Por João Geraldo

Apesar de atuar há mais de 50 anos no Brasil, pela primeira vez a Mercedes-Benz disponibiliza um caminhão na configuração 8X4 para operações em terrenos forade- estrada. Trata-se do Axor 4144, um extrapesado com dois eixos dianteiros desenvolvido em parceria com a Multieixos e a empresa mineira Skava, com 50 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), capacidade para transportar 35 toneladas de carga líquida – dependendo da caçamba – e 123 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT).

Indicado para o transporte de minérios e diversos tipos de carga na área da construção civil, o veículo é, originalmente, um modelo Axor 6X4 que sai de fábrica e segue para ser implementado na Multieixos, com um kit de peças que inclui dois eixos dianteiros direcionais. Componentes de freio e suspensão também fazem parte do pacote de itens que acompanham o veículo e todos com garantia de peças genuínas oferecidas pela Mercedes-Benz.

Eustáquio Sirolli, gerente de marketing caminhão da marca Mercedes-Benz, explica que o veículo concorre em um segmento que absorve 500 unidades/ano e do qual a montadora pretende conquistar a fatia equivalente a um quarto deste total até maio de 2009. “O Axor 4144 8X4 foi desenvolvido em parceria com a Skava Minas, que começou a operar com o veículo em novembro do ano passado. A empresa gostou do caminhão, por se tratar de um produto muito eficiente, que apresenta baixo consumo de combustível e está atendendo às suas expectativas”, disse.

O Axor 8X4 é equipado com motor eletrônico OM 457 LA, que gera potência de 428cv a 1.900rpm e torque de 214 mkgf a 1.100 rpm. De acordo com a engenharia da DaimlerChrysler, nesta configuração o modelo atende com folga as necessidades dos setores de mineração e construção civil pesada. Ainda de acordo com Sirolli, as expectativas para o veículo são as melhores possíveis, pois a empresa tem bons negócios em andamento e a produção atual atende sem problemas a demanda.