, terceiro-eixo e produtos especiais, com 43 anos de mercado, destacou na Fenatran o semirreboque vanderleia com sistema diferente de basculamento traseiro, equipado de série com inclinômetro que limita o basculamento dentro de uma inclinação segura. Outros produtos da empresa na feira foram a caçamba meia cana que permite a instalação de balança e controle da carga transportada, carga morta e a sobre carga; caçamba conceito, fabricada em plástico, mais leve e destinado ao transporte de materiais corrosivos e o lançamento caçamba modelo LevTec – fabricada em aço – para veículos 8×2 e 8×4 com kit hidráulico mais leve que a versão anterior.

CLIMATIZADORES

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Com objetivo de reforçar sua marca, a Maxiclima expôs sua linha de produtos formada por itens como o Maxiclima Slim, mais compacto e com sistema de pré-resfriamento com novo ciclo; Maxclima modelo premium/master e a geladeira para caminhão.

O destaque da Resfriar, que participou da feira com os climatizadores rodoviários e agrícolas, além do calibrador de pneus, ficou para a nova linha de climatizadores série 6, com formato exclusivo para reduzir a resistência aerodinâmica.

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A ClimaTruck, por sua vez, expôs a sua nova linha de climatizadores, o Basic G3, ArClimma (ar condicionado e climatizador ao mesmo tempo); AC20 truck (ar-condicionado de teto para qualquer caminhão) e o Cooler (ar-condicionado elétrico para uso noturno).

A Climatizar apresentou o mais recente lançamento, Neo Clim, de 11cm de altura com sistema de iluminação externa com Leds SMD de alto brilho adaptável a qualquer modelo de caminhão.

O destaque da Carrier foi o controlador de umidade de refrigeração APX TM, que apresenta acesso à porta USB e garante uma conexão mais prática e rápida. O novo sistema apresenta cinco linhas de informações ao usuário em tempo integral.

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FREIO

A Master aproveitou sua participação na Fenatran para anunciar o aumento de itens de seu portfólio. Entre as novidades estão o freio a tambor tipo “S” came de 410mm de diâmetro; o freio a disco pneumático elsa 225 e a câmara de serviço/emergência HO. Além disso, a empresa exibiu sua linha de válvula para semirreboques.

A Haldex apresentou o novo sistema de freios ABS denominado UABS (sigla em inglês para ABS Universal). De acordo com a empresa, o produto tem como principal diferencial a possibilidade de reparação. O sistema será modular, atendendo todos os tipos de implementos, nas configurações de 2S/2M até 4S/3M. O produto está em fase de testes na Europa e deverá ser avaliado também por clientes brasileiros. Outra novidade levada pela empresa é o P-CSP, dispositivo cujo trabalho é similar ao de um filtro: retém a água, óleo e qualquer outra impureza antes que o ar – saído do compressor – seja lançado ao sistema. O produto é uma versão mais potente do Consep e já está disponível no mercado de reposição. Além disso, a companhia expôs o ModulE, ou EMDB (Electro Mechanical Disc Brake), uma tecnologia que está sendo desenvolvida para levar a frenagem a uma eficácia total, chegando aos limites possíveis das leis da física.

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A Frum, fabricante de cubos de roda, suportes, algemas, braços de suspensão, discos e tambores de freio e peças em ferro fundido cinzento e nodular, com mais de 50 anos de atuação no mercado, expôs na Fenatran uma gama de produtos, com destaque para os tambores e discos de freio e cubos de roda destinados a aplicações em veículos pesados. Os conjuntos montados, kits compostos por cubo de roda, tambor e componentes também foram destacados pela empresa durante o evento.

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OUTROS

Um avançado sistema de suspensão pneumática com eixo auto-direcional foi o principal destaque da KLL Hendrickson, especializada em tecnologia de suspensões para veículos pesados. De acordo com a empresa, trata-se de uma solução que pode ser adaptada em caminhões 4X2, 6X2 ou 6X4, sendo sua instalação totalmente independente do sistema de direção original do veículo e que pode aumentar a capacidade de carga útil do veículo em até 5.500kg, entre outras vantagens.

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A Suspensys realizou uma série de lançamentos durante a Fenatran. Uma das novidades foi a família modular de suspensão concebida para ser usada em cavalos-mecânicos 6X4, 6X2 e 4X2. De acordo com a fabricante, a suspensão se caracteriza pela agilidade da montagem do produto, a redução do peso da peça em até 30% e a possibilidade de troca de alguns componentes, atendendo a diversas configurações de caminhões (highway, pneumática e off-road). A empresa lançou a suspensão pneumática PSY11t para semirreboques, equipamento dimensionado para absorver as 11 toneladas de cargas que passam a ser aceitas em eixos afastados. De acordo com a empresa, o conjunto não necessita de reapertos dos parafusos de fixação do eixo e nem de lubrificação. Outros lançamentos foram a suspensão dimensionada para aplicações severas (heavy duty) e a suspensão fundida otimizada para veículo 6×2.

A Zurlo, empresa que desenvolve soluções em produtos para o transporte rodoviário, apresentou sua gama de itens destinados a atender a demanda das fabricantes de implementos rodoviários. A empresa manteve em exposição kits de suspensão para semirreboque, mesa giratória, rala, engate de contêiner, suspensor pneumático e mola pneumática entre outros.

A SAF-Holland destacou o início da comercialização no mercado brasileiro dos engates Holland (tipo gancho) e também produtos como eixo autodirecional (projetado para reduzir o desgaste dos pneus); suspensões pneumáticas CBX 25 e mecânica (que tem como principal atrativo o fato de ser mais leve do que as existentes no mercado) e a quinta roda em alumínio. De acordo com a empresa, seus engates foram desenvolvidos dentro de um processo de certificação ISO/TS-1649, e se caracterizam por inovações patenteadas para aumentar a facilidade de utilização e proporcionar menos manutenção.

