As diferenças entre um caminhão comum e um caminhão fora-de-estrada, como aqueles que rodam apenas dentro das cavas a céu aberto, vão muito além das características físicas como as dimensões exageradas. Essas diferenças são notáveis também ao se examinar o conjunto mecânico, em especial, o trem de força. Aliás, sob esta ótica, os gigantes das minas têm mais semelhanças com uma locomotiva do que propriamente com um caminhão normal.

A tração na maioria deles (exceto em alguns modelos Caterpillar) é realizada sem eixo cardã e diferencial, mas sim através de motores elétricos, um para cada roda no eixo traseiro. Neste caso, o motor diesel é utilizado para produzir energia para os geradores, que por sua vez, produzem força para os motores elétricos, sempre aos pares em cada eixo de tração.

Tradicional fabricante de veículos para construção, escavação e mineração, a Terex produz modelos que vão desde 120 até 360 toneladas métricas de capacidade de carga.

Alguns destes grandes fora-de-estrada trabalham em minas como as de Carajás (PA) e as de Itabira (MG). Em Itabira há algumas unidades Caterpillar 793 (com conjunto de tração mecânico) e Terex MT 4400 (tração elétrica), ambos com capacidade para até 240 toneladas líquidas, o que soma aproximadamente 120m³ de material.

Em Tulsa, nas planícies centrais dos EUA, são fabricados os pesadões Terex da série Unit Rig, especiais para aplicações em minerações. Há dois modelos de tração: sem ou com corrente alternada (AC), sendo que as unidades AC têm como vantagem a diminuição no número de componentes que se desgastam na transmissão elétrica. No lugar do gerador há um imenso alternador que produz energia diretamente para os motores de tração.

Os propulsores que acionam os motores elétricos podem ser da marca alemã MTU de 65 litros ou Cummins de 60 litros, ambos de 16 cilindros e capazes de gerar 2.487cv de potência líquida.

O peso do veículo? Vazio, o MT 4400 tem cerca de 173 toneladas e pode pesar em torno de 400 toneladas carregado. Só para se ter uma idéia das capacidades, o tanque de combustível básico pode levar 3028 litros de diesel (há um opcional para 4920 litros) e o sistema de arrefecimento é dimensionado para receber 590 litros de líquido.

O Terex MT4400 mede pouco mais de sete metros de altura, tem oito metros de largura e seu comprimento passa dos 14 metros. A caçamba quando levantada alcança quase 13 metros de altura.

Para frear uma montanha ambulante como essa há o auxílio de um equipamento retardador que desenvolve 4.300cv de potência de frenagem.

A cabine possui espaço para duas pessoas e conta com coluna de direção ajustável, aquecedor e condicionador de ar, além de amplos retrovisores e câmeras para marcha à ré.

A Terex durante a década de 70 fabricou um fora-de-estrada 6X4 para 320 toneladas, o maior do mundo àquela época. O equipamento operava em algumas minas no Canadá e utilizava um gigantesco motor diesel de 16 cilindros, que rendia 3000cv (o mesmo empregado nas locomotivas feitas pela General Motors, através de sua ex-associada EMD – Electro-Motive Division). Os pneus são 40.00×57 e os dois eixos em tandem possuíam quatro motores elétricos de tração.

Hoje um desses Titan fica exposto em Sparwood, no oeste canadense. A cidade é conhecida como a casa do maior caminhão do mundo e o Terex Titan 33-19, com seus 20 metros de comprimento fica exposto na entrada do local. E de fato foi o maior do mundo de 1974 até 1998, quando a Caterpillar lançou seu modelo 797B em 1998, cujo peso bruto alcançava 624 toneladas.

A Terex, que já pertenceu ao grupo GM, já teve uma unidade de produção em Belo Horizonte, desativada na década de 80. Lá eram produzidos motoescreipers, pás carregadeiras e pequenos fora-de-estradas que utilizavam motores MB, Scania ou Cummins.

Outros tradicionais fabricantes de caminhões da mesma capacidade para operar em minas de superfície são as japonesas Komatsu e Hitachi (detentora das marcas Euclid e Dresser Haulpak), além da alemã Liebherr. Estas, assim como a Cat e a Terex já têm modelos para 380 toneladas de carga. (SMC)