Por Alessandra Sales

A conhecida falta de motoristas preparados para atender a demanda atual dos transportadores em relação ao domínio das tecnologias embarcadas inseridas nos caminhões e direção segura e consciente motivou o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Sorocaba e Região (Setcarso) a dar início a um projeto denominado Formação do Motorista Carreteiro, como já ocorre em outros pontos do País.

Trata-se de um programa que prevê carga mínima de 60 horas de aulas práticas na carreta do sindicato e mais de 40 aulas práticas/teóricas ministradas pelo Sest/Senat nas dependências da unidade da entidade, em Sorocaba/SP. A parte prática da aprendizagem inicial consiste em domínio da carreta, avaliação de distâncias, identificação de pontos cegos, manobras simples e em marcha à ré, estacionamento, engate e desengate do semirreboque do cavalo e realização de percursos em trechos com e sem acostamentos, com aclives e declives, mãos simples e duplas e percursos em zonas urbanas.

Primeira turma de motoristas profissionais formada pelo curso de Motorista Carreteiro do Setcarso
Primeira turma de motoristas profissionais formada pelo curso de Motorista Carreteiro do Setcarso

Em atividade desde maio deste ano, o projeto de Formação do Motorista Carreteiro conta com instrutor prático, além da parceria educacional e do corpo docente do Sest/Senat. Conforme informações do Setcarso, que atualmente conta com 101 empresas no quadro de associados, o programa reúne aproximadamente 10 motoristas por mês e atende vertentes como empregabilidade, desenvolvimento profissional e pessoal do profissional e o desenvolvimento da cidadania e contribuição permanente para o trânsito seguro e compromisso com a vida.

O presidente da entidade, Dirson Segamarchi Junior, diz que a escassez de condutores para caminhões com terceiro eixo, todo tipo de carreta articulada, além do alto índice de acidentes nas estradas, entre outros motivos, contribuíram para o sindicato criar o Programa de Formação do Motorista Carreteiro. “Estamos empenhados junto à classe de empresários do transporte para criar também melhorias para a remuneração dos motoristas”, explica. Ele acrescenta que o projeto conta com a parceria da Mercedes-Benz que, por intermédio da Concessionária Ramires Diesel, em Sorocaba/SP, tem dado apoio ao projeto possibilitando que ele se realize. O caminhão cedido pela montadora é um modelo Axor 2040.

O programa Formação do Motorista Carreteiro forma profissionais com categoria E. Os interessados que possuem CNH Categoria C ou D devem fazer a inscrição pelo site www.setcarso.com.br e, na sequência, passam por autoescola indicada pelo sindicato, antes de iniciarem o curso, e realizam os procedimentos até a obtenção da CNH Categoria E para ingressar no projeto do sindicato.