Por Daniela Giopato

Os sistemas que ajudam o transportador a ter o controle da frota, pré-determinar rotas e a proteger a carga e o veículo dos constantes roubos de carga, ou qualquer tipo de ação que lhe traga prejuízo e ainda poder intervir a quilômetros de distâncias, estão cada vez mais solicitados pelas empresas e transportadores autônomos, num ritmo que proporcionou uma grande ascensão ao segmento.

Atualmente, existem mais de 300 empresas atuando no mercado brasileiro, segundo dados do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária -, um dos órgãos que validam a qualidade dos equipamentos, comprovam essa tendência. Aliás, o Centro avaliou 120 empresas e apenas 80 aprovadas. Na opinião de André Luis Turina, coordenador técnico do Cesvi, o principal motivo que levou estas empresas a crescerem é a eficiência do sistema e a confiança por parte da seguradora, que usa o sistema para reduzir o risco. “As seguradoras exigem a instalação dos rastreadores, aceitando veículos somente com o aparelho”, acrescenta.

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OnixSat oferece manual do motorista com instruções de uso do rastreador e teclado que permite que o profissional envie mensagens para sua casa

Outro ponto observado por André é a versatilidade do segmento que garante um futuro ainda mais promissor. “Além de rastrear, é possível, por exemplo, controlar uma frota de caminhões sabendo qual a velocidade utilizada, as paradas que foram realizadas, qual o percurso utilizado e várias outras informações, ou seja, é um dispositivo de segurança, em relação ao roubo de carga e furto e também um gerenciador de frota”.

As empresas que fazem parte desse segmento já perceberam que para se destacar num mercado tão competitivo e conquistar o cliente – que varia desde o motorista autônomo com um caminhão até o grande frotista – é necessário oferecer mais do que soluções de rastreamento e monitoramento. A Autotrac, por exemplo, empresa que está completando 14 anos de atuação no País, acredita que o que vale mesmo é a expertise. “O mercado em geral está em ascensão e este cenário faz com que todos os dias apareça uma solução de rastreamento “dita como nova” e por um terço do valor. Por isso, é preciso estar atento, são poucas as empresas que realmente oferecem uma estrutura eficaz por trás de toda essa tecnologia”, afirma Rodrigo Costa, diretor da Autotrac.

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Sistema da Controlsat permite que o próprio usuário acompanhe o posicionamento dos seus veículos e bloqueá-los se for necessário

Um dos diferenciais da Autotrac, apontados por Rodrigo, é a área de pesquisa e desenvolvimento e uma estação terrena de comunicação própria. “Esses dois itens estão por trás de todos os produtos oferecidos no mercado e faz com que estejam sempre atualizados e ofereçam mais confiabilidade às informações; atendimento com 14 unidades de negócios e 19 pontos de apoio espalhados pelo Brasil, além de tecnologia de ponta com sensores de identificação própria”.

A empresa disponibiliza produtos que permitem a visualização e controle da frota e emissão de relatórios entre outras ações. São eles, o Autotrac Satelital (para o pequeno, médio e grande frotista, para médias e longas distâncias), Autotrac Frotista (carreteiro com dois ou três caminhões), Autotrac Celular (curta distância) e Autotrac Auto (cargas de menor valor agregado e redundância em veículos já rastreados) e o Autotrac Caminhoneiro, este com benefícios exclusivos para os autônomos.

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Central de monitoramento da Graber funciona 24 horas por dia e opera em conjunto com as empresas operadoras de risco

Conforme explica Rodrigo Costa, no caso dos motoristas, as vantagens dos produtos Autotrac vão além da qualidade oferecida. Os que optam em equipar o caminhão com rastreador se sentem mais seguros e conseguem cargas mais valiosas, além de aumentar o leque de opções na hora de carregar. “O Autotrac Caminhoneiro pode ser financiado em 42 meses e isenta o motorista da taxa de comunicação, que fica sob encargo da transportadora que o contratar”.

De acordo com Costa, cerca de sete mil empresas que utilizam software Autotrac são incentivadas a contratar carreteiros que têm o equipamento da marca instalado no caminhão. Estes estão, automaticamente, listados no site da empresa. “Assim, aqueles que querem crescer profissionalmente conseguem aumentar a sua carteira de clientes. Tenho casos de carreteiros que saltaram de 4 a 5 viagens no mês para 12”, exemplifica.

