Por João Geraldo

O fato de os caminhões novos serem normalmente mais eficientes do que a maioria dos modelos em circulação não é novidade para ninguém. Porém, o que nem todos conhecem é a distância que os separa em termos de desempenho e conforto. O aumento de potência aplicado aos veículos de carga nos últimos anos, sem penalizar o consumo de combustível é um item bem aceito pelo mercado, pois todos querem resultados satisfatórios.

O Mercedes-Benz Atego 2428 6X2 – com terceiro eixo de fábrica – é um modelo semipesado que faz parte da nova geração de caminhões, dotados de maior potência e mais rápidos, indicado para operações de transporte em curtas, médias e até longas distâncias. Trata-se de um caminhão lançado recentemente, cujo motor OM 926 LA de 279cv a 2200rpm tem 34 cavalos a mais que o modelo 2425 lançado em 2005 pela Mercedes-Benz para atender a este segmento.

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O trem de força conta ainda com uma caixa de mudanças sincronizada de nove velocidades, sendo que a primeira é crawler. Este recurso – utilizado normalmente em caminhões pesados – facilita a saída do veículo carregado, principalmente nos casos que se exige mais força para colocá-lo em movimento. O curso da alavanca de trocas é bem dimensionado e os engates macios facilitam a dirigibilidade, tornando-a próxima de um veículo menor, entre a de um caminhão e um carro de passeio.

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A redução do eixo traseiro é feita na própria caixa, que aliada à potência do motor forma um conjunto mecânico que dá maior flexibilidade para o motorista dosar o acelerador e poder cruzar marchas de um modo que ele ache o jeito mais adequado de conduzir o veículo, pois permite que se aproveite melhor o torque e a cavalagem do motor.

O resultado é uma boa velocidade de cruzeiro – e com segurança – independente do relevo da estrada, subida ou descida, isso carregado com carga total. De acordo com a ficha técnica do 2428 6X2, fornecida pela Mercedes-Benz, a carga útil máxima legal do veículo é 16.570 kg, mais 6.430kg de peso do chassi, com a cabine se chega ao PBT de 23 mil quilos.

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O modelo é equipado de série com o freio-motor Top Brake, um sistema que permite manter maior velocidade nas descidas e preserva a vida útil dos componentes do sistema de freio. Para completar, o modelo cedido pela Mercedes-Benz estava com relação do 1o eixo traseiro rodoviária.

O painel de instrumentos envolvente é simplificado, tem boa inclinação, é bem iluminado e deixa os mostradores e controles próximos da mão do motorista. O volante de direção permite regulagens de altura e de profundidade. Somado ao banco do motorista com amortecimento pneumático e várias regulagens, a dirigibilidade do veículo torna-se uma tarefa agradável. Este caminhão tem ainda como item de conforto o climatizador, opção que ajuda a tornar a cabine ainda mais confortável.

O Atego 2428 integra uma família de veículos de carga que chegou com a proposta de quebrar o tabu de que os caminhões médios e semipesados produzidos no País não ofereciam espaço adequado para os ocupantes. Desde o lançamento é disponível em três opções de cabine: standard, leito e estendida, sendo esta última versão definida pelo espaço extra existente na sua parte traseira, como a da unidade cedida pela Mercedes-Benz à equipe da Revista O Carreteiro. Trata-se, portanto, de um recurso que possibilita a acomodação de apenas um leito para descanso ou até o pernoite do motorista, que tem também à sua disposição uma cortina que fecha, internamente, toda a parte da frente.

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Modelo OM 926 LA.III/23, gerenciamento
eletrônico com uma unidade
injetora para cada cilindro
Tipo 6 cilindros, turbocooler e 4 válvulas
no cabeçote de cada cilindro
Potência 279cv a 2.200rpm
TRANSMISSÃO
Embreagem 430mm monodisco seco,
servo-assistido
Caixa de mudanças GD 131-9, com nove marchas
sincronizadas, sendo a
1a crawler
Relação i = 1 4 . 5 7 3 ( c r a w l e r ) /
9.478/6.635/4.821/3.667 /
2.585 / 1.810 /1.315 / 1,00
Marcha-ré = 13,862
EIXOS
Dianteiro VL 3/37 D – 6,5 – rígido,
tipo punho
1º Eixo traseiro HL 4/062 D – 11 – carcaça
central, com tubos de aço
imprensados
Bloqueio do diferencial Opcional
Reduções 4.3 (43.10) e 3.917 (47:12)
rodoviária
2º Eixo traseiro NR 4 / 60 D –10 – rígido de
apoio, com freio motor
TANQUE
Capacidade 210 litros, com opção para
unidade de 300 litros 21,0 l
PESOS ADMISSÍVEIS TÉC
Eixo dianteiro 6.100kg
Segundo e terceiro eixos 9.000kg em cada um
Peso total 24.100kg
PESOS ADM. LEGALMENTE
Eixo dianteiro 23.000 kg
Segundo e terceiro eixos 57.000 kg
Peso total 60.000 kg