Entre os produtos da Jost expostos na Fenatran, ganhou destaque os sistemas que garantem o acoplamento total da quinta-roda, lançados durante o evento. Isso é possível graças a um sensor que realiza a leitura de três pontos distintos: o primeiro detecta se o pino-rei está na posição correta, o segundo faz a leitura se o manípulo da quinta-roda está na posição de travamento e o terceiro acusa se o semirreboque está devidamente acoplado sobre a quinta-roda. Outro lançamento foi o suspensor pneumático com dispositivo de proteção para caminhões e semirreboques. O equipamento possui um fole pneumático que, em caso de eventual rompimento, se torna uma proteção adicional contra qualquer dano. A empresa apresentou ainda o dispositivo de lubrificação automática Lubetronic 5 Points, que faz a lubrificação automática na quinta-roda, que dispensa a operação manual.

A Fras-le, cujos negócios no Exterior já representam cerca 45% da receita total da companhia, aproveitou sua participação no evento para expor toda a sua gama de produtos e reforçar a marca no mercado, tendo em vista seu desejo de expansão em todo o território nacional, sem contar sua atuação no mercado externo.

A Vlados lançou um cachimbo de descarga selada com componente de regulagem. De acordo com a empresa, o equipamento foi “projetado para auxiliar na operação de descarga por parte dos distribuidores no posto de combustível, ajudando o operador a realizar a atividade com uma conexão mais precisa entre o poço e a descarga selada, já que existe a possibilidade de realizar a regulagem da pressão exercida na conexão, por meio de haste ajustável para o momento do travamento, podendo adaptar-se a qualquer bocal de descarga”.

O destaque da Allison Transmission, fabricante mundial de transmissões automáticas e de sistemas híbridos para ônibus e veículos comerciais, foi sua linha de produtos desenvolvida para o próximo ano. Os produtos agregam sistemas eletrônicos que regem todas as funcionalidades das transmissões da marca.

A Guberman, por sua vez, realizou o lançamento de um novo modelo de computação em nuvem que auxilia na gestão de frotas. De acordo com a companhia, o Frota Saas, software de gestão de frota, foi todo reestruturado e os clientes terão a opção de mais de 20 módulos e centenas de funcionalidade, podendo assim montar o software com as funções mais úteis para sua operação. Conforme anunciado, o novo formato agrega também novas funcionalidades, como a integração a outros softwares de gestão empresarial, a soluções de automação de abastecimento e de pedágios, além de automação de pneus. Com esta função, as informações dos pneus são colhidas por meio de tecnologias de chip de RFID instaladas dentro do pneu e equipamentos digitais específicos de leitura de profundidade dos sulcos e pressão. Em seguida os dados são gravados e transferidos para o software da companhia.

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A Gaff, fabricante de peças para suspensão em poliuretano, com produtos para as linhas Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volvo, Volkwagen, Ford, Volare e carretas apresentou toda a gama de produtos fabricados pela empresa. Uma das metas da empresa no evento foi destacar sua marca e torna-la mais conhecida junto ao grande público do setor do transporte rodoviário.

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A WTransnet, empresa especializada em soluções para a contratação de cargas e caminhões, apresentou durante o evento as ferramentas que disponibiliza para o setor do transporte. Entre as soluções divulgadas, destaque para os sistemas Bolsa de Rotas Fixas e Autônomos com Referências. A primeira tem o objetivo de contribuir para a contratação estável de transportadoras interessadas em trabalhar de forma habitual com autônomos da comunidade WTransnet. Ela permite a empresa lançar no mercado as ofertas de rotas esporádicas e transportadoras anunciarem onde têm os caminhões de forma habitual. Já o produto Autônomos com Referências permite ao associado verificar a qualidade e fiabilidade das transportadoras ao consultar suas referências com outras empresas do segmento.

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Ressaltando a comodidade que seus produtos proporcionam ao profissional da estrada, a Elber Geladeiras marcou presença na Fenatran exibindo sua linha de geladeiras em diferentes tamanhos, de 70, 65, e 24 litros, que funcionam com sistema bivolts (12 e 24). Um dos pontos destacados pelos profissionais da empresa foi a economia de até R$ 540,00 por mês, que o motorista pode obter com alimentação utilizando geladeiras da marca no caminhão. Outras vantagens estão no fato dele poder levar nas viagens comidas de qualidade preparada em casa, além de frutas, carne fresca e água gelada.

A Platodiesel, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, levou sua gama de produtos para usinagem, embreagens remanufaturadas para ônibus, caminhões e linha agrícola. Entre os produtos, a empresa destacou o Mancais de Embreagem para aplicação em caminhões das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagen da linha Premium, além da embreagem de 430 mm para caminhões pesados das marcas Volvo, Scania, Iveco, Volkswagen e Mercedes-Benz.

A Capanema aproveitou sua participação para apresentar ao mercado a nova linha de produtos para 2012. Batizada de Evolution, é composta por cinemático com exclusivo sistema que facilita a troca do retentor; novo climatizador que dispensa o uso de palha; rodocalibrador interno – cujo diferencial está no sistema que não utiliza mangueiras -, além das novas calotas, mais robustas e disponíveis em diversas cores.

A Alcoa, que levou diversos produtos para expor no evento, lançou duas novas medidas de rodas forjadas de alumínio: 17.5x 6.75 e 17.5 x 6.00 e apresentou ainda as vantagens que podem ser obtidas pelo transportador com a redução de peso usando o produto.