Por Daniela Giopato

Melhorar as condições de trabalho e garantir mais segurança aos motoristas de caminhão autônomos são as principais finalidades de um plano cooperativista criado pela Federação Interestadual dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens (Fenacam) a pouco mais de um ano. Trata-se do Clube de Benefícios Fenacam, entidade sem fins lucrativos, que conta com o respaldo do Ministério do Trabalho e Emprego, de Brasília, e oferece a seus associados benefícios de abrangência nacional como descontos em farmácias, seguros contra terceiros, assistência sindical por meio de uma rede de sindicatos estrategicamente espalhados pelo Brasil, assistência 24 horas, proteção patrimonial, instalação de rastreador entre outros.

O presidente da federação, Diumar Bueno, explica que a principal vantagem para o autônomo é a possibilidade de ter acesso a condições especiais na proteção de seu caminhão, tranquilidade e a segurança necessária para exercer o seu trabalho mediante a disponibilidade de serviços e insumos necessários para o exercício da profissão, a preços reduzidos. “O clube é uma forma real de cooperativismo, para baixar custos e melhorar a renda do carreteiro. É uma maneira do motorista ter acesso a condições que só os grandes frotistas conseguem e, principalmente garantir segurança para o profissional e tranquilidade para sua família”, explica

5848t
Clube é uma forma real de cooperativismo, para baixar custos e melhorar a renda do carreteiro, diz Diumar Bueno presidente da Fenacam

Um dos benefícios ofertados pelo Clube Fenacam é o Plano de Proteção Patrimonial, sistema de rateio de prejuízos com a finalidade de proporcionar proteção do veículo contra furto, roubo e acidentes. Este rateio está vinculado à ocorrência efetiva de prejuízos. Portanto, conforme explica Bueno, todos os integrantes do grupo agem de modo mais cauteloso na condução de seus caminhões, e cobram dos demais o mesmo comportamento, de modo a que todos sejam beneficiados e com isso e evitem aumento de despesas de rateio.

“A Proteção Patrimonial consiste basicamente em ressarcir o motorista contra eventuais prejuízos relacionados a furtos, roubos e acidentes. Funciona em sistema de cooperativa, em que o prejuízo do associado é rateado entre todos os participantes, tornando o valor final muito atrativo em relação a outros sistemas”, destaca.

A principal diferença do plano oferecido pelo Clube e os seguros disponibilizados no mercado é o fato de o motorista não pagar mensalmente por um sinistro que não aconteceu. Nos seguros convencionais, o segurado arca mensalmente com o risco que não ocorreu. “Já os associados ao clube operam em sistema pós pago, ou seja, pagam apenas quando o sinistro acontece, o que gera uma economia para o autônomo na ordem de 40 a 50%”, afirma. Outra vantagem em relação aos seguros convencionais é o rastreador, que no caso do Clube além de instalar o equipamento ainda libera uma senha para que o carreteiro tenha acesso a todos os serviços e tecnologias ligados a ele, como o envio de mensagens e localização dos veículos.

5847t
A tendência por parte dos integrantes do grupo é de mais cautela na condução do caminhão para que todos evitem aumento de despesas

O Clube oferece também o cartão e-Pharma, um plano de descontos na compra de medicamentos em farmácias por todo País. O programa consiste em desconto de 15% a 60% em lista de medicamentos desenvolvida por profissionais, e que atendem a maioria das patologias tratadas ambulatorialmente. Os medicamentos devem ser adquiridos em uma das lojas da rede credenciada ePharma, que possui farmácias em todo território nacional. “A ideia do Clube é beneficiar o autônomo e também a sua família através das parcerias e convênios. Em breve teremos seguro de vida, assistência médica e odontológica, seguro residência, dentre outros produtos que visam beneficiar a família desse profissional das estradas”, destaca Bueno.

Para se associar ao Clube – que alcança uma média mensal de 150 novas adesões, segundo Bueno – o motorista paga um valor proporcional ao seu patrimônio (caminhão), somado ao rateio que é o prejuízo sofrido pelo grupo e aos demais benefícios de que queira usufruir. Assim, o valor mensal varia conforme os sinistros que ocorrerem no grupo.

“O Clube Fenacam mantém parcerias com empresas que disponibilizam as melhores condições de preço e serviços, os quais são voltados ao benefício do próprio carreteiro. São empresas do segmento de transporte rodoviário e outras que ofertam planos de descontos. Pretendemos ampliar nossa gama de empresas parceiras para cada vez mais oferecer benefícios aos motoristas”, afirma Bueno. (Mais informações sobre o Clube Fenacam podem ser adquiridas através do site www.clubefenacam.com.br ou pelo telefone (41) 3051-1400).