Por João Geraldo

A falta de motoristas treinados tornou-se um dos principais problemas no setor do transporte rodoviário, porque conduzir caminhão muita gente sabe, mas poucos atendem aos requisitos do mercado. Isso acontece principalmente porque se exige que o motorista seja o mais eficiente possível, que tire o máximo possível de vantagens do veículo e saiba conduzir de maneira segura. Atualmente já existem vários locais que preparam motoristas, mas o treinamento passou a ter grande importância também para as montadoras, que o tornou praticamente mais um produto oferecido aos seus clientes, como é o caso da Mercedes-Benz do Brasil, que tem investido nesta área.

Atualmente a empresa conta com três Centros de Treinamento no Brasil (Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Recife/PE), além de outros sete homologados, instalados ao lado de concessionários em Taboão da Serra/SP, Nova Iguaçu/RJ, Contagem/MG, Curitiba/PR, Cuiabá/MT, Fortaleza/CE e Belém/PA. Desde 1982 mais de 200 mil motoristas e cinco mil monitores foram capacitados pela montadora que a partir de 2007 ampliou o leque de atuação em treinamento com a parceria firmada com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAT), em seis Estados, com cursos de condução ministrados em caminhões pesados da marca.

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O trabalho é desenvolvido em infraestrutura que possui auditório, 10 salas de aula para atividades teóricas, 70 veículos próprios e cinco escolas volante, inclusive com motores, turbinas, caixas de câmbio e turbos em corte, entre outros itens, para facilitar o aprendizado. Eustáquio Sirolli, gerente sênior de treinamento de vendas e pós-vendas da Mercedes-Benz do Brasil, acrescenta que além de oferecer produtos ao mercado, a montadora tem também o compromisso com a formação de motoristas, para que saibam aproveitar todo o potencial de seus veículos e também contribuir com o aumento da segurança nas estradas. “O treinamento de motoristas representa um alto valor agregado aos produtos da marca”, diz Sirolli, acrescentando que se trata de um diferencial competitivo que tem o papel muito importante na escolha de novos veículos pelos clientes.

Em 1982, a Mercedes-Benz tinha apenas dois instrutores, que passaram a ser sete em 1992, 10 em 2006 e atualmente a empresa conta com 165 profissionais.

Durante o treinamento, 40% da quilometragem rodada pelos motoristas são em circuito misto e 60% em urbano. De acordo com Luiz Carlos Fagotto, do treinamento técnico de pós-vendas, quando o motorista percorre o circuito de maneira monitorada, o número de trocas de marchas cai em mais de 50% e o tempo de viagem também diminui, assim como o consumo de combustível.