Por João Geraldo  Fotos Fernando Favoretto

A oferta de veículos semileves para operação de cargas em áreas urbanas está cada dia mais bem atendido no Brasil, com novos produtos que incorporam soluções quem vão de encontro às necessidades dos clientes que operam este tipo de transporte. Um dos mais recentes a chegar ao País é a versão chassi do Ford Transit, um veículo para até 3.500kg de PBT, que carrega uma boa dose de tecnologia e desempenho para conquistar clientes no segmento que atua.

Disponibilizada ao mercado brasileiro em março deste ano, a Transit Chassi comemorou no final de abril a produção de seis milhões de unidades produzidas em todo o mundo, e 46 anos de mercado a serem completados no próximo mês de agosto. Trata-se, portanto, de um modelo consolidado mundialmente e que busca junto aos transportadores brasileiros o mesmo sucesso obtido em outros países.

Após rodar pelas vias da cidade de São Paulo, principalmente naquelas aonde existem restrições de circulação de caminhões, com uma unidade cedida pela Ford, a equipe da Revista O Carreteiro constatou que o conjunto de qualidades do veículo, que reúne versatilidade para o transporte urbano, desempenho e conforto, além de detalhes de tecnologia o torna um forte concorrente no seu segmento de mercado.

A Transit Chassi se destaca no trânsito urbano pela agilidade e conforto, tornando sua condução muito semelhante à de um carro de passeio, embora trata-se de um veículo com entreeixos de 3.954mm e baú nas medidas de 2.260mm de altura, 2.200mm de largura e 3.710mm de comprimento, totalizando 18,4m³ de capacidade volumétrica, para o transporte de mercadorias. Nesta configuração, o veículo apresenta 6.150mm de comprimento total. Outra opção é instalar um implemento de 4.100mm de comprimento, resultando em um baú com capacidade para até 20,3m³ e comprimento total do veículo de 6.535mm.

Itens de série como vidros e espelhos retrovisores são elétricos, assim como o sistema de travamento das portas, e controle do rádio CD-Player no volante contribuem para tornar o interior da cabine semelhante ao de carro de passeio. Com a mesma configuração do modelo comercializado no mercado europeu, a meta traçada pela Ford do Brasil para o Transit Chassi é atingir participação de 14% do segmento até o final deste ano, pois, conforme acrescenta Oswaldo Jardim, trata-se de um veículo desenvolvido para trazer o melhor resultado nas diferentes aplicações de transporte urbano, tanto no ponto de vista econômico quanto operacional.