Por João Geraldo

Custo de manutenção baixo, maior durabilidade e metade do peso de um modelo similar são alguns dos destaques apontados pela Eaton para a sua mais recente transmissão, a FSO-4505, de cinco velocidades. Projetada para equipar caminhões leves de 12 toneladas e microônibus de 11, a nova caixa de câmbio é produzida na unidade da empresa instalada em Valinhos/SP.

De acordo com Ricardo Dantas, diretor de vendas e marketing da Eaton, o padrão de vida das caixas neste segmento é de 250 mil quilômetros sem apresentar problemas, enquanto a FSO-4505 teve as engrenagens e rolamentos dimensionados para que sua vida útil ultrapasse os 300 mil quilômetros em microônibus e 350 mil em ônibus. “Isso na região do Mercosul, porque na Europa este número sobe para 500 mil quilômetros rodados”, acrescentou.

O chefe de manutenção da Radial Transportes, Marcos Carvalho, cuja empresa já opera há algum tempo com a transmissão a título de teste, disse que após a empresa ter instalado a nova caixa em um dos caminhões da empresa, o veículo teve uma melhora de 90% em relação a transmissão anterior. “O engate é mais macio, tanto subindo quanto descendo marchas e no final do dia estamos descansados”, disse.

Outras características da FSO 4505 (o 4 representa a capacidade do torque da caixa, o 5 o nível do projeto e 05 o número de marchas) são os anéis sincronizadores mais largos, sinterizados e revestidos com fibras de carbono EMFII (patente da Eaton), menor ruído, novo sistema de controle de quatro varões e menor custo de manutenção e operação, além de ter 70 quilos de peso contra cerca de 135 de outros modelos para a mesma aplicação.