Ricardo Imperatriz, diretor de marketing da OnixSat, também acredita que em um futuro próximo, assim como aconteceu em outros segmentos, o setor de rastreamento passará por uma seleção natural e apenas as boas empresas vão se destacar e crescer. “As de má qualidade já estão desaparecendo do mercado. Hoje o cliente sabe bem o que é rastreamento e tem inúmeras necessidades. Isso tem contribuído para peneirar o mercado e restringir a chegada de empresas com baixa tecnologia”.

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O Auto Busca, da Ituran, para empresas pequenas e pessoas físicas, visualiza o veículo e permite a localização de estabelecimentos, entre outros itens

Atualmente, a OnixSat disponibiliza oito produtos nas linhas OnixSat e Jabur Sat. São eles: o OnixSpy (rastreador portátil), OnixSmart Híbrido (tecnologia de comunicação satelital e GSM/GPRS com inteligência embarcada), OnixSmart GPRS, JaburSat III (híbrido), JaburSat II (Satelital), JaburSat Sky (puro satelital), JaburSat City (puro GPRS) e JaburSat Náutico (satelital focado no mercado de embarcações).

A inteligência embarcada utilizada na nova linha OnixSmart é um diferencial da empresa e proporciona, segundo Ricardo, um melhor controle dos veículos e das cargas através de algumas situações, tais como movimentação indevida, criação de pontos de controle, cerca eletrônica, roteirização e mensagens com parametrização e comandos.

Apesar de a OnixSat ter sua atuação focada tanto em empresas quanto em autônomos – e oferecer soluções de rastreamento que atendem às necessidades de quem tem um ou mil caminhões -, Ricardo Imperatriz explica que os motoristas têm vantagens como o financiamento em até 42 vezes e treinamento. “O carreteiro recebe no ato da instalação do produto um Manual do Motorista com as instruções de uso do rastreador, treinamento para operar o sistema”. Além disso, as interfaces são “amigáveis” e a família pode enviar e receber mensagens de sua casa, via computador, para o teclado instalado no caminhão”, conclui.

“Ficará no mercado apenas as empresas sérias, cujos produtos garantam economia e segurança para o usuário, cumpram com os padrões de exigência e ofereçam altos níveis de segurança, opina Hélio Kairalla, diretor comercial da Controlsat, do grupo Schahin. Atualmente, a empresa oferece dois sistemas de rastreamento: o ControlCell 4000 e o ControlCell Flex. Segundo Kairalla, o diferencial é a cobertura nacional, a possibilidade do próprio usuário acompanhar o posicionamento dos seus veículos (simultaneamente e 24 horas por dia) e bloqueá-lo, se necessário.

O ControlCell Flex é voltado para frotas, transportes de cargas e gerenciamento logístico. Com o sistema via satélite plug-in, o cliente adquire o equipamento com o sistema GSM de celular e pode optar pela utilização do módulo satelital, monitorar várias funções do caminhão de acordo com a necessidade de cada uma das rotas. A cobertura abrange toda a América Latina e o posicionamento do veículo pode ser dado a cada dois minutos. A empresa comercializa o kit móvel Controlcell que, segundo Kairalla, atende a uma solicitação do mercado de carga, cada dia mais necessitado de otimizar suas viagens.

Outros produtos disponibilizados pela empresa são o Controlcell Nano – por ser menor que um aparelho celular pode ser transportado no bolso, debaixo do banco etc – e o Controlcell Co-piloto, por meio do qual o cliente pode se beneficiar de uma série de informações que lhe proporcionam economia de combustível, pneu, motor, óleo lubrificante, freio, embreagem e cardan, entre outros. “Os registros e a gestão das informações são feitos por uma Central de Operações que os disponibiliza por meio de contato telefônico, e-mails ou relatórios. Uma equipe especializada da empresa dá orientações sobre a interpretação e as aplicações dos dados obtidos pelo sistema”, explica.

Para 2008, a Controlsat está disponibilizando dois novos produtos, o Finder e o ControlCell 4000S. O Finder funciona como um backup do rastreador já instalado e age independente. É acionado em casos de desligamento inadequado do rastreador previamente ativado. Já o ControlCell 4000S é uma nova versão do ControlCell 4000 com outras funcionalidades agregadas.

