Por João Geraldo
Foto Divulgação

A Volvo iniciou 2016 comemorando a liderança no segmento de caminhões pesados, com 5.518 unidades emplacadas em 2015. Apesar da retração do mercado, assim como seus concorrentes em 2016 a empresa apresentou novos produtos e também procurou estar próxima dos transportadores de todos os portes. Lançou campanhas de peças e serviços para a rede, investiu em infraestrutura de treinamento e inaugurou um showroom de caminhões seminovos Viking na entrada principal da fábrica, em Curitiba/PR, entre outras ações para manter o negócio girando, mesmo que num ritmo muito abaixo do ideal.

Um dos destaques da empresa na área de inovação foi o lançamento do modelo FMX com controle de tração dianteira, um produto para o Brasil e demais países da América Latina. Outro foi a apresentação do VM 32 – um modelo vocacional desenvolvido em parceria com clientes – na metade do ano. Projetado para operações em áreas de terraplanagem, mineração leve e construção civil, o veículo utiliza componentes dos pesados FH e FMX e se destaca como o modelo de maior capacidade de carga na sua categoria.

Outra novidade este ano é a sexta geração da caixa de câmbio automatizada I-Shift, já presente nos novos modelos da marca. Entre as principais características dessa transmissão se destacam a maior versatilidade e capacidade para reduzir o consumo de combustível, além de identificar o relevo da estrada e corrigir o modo de direção, entre outras funções. Também é destaque a maior durabilidade, podendo chegar a um milhão de quilômetros sem qualquer intervenção e a embreagem a 700 mil quilômetros. Em 2016 a Volvo atingiu a produção de 50 mil caixas de transmissão I-Shift na fábrica de Curitiba.

Uma das ações para a venda de peças e serviços na rede de concessionários é a campanha “Peça Volvo & Ganhe Mais”, lançada no início do ano, com o sorteio de prêmios. Na lista constam dois caminhões (um FH e outro VM), 36 carros de passeio e cerca de 1.500 trocas de óleo. Para concorrer, o transportador tem de cadastrar a NF no site da campanha e recebe três números para concorrer aos prêmios. Os caminhões foram sorteados no final de 2016.

Além de ações para levar o cliente às concessionárias, a empresa investiu no aprimoramento e desenvolvimento pessoas, tanto da sua rede quanto do cliente, de modo mais amplo e abrangente. Todo o trabalho de treinamento e formação de profissionais conta com infraestrutura completa do Centro de Desenvolvimento de Competências (CDC). Trata-se de um prédio com 2.600 metros de área construída inaugurado dentro do complexo industrial da fábrica, em Curitiba/PR.