Por João Geraldo

Importado da fábrica da Iveco de Madri, na Espanha, o fora de estrada Trakker 8X4 chegou ao Brasil para concorrer em um segmento responsável por 8% das vendas de caminhões pesados no mercado brasileiro, sendo 75% na configuração 6X4 e 25% 8X4. Novidade no País, o modelo foi lançado na Europa em 2008 e conta com unidades em operação no Oriente Médio, África e cerca de 200 unidades na América do Sul (Chile e Peru). O novo off road da marca italiana no mercado brasileiro tem como destaque o trem de força formado pelo motor Iveco FPT Cursor 13 com 420cv de potência, caixa de câmbio ZF Eurotronic de 16 marchas automatizada (sem o pedal de embreagem) e eixo traseiro com redução nos cubos de 6,57:1, entre outros detalhes técnicos, como o freio motor de cabeçote turbo brake, que conjugado com o intarder geram potência de frenagem de 910cv. As adequações do veículo ao mercado brasileiro são feitas na própria fábrica da Iveco na Espanha. Entre elas se destacam a substituição do freio europeu tipo cunha pelo freio S-Came, Giroflex, iluminação do vão do motor, cabine fechada com vidro na parte traseira e buzina a ar, além de pneus nas medidas 325/95 R24 específico para a aplicação. Trata-se de um caminhão para 50 toneladas de PBT, sendo 9 em cada eixo dianteiro e 16 em cada um dos traseiros e Capacidade Máxima de Tração de 132 toneladas, podendo chegar a 176 toneladas de CMT em operações específicas.

5093t
Painel envolvente e fácil acesso aos comandos e computadores de bordo são destaques do interior da cabine

Com o implemento e sem carga, o veículo pesa 14 toneladas, deixando, portanto, 36 toneladas de carga útil. Cristiane Nunes, gerente de marketing de produtos Iveco, destaca as longarinas do chassi – com 10mm de espessura e perfil mais alto – como um item de grande resistência , uma referência de robustez no segmento. Ela cita ainda o ângulo de ataque do veículo, com 26 graus, como o melhor entre os concorrentes diretos. O radiador conta com um protetor frontal em aço (indispensável em veículos fora de estrada) e o para-choque é tripartido. “É uma solução para reduzir custos de reparação”, acrescenta.

Outros itens de destaque ficam por conta do escapamento vertical e do filtro de ar de longa duração, o qual conta com elemento de segurança interno para produzir dupla filtragem. Faróis de neblina protegidos por grades removíveis – e com lavador – além de um degrau de apoio atrás da porta do motorista para inspeção do implemento ou da carga fazem parte do pacote de itens Trakker 8X4.

O veículo permaneceu por mais de seis meses em testes gerais no Brasil antes de ter anunciada a venda do primeiro lote de 45 unidades para a Namisa – Nacional Minérios S/A, empresa da qual 60% pertencem à CSN – Companhia Siderúrgica Nacional e outros 40% a um consórcio formado por sete empresas asiáticas. A mineradora começou a testar o veículo em dezembro passado e adquiriu 74 unidades do Trakker, incluindo as versões 6X4 chassi integral e cavalo-mecânico e EuroCargo 6X4 e 4X2. De acordo com o diretor-presidente da empresa, Jayme Nicolato, juntos os veículos irão transportar 800 mil toneladas de material das minas a cada mês. A cabine, totalmente baseada no Stralis NR, é uma unidade moderna de painel envolvente, com todas as informações necessárias ao motorista e fácil acesso aos comandos, coluna de direção com regulagem automática e computador de bordo. Na relação de itens de conforto o veículo oferece ar condicionado, vidro elétrico de série, bancos com regulagem pneumática de altura e mecânica de inclinação do encosto, o qual conta com encosto de cabeça e revestimento interno lavável. A suspensão da cabine tem quatro pontos de apoio, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora da cabine. O pacote de venda fechado com a Namisa inclui, entre outras coisas, o treinamento de motoristas para operar o veículo nas minas.

Ainda na parte de atendimento, uma concessionária – a Deva Iveco – passou a funcionar dentro da mina, com 53 funcionários em três turnos. “Começamos bem com o Trakker 8X4, pois conquistamos um dos mais importantes clientes do mundo, a CNS”, comemorou Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco Latin America. O preço divulgado pela montadora para o Iveco 8X4 no Brasil é R$ 532 mil reais.