A Cummins – que fechou o ano de 2006 com 70 mil motores produzidos na unidade brasileira e vendas de 739 milhões de dólares na América Latina, um crescimento de 21% sobre o resultado de 2005 -, anunciou a instalação de uma nova empresa do grupo no Brasil, a Cummins Emission Solutions, cujo objetivo é desenvolver soluções para redução de emissões. A nova divisão, que opera nos Estados Unidos desde 2002, vai atuar na produção e comercialização de equipamentos como catalisadores, filtros e outros elementos.

2000t
Catalisadores Cummins Emission

“Trata-se de um negócio ligado à nossa responsabilidade ambiental e social”, disse Luiz Pasquoto, diretor técnico comercial da companhia no Brasil, cuja sede é em Guarulhos, ao lado da cidade de São Paulo. O objetivo da nova empresa é desenvolver soluções para a redução de emissões de gases e ruídos dos motores para atender a legislação ambiental dos próximos anos. “ Os motores atuais vão precisar de complementos para atingir os limites de emissões do Euro 4, como filtros, sensores, catalisadores etc”, explica Pasquoto.

Até a Euro 3, em vigor no Brasil desde janeiro deste ano, era possível atender as exigências apenas com configurações de peças do motor, mas para a próxima fase – que entra em vigor no Brasil em 2009 – serão necessários equipamentos e instrumentos para tratar os gases liberados. A meta é atender todos os fabricantes de motores instalados no País, os quais enfrentam o problema de não ter à disposição um diesel adequado aos engenhos modernos.

A Cummins Emission Solutions começa a operar no Brasil a partir deste ano na mesma planta de motores, em Guarulhos, e vem se juntar a outras empresas do grupo como a Cummins Filtration (filtros), Cummins Turbo Technologies (turbinas) e Cummins Power Generation (sistemas de geração de energia) (JG).