Por João Geraldo

Treinamento e formação de motorista de caminhão tem sido um tema cada dia mais discutido no setor de transporte. De um lado as empresas dizem que faltam motoristas qualificados para dirigir seus caminhões, do outro existe muita gente procurando se atualizar através dos canais disponíveis em vários pontos do País. Um destes canais é o Sest/Senat, instituição que desenvolve cursos e treinamento para os profissionais do setor de transporte desde 1994. De acordo com a Diretoria Executiva da Instituição, entre 1994 e 2007 foram treinados mais de dois milhões e oitocentos mil trabalhadores do transporte.

No caso específico do transporte de cargas, um dos destaques são as aulas práticas de direção feitas através de parcerias com empresas. Os cursos abrangem direção defensiva e direção segura e econômica, mas num estágio avançado abrange meio ambiente e comportamento, atualmente as empresas dão preferência aos profissionais que – além de saber dirigir – conheçam os novos caminhões, seus sistemas e que tenham um comportamento mais apropriado com as necessidades do mercado.

A qualificação passou a ser exigência até mesmo para o motorista de qualquer área de atuação. Seja de caminhão ou de ônibus, o condutor estará diante de um painel de instrumentos dos veículos com tecnologia de ponta que envolve rastreadores monitorados por satélites. As exigências para ingressar nos cursos são variadas e compatíveis com o nível de escolaridade, grau de complexidade dos cursos e experiência dos profissionais do setor. O treinamento dos condutores inclui a parte de segurança e, de acordo com a Diretoria Executiva da Instituição, ocupa papel fundamental e estratégico, pois existe hoje uma grande necessidade de prevenção e redução de acidentes nas estradas.

O Sest/Senat desenvolve também programa de aprendizagem direcionados aos jovens encaminhados pelas empresas de transporte e matriculados em escolas que ofereçam ensino regular. É o Programa Jovem Aprendiz no Transporte, que integra a política da aprendizagem instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com a Lei 10.097/2000, considera-se programa de aprendizagem uma forma de contratação especial entre o jovem e a empresa, intermediada por uma instituição qualificada em formação tecno-profissional metódica, caso do Sest/Senat.

Outro trabalho desenvolvido desde 1995 é a educação à distância. Primeiro foi através da Rede Transporte, canal de TV que oferecia programação diária às empresas do setor, com programas ligados às áreas de saúde, esporte e lazer, com maior ênfase à educação. Em 2005 criou cursos On-line – via Internet, o qual qualificou, até 2007, mais de 12 mil pessoas.

Os cursos On-line disponíveis são Português, Marketing para empresas de Transporte Coletivo, Atendimento Eficaz e Transporte para todos. Para este ano de 2008, a instituição irá lançar seis novos cursos. Um na área de Gestão para Resultados, com módulo de Balanced Scorecard – BSB e cinco na área de Logística. São eles, Conceitos e Aplicações; Gestão de Estoques e Armazenagens; Custo e Nível de Serviço, Gestão do Transporte e da Frota, Informações e Novas Tecnologias.
Outros dois cursos de nível técnico, um em Logística e Transporte de Cargas e outro em Transporte de Passageiros são desenvolvidos de maneira semipresencial, pois aliam educação à distância (via Internet) com momentos presenciais de interação e avaliação. Os cursos têm carga horária de 1.080 horas e são realizados nas unidades do Sest/Senat, situados em São Paulo, Florianópolis, São Luiz, Teresina, Cariacica, Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza.