Por João Geraldo

A Scania acaba de entregar ao Grupo Esquadra – empresa especializada em segurança, três caminhões P 250 8X2 blindados com capacidade para transportar até 13 toneladas de carga líquida. O projeto contou também com parceria MIB Blindados e demorou seis meses para ser totalmente concluído.

Celso Mendonça, gerente de desenvolvimento de novos negócios da companhia, explicou que o desenvolvimento deste tipo de veículo tem sido um novo nicho de negócio para a companhia. Os primeiros caminhões da marca Scania blindados foram dois cavalos-mecânicos P 310 4X2 e seis semipesados P 310 6X2 entregues em dezembro de 2015 para a empresa de segurança privada Prosegur.

De acordo com ele, quando a empresa de segurança procurou a Scania, ela queria um caminhão blindado que além de seguro fosse fácil de ser manobrado, oferecesse agilidade nas operações de carga em docas e tivesse dirigibilidade próxima à de um automóvel.

Os três caminhões P 250 8X2 blindados exigiram 60 dias para serem concluídos dentro das especificações técnicas solicitadas pelo Grupo Esquadra. Segundo Mendonça, este prazo era indispensável para deixar os três modelos preparados dentro das necessidades do Grupo Esquadra. Entre elas, adequar os veículos à capacidade de carga.

“Diante da solicitação do Grupo Esquadra, optamos pelo modelo P 250 8X2, um caminhão com excelente raio de giro devido ao segundo eixo direcional, capacidade de carga dentro das expectativas do cliente, possibilidade de uma carroçaria de 8,10m de comprimento e espaço para acomodar até 14 palets, entre outros diferenciais. Tudo dentro do que a empresa precisava”, explicou

Nova cabine blindada, além de espaçosa e com banco para quatro ocupantes, tem fechamento eletrônico e videomonitoramento
Nova cabine blindada, além de espaçosa e com banco para quatro ocupantes, tem fechamento eletrônico e videomonitoramento

Para chegar ao veículo planejado, a Scania retirou a cabine original do P 250 e instalou outra totalmente blindada e com abertura no assoalho para facilitar a manutenção do trem de força. A parte do cockpit foi mantida original, mas houve alteração na distância entre eixos, que passou a ser de 5,5 metros para melhor distribuição do peso.

O sistema de suspensão mecânica foi substituído por bolsas de ar possibilitando ao veículo quatro níveis de altura e possibilitando o nivelamento em docas com diferentes alturas. Todas as fechaduras da cabine blindada são eletrônicas e os pneus com blindagem. A segurança oferecida pelo caminhão é completada pela tecnologia de videomonitoramento.

“Esse caminhão tem o nível máximo de blindagem”, destacou Alexandre Ferreira, gerente corporativo comercial do Grupo Esquadra. Na configuração normal, o P 250 8X2 tem tara de 9 toneladas, com a blindagem passou para 16 toneladas. O motor de 9 litros e a caixa de câmbio automatizada permaneceram originais.

Apesar das transformações, a parte frontal do modelo blindado manteve a identidade dos caminhões da marca Scania
Apesar das transformações, a parte frontal do modelo blindado manteve a identidade dos caminhões da marca Scania

Ferreira disse ainda que que já tem os clientes com os quais os três novos caminhões blindados de sua frota vão atender. Uma das vantagens de operar com veículos desse porte, acrescentou é não haver necessidade da escolta armada. O custo de cada caminhão já transformado girou em torno de R$ 800 mil. Segundo Ferreira, o valor compensa, porque o veículo proporciona custo operacional reduzido de até 25% em certos casos. Sua expectativa é que a frota, que já contava com nove caminhões desse porte, cresça.