O futuro do segmento de rastreamento e monitoramento, segundo Paulo Félix, gerente de marketing e tecnologia da Graber Rastreamento, está relacionado com um melhor serviço e custo benefício para os clientes. “A princípio, os gerenciamentos de cargas de melhor qualidade comprovada deve prevalecer, portanto, muitas empresas terão dificuldades em arcar com os custos de infra-estrutura e atualização tecnológica. Com isto, algumas perderão espaço e poderão fechar as portas”, opina.

O serviço de rastreamento da Graber é oferecido através da Central de Monitoramento que funciona sete dias na semana, 24 horas do dia. “Oferecemos o serviço para casco, para os procedimentos de carga operamos em conjunto com as gerenciadoras de risco, que em geral, não oferecem monitoramento para o casco, quando o período de acompanhamento de carga termina. Temos instalados os softwares de rastreamento para diversos tipos de rastreadores do mercado, e o nosso serviço não se encerra mesmo que o cliente também esteja sendo monitorado por uma gerenciadora de risco”, explica Félix.

Outra opção da empresa é o serviço de rastreamento quando o cliente já possui um rastreador. Dependendo dos requerimentos do Plano de Gerenciamento de Risco (PGR), a empresa oferece um rastreador que pode ser monitorado por uma gerenciadora de risco. O processo pode ser visualizado na WebGraber, uma ferramenta de interface on line que permite, em tempo real, a visualização e monitoramento do veículo pelo próprio cliente, e a geração de relatórios de atividades, em qualquer região do País.

Em relação à área de atuação da empresa entre os veículos pesados, 60% correspondem aos motoristas autônomos e 40% às pequenas e médias transportadoras. “Disponibilizamos o Graber Vídeo Móvel, uma câmera que registra e transmite imagens em tempo real do interior da cabine, das laterais e interior do baú de carga, transmitindo imagens de acordo como determina a situação”, comenta Félix. Além disso, a família do motorista consegue, por meio da internet e liberação de senha, saber onde o veículo se encontra, e caso o motorista tenha o teclado é possível enviar mensagens. Segundo ele, apesar do sistema operacional já ter sido bem assimilado pelo setor de veículos pesados, a Graber oferece treinamentos com palestras sobre o sistema, atendimento pré-venda, com rede de instalação e assistência técnica e o CAC – Centro de Apoio ao Cliente.

Na opinião de André Rossetti, diretor geral da Control Loc, poucas empresas se sustentarão neste mercado, pois ficarão apenas as melhores em atendimento, tecnologia e qualidade. “Os nossos produtos oferecem alguns diferenciais, como Data Center próprio, inteligência embarcada, software personalizado de acordo com a operação do cliente e software para controle logístico”, informa.

A empresa também oferece software para o monitoramento e um sistema on line (via internet em tempo real) e trabalha em parceria com as gerenciadoras de risco e transportadoras, que têm seu próprio monitoramento. “Através de ambos é possível acompanhar 100% da frota”, acrescenta Rossetti.

Para o segmento de transporte rodoviário de Cargas, empresa oferece um rastreador que utiliza as tecnologias GSM/GPRS e GPS para a comunicação e acompanhamento em tempo real do veículo. O rastreamento da frota acontece através do sistema GPS de localização (latitude e altitude) e mais transferência de dados por telefonia celular, GSM/GPRS.

Em relação aos hardwares disponibilizados estão o Control Loc GSM/GPRS, Control Loc Total (GPRS + Satélite Inmarsat D+) e Control Loc Telemetria. E os sistemas oferecidos são o Control Fleet (gestão de segurança), Control Web (gestão de monitoramento), Control Delivery (gestão de logística) e Control Manager (gestão de telemetria).

Marcelo Orsi, diretor de marketing da Trakker do Brasil ( empresa do Tracker VSR Group), também defende que a tendência é a redução do número de empresas com o passar do tempo. Acredita que o mercado passará por uma reestruturação, seja ele proveniente dos usuários e consumidores que passarão a fazer uma seleção natural baseados na qualidade e entrega dos serviços, ou através de órgãos que validam a qualidade dos equipamentos e dos serviços prestados, como por exemplo, a ABNT e a Cesvi”, opina.

A empresa oferece soluções para o rastreamento e monitoramento do casco e da carga. Para o casco disponibiliza o Tracker Auto (radiofreqüência) e o Tracker Monitor Plus (radiofreqüência, GPS e GPRS) e para a carga o Tracker Carga (localização GPS e LBS e monitoramento via Internet). “Um dos diferenciais da empresa é a equipe de pronta resposta 24 horas por dia e cobertura nacional e países vizinhos, com tecnologia LoJack.

