Por João Geraldo

Parece um brinquedo de gente grande. A frase é uma simples tentativa de descrever a sensação do motorista ao dirigir o MAN TGX 29.440 na configuração 6X4, pesadão que torna o trabalho do carreteiro prazeroso, por se tratar de um veículo de carga que chega a surpreender, tanto pelo desempenho quanto pela facilidade de ser conduzido. Como  integrante da nova safra de cavalos-mecânicos Premium disponibilizados no mercado brasileiro, o extrapesado montado em Resende/RJ, tem o pedigree da bicentenária marca alemã, e com isso também atributos para disputar a preferência dos transportadores brasileiros que operam em rotas de longas distâncias.

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Portas da cabine têm abertura de 90 graus e há bom espaço para o motorista no interior da cabine, cuja altura interior do piso ao teto é de 1,94m

Equipe da Revista O Carreteiro rodou com conjunto bitrem com caixa de carga graneleira e concluiu que o primeiro representante da marca MAN montado no Brasil é um extrapesado com requisitos de sobra para conquistar motoristas e empresários de transporte. O primeiro detalhe observado no veículo é o grande ângulo de abertura das portas e alças de apoio bem localizadas que, junto às plataformas dos degraus facilitam o acesso à cabine. Do lado externo, os espelhos retrovisores são amplos, têm regulagem elétrica e sistema de aquecimento. Espaçosa, confortável e com acabamento de primeira linha, como deve ser a de todo caminhão desta categoria, a cabine do MAN TGX é apoiada sobre quatro bolsas pneumáticas e conta também com sistema de suspensão bem equilibrado e confortável. Suas dimensões internas contam com 1,94m do piso ao teto e 1,82cm na parte onde se encontra o túnel do motor, o qual tem apenas 12cm de altura a partir do piso. Com 2,25 m de largura interna e 2,145 de comprimento, a cabine – com basculamento elétrico – conta com uma cama nas dimensões e 2,20m X 0,79cm, além de um estrado em tecido que se transforma numa segunda cama (como um beliche) quando aberto.

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Cabine conta com cama para o motorista nas dimensões de 2,20m X 0,79cm e também um estrado em tecido que, quando aberto, se transforma em um beliche

Todos os MAN TGX saem da linha de montagem equipados com aparelho de ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, acionamento elétrico das portas e preparação para rádio PX e climatizador, além de tela de proteção do radiador. Rádio/CD player (MP3), com comandos integrados ao volante, também já vem com o veículo, assim como as cortinas dos vidros, cama, quebra-sol de rolo frontal e lateral, iluminação interna geral, com luz de leitura, de condução noturna, nas camas e degraus também são itens normais de série, além da mangueira com pistola para limpeza interna da cabine. Como nos demais caminhões desta categoria, a cabine do MAN TGX conta com grande número de porta-objetos, gavetas, porta- revistas, porta-copo, porta-óculos e cesto de lixo removível, entre outros itens.

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Tanque em alumínio, ao lado direito do veículo, tem capacidade para 680 litros de combustível e integra numa só peça a unidade para 75 litros de ARLA 32

O tanque de combustível, em alumínio, tem capacidade para 680 litros de diesel e está integrado ao tanque de ARLA 32, no qual cabem 75 litros do agente necessário para os motores com tecnologia SCR de redução de emissões. Ambos têm marcador de nível no painel de instrumentos. O sistema de iluminação reúne farol de milha integrado, luz de manobra em curva e luz de destaque com LED.

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Mostrador do painel de instrumento integra display que fornece várias informações ao motorista durante a condução do veículo

Em movimento, logo se percebe outro item do veículo que chama bastante atenção tanto do motorista quanto do passageiro é o seu trem de força, o qual incorpora um motor de seis cilindros e 12,4 litros e potência máxima de 440cv, com injeção common rail, a 1900 rpm. Acoplado à caixa automatizada ZF com 16 velocidades à frente, sem pedal de embreagem e com preparação para tomada de força (um item de série no veículo), o resultado é um trem de força eficiente e pronto para enfrentar qualquer distância. Os eixos traseiros não têm redução nos cubos.

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Na estrada, o conjunto roda macio, silencioso e confortável, em todo tipo de relevo, e tem excelente retomadas de velocidade. A faixa verde do motor, item normal no velocímetro dos veículos pesados, é dinâmica no MAN TGX e muda de lugar mantendo o giro do motor dentro das condições ideais de operação. E o motor, por sua vez, trabalha em baixas faixas de giro e com torque alto, aproveitando bem suas características, enquanto o painel mostra, em tempo integral, o consumo por litro.

Um detalhe que poderá ser observado pelos profissionais que forem dirigir o veículo é o diâmetro do volante de direção, o qual inclui controles integrados (ao lado esquerdo controles do computador e do rádio e do direito piloto automático e limitador de velocidade) o qual parece ser maior do que o da maioria dos veículos desta classe comercializados no País. Aliás, o volante conta com ajustes de altura e profundidade, com acionamento pneumático, e o display do computador de bordo é integrado ao painel de instrumentos.

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Botões à esquerda integrados ao volante são de operação do computador de bordo e rádio. Ao lado direito, do piloto automático e limitador de velocidade

Também são itens de série no veículo sistemas de freio ABS (a tambor) e EBS (encurta a distância de frenagem e otimiza a distribuição da força de frenagem) e sistema MAN Easy, o qual impede o movimento ou saída indesejada do veículo em rampas. Mesmo após soltar o pedal do freio, a pressão de frenagem é mantida por um curto espaço de tempo. O sistema auxiliar de freio (freio motor), tem potência máxima de 395cv e é operado através de uma alavanca com três posições.

Uma observação é em relação ao posicionamento do “maneco” da carreta e do freio estacionário, localizados numa estação que inclui também o botão seletor de marchas, ao lado direito do motorista. Talvez por causa desta posição o banco do motorista não conte com apoio para o braço direito. Todos os MAN TGX saem de fábrica com sistema de monitoramento e rastreamento com 12 meses de serviço gratuito e controle de entrada no concessionário.