Segundo o Artigo 227 da Constituição Brasileira, “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Esse é um dos artigos mais importantes da nossa Constituição. De fato, é o único artigo da Carta Magna que usa a expressão “absoluta prioridade”. Ou seja: não há nada mais importante do que as nossas crianças e adolescentes.

Muitas crianças e adolescentes brasileiros ainda vivem em situação de vulnerabilidade. Nas estradas, o Brasil ainda enfrenta o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse mês, em que comemoramos “O Dia dos Pais” é uma boa oportunidade para fazer essa reflexão. O papel de todo pai – e de toda mãe – é educar seus filhos, cuidar de sua saúde e segurança e transmitir valores. Todos somos “pais” da infância e temos o papel de zelar por ela.

Nós, da Childhood Brasil, através do Programa Na Mão Certa, trabalhamos há alguns anos com os caminhoneiros. Temos o propósito de dar informações sobre a proteção de direitos. Caso se depare com situações de exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie: disque 100. A ligação é gratuita e anônima.

Você, como pai, cidadão e profissional da estrada, é um agente de proteção de crianças e adolescentes em tempo integral!

Faça parte da Childhood Brasil e do Programa Na Mão
Certa

Para saber mais, acesse:
Childhood Brasil www.childhood.org.br
Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br