O Tracker Auto permite rastrear e localizar veículos mesmo em lugares fechados, sem interferência ou área de sombra. O Tracker Monitor Plus possibilita o monitoramento 24 horas por dia com informações cartográficas e mapas digitais detalhados, além de rastreamento em casos de roubo ou furto através da tecnologia de radiofreqüência. Já o Tracker Carga por ser portátil e ter tamanho reduzido, pode ser colocado de forma camuflada dentro de carga ou mercadorias para o rastreamento e monitoramento dentro e fora do País.

Apesar da área de atuação da empresa se concentrar nas frotas, os motoristas autônomos vêm mostrando interesse com o Tracker Monitor Plus. “Tivemos uma grande procura por parte dos autônomos, pois este equipamento possui melhor relação custo x benefício do mercado, possibilitando o consumidor a monitorar e gerenciar seu veículo ou pequena frota”, explica Orsi. Após a instalação do equipamento, o motorista recebe um manual detalhado sobre as informações do produto e tem a disposição um pronto-atendimento 24 horas por dia, que oferece suporte a eventuais dúvidas.

A Ituran, por sua vez, disponibiliza soluções de monitoramento e rastreamento de veículos para operações logísticas, controle de frotas e gerenciamento de risco voltado à prevenção do roubo de carga, além de centrais e monitoramento para o grande, médio e pequeno frotista. O Frotas On Line atende proprietários de frotas com até 30 veículos e permite ao empresário monitorar seus veículos em qualquer computador, via Internet, com seu login e senha e emitir relatórios periódicos, cerca eletrônica, sensores e etc.

Para o pequeno frotista, e até mesmo pessoa física, a empresa disponibiliza o Auto Busca, também via internet. O produto, que visualiza apenas um veículo por vez, permite a localização de estabelecimentos da cidade, roteirização para endereços, relatórios e impressão de mapas. Os clientes da empresa contam também com a Equipe de Pronta Resposta, formada por profissionais qualificados para situações de emergência, equipados com helicópteros, carros ou motos, 24 horas por dia nos sete dias da semana.

O gerente de marketing da empresa, Pedro Coli, explica que o monitoramento da frota pode ser efetuado com total autonomia e sigilo pelo cliente através de um terminal (microcomputador) remoto, instalado diretamente na empresa. “Instalamos uma estação de trabalho, que possibilita a visualização dos veículos em operação, a emissão de relatórios de controle em intervalos de 15 minutos, cerca eletrônica, botão de emergência, entre outras opções, é uma boa alternativa para o grande frotista, que precisa de velocidade nas informações”.

Para Sandro Azevedo, superintendente comercial da Sascar – empresa há sete anos no mercado-, apesar do mercado estar bem competitivo há espaço apenas para aquelas que prestam serviço de qualidade com alta tecnologia, este é o desafio de quem quiser explorar este mercado. “A Sascar investe muito em serviço com qualidade. Esse é o nosso diferencial”.

A Sascar disponibiliza para o mercado o Sascarga, solução de rastreamento com foco em logística e segurança da carga, unindo a localização do GPS à transmissão e recepção de dados via rede celular GSM/GPRS; o Sascaravs, evolução do Sascarga com telemetria, câmeras de vídeo e mensagens de voz orientativas aos motoristas e o Sascargasat é o sistema híbrido de comunicação, onde não há cobertura celular GSM, transmissão e recepção de dados são feitas por satélite Inmarsat D+.

“Estamos levando uma nova proposta para o mercado que é a comercialização de serviços utilizando o rastreador como meio. Logística, segurança da carga, segurança patrimonial, telemetria são alguns dos exemplos de serviços disponíveis cujo cliente paga um valor mensal contendo a habilitação do rastreador, a comunicação, o suporte técnico-pósvenda, instalação e assistência-técnica com atendimento nível nacional”, explica Sandro.

Para os motoristas de caminhão, a empresa disponibiliza o Sascar GSM com linha de financiamentos próprios de 12, 24, 36 e 48 meses e treinamento na instalação do uso do produto. “Hoje os motoristas estão mais interessados na tecnologia, pois enxergam a utilidade para segurança dele e ainda abre novas oportunidades de carga que ele não podia carregar sem o sistema”, afirma Azevedo.