Por João Geraldo

Um ano após ter aberto sua primeira loja de caminhões seminovos em Mauá – região metropolitana da cidade de São Paulo – a Mercedes-Benz fez um novo movimento para ampliar seus negócios com caminhões usados no País, ao inaugurar a segunda unidade SelecTrucks, em Betim/MG, no início de agosto.

Com área útil de nove mil metros quadrados, e localizada às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381), km 481, ao lado da capital Belo Horizonte, a opção por Minas Gerais se justificou pelo fato do Estado ter o segundo maior volume de emplacamentos de caminhões seminovos do País. A expectativa de negócios para a nova loja montada em Betim é de vender cerca de 600 unidades/ano para justificar a instalação.

Negociação para aquisição de 14 modelos Axor zero quilômetro envolveu 11 caminhões usados da frota da Transamigos, transportadora mineira que utiliza seus veículos em operação de mineração
Negociação para aquisição de 14 modelos Axor zero quilômetro envolveu 11 caminhões usados da frota da Transamigos, transportadora mineira que utiliza seus veículos em operação de mineração

O vice-presidente de vendas, marketing e peças e serviços da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, explica que há anos caminhões seminovos e usados já fazem parte dos negócios da Mercedes-Benz fora do País. Com o nome TruckStore, são mais de 30 unidades espalhadas por diversos países como Bélgica, França, Países Baixos, Polônia, Suécia, República Tcheca, Hungria, Alemanha, Itália, Áustria, Portugal, Espanha, Turquia, África do Sul e Argentina, entre outros.

“O SelecTrucks completa o pacote de serviços da Mercedes-Benz. É também estratégia, principalmente nesse mercado que estamos vivendo hoje”, acrescentou Leoncini. Por conta disso, os planos da empresa incluem novos pontos SelecTrucks, e já está prospectando se vale a pena abrir uma loja no eixo Campinas-Ribeirão Preto/SP, região vista como um grande centro de vendas de caminhões. A ideia é montar projetos pilotos nas concessionárias Sambaiba (Campinas) e Pirasa (Limeira).

Jerônimo Figueiredo, presidente da transportadora,  afirmou ao executivo da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, que a compra dos veículos usados pela SelecTruck ajudou na renovação de sua frota
Jerônimo Figueiredo, presidente da transportadora,  afirmou ao executivo da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, que a compra dos veículos usados pela SelecTruck ajudou na renovação de sua frota

Outra investida da Mercedes-Benz é a abertura de uma terceira loja SelecTrucks no Estado do Paraná. “É o terceiro maior Estado em emplacamentos de seminovos e usados, mas ainda vamos ter de encontrar o local adequado na região de Curitiba para instalar a loja”, acrescentou.

Levantamento apresentado pela Mercedes-Benz mostra que o mercado de caminhões usados tem crescido no Brasil. Entre 2008 e 2014, a relação de emplacamentos era de um modelo novo para 2,5 usados. Em 2015, para cada um modelo novo eram cinco usados e em julho deste ano a relação era de um caminhão novo para 6,4 emplacados. “Hoje, a proporção de venda entre novos e seminovos demonstra que o cliente está buscando cada vez mais essa alternativa de mercado”, disse Leoncini.

Outros dados que indicam crescimento do mercado de seminovos vem da própria loja SelecTrucks de Mauá. Segundo informações da Mercedes-Benz, em junho passado a unidade vendeu 70 seminovos. De acordo com Leoncini, esse número é mais que o dobro da média mensal registrada nos últimos três anos. “Também em junho, foram registradas mais de 70 mil consultas no site da SelecTrucks, o qual avalia atualmente mais de 100 caminhões por dia em todo o País” acrescentou.

Desde a inauguração da primeira loja SelecTrucks, há três anos, mais de 1.100 caminhões zero quilômetro foram vendidos pela Mercedes-Benz com envolvimento da SelecTrucks. Neste mesmo período, mais 1.000 seminovos – de diferentes marcas – foram adquiridos pelos clientes da loja. Um dos grandes negócios realizados este ano envolveu a compra de 11 caminhões usados de outras marcas, da frota da Transamigos Serviços de Engenharia e Mineração, de Nova Lima/MG, os quais entraram no negócio para a aquisição de 14 cavalos-mecânicos Axor fora de estrada novos, sendo 10 unidades 4144 6X4 e quatro 3131 6X4.

O presidente da empresa mineira, José Jerônimo Figueiredo, disse que antes de fechar negócio ele procurou outras marcas e acabou optando pelo que ele considerou o melhor negócio. “O envolvimento da SelecTrucks na negociação foi decisivo. A compra dos nossos veículos ajudou a investir na renovação da frota”, disse o empresário acrescentando que a transação reforçou a parceria de 38 anos entre a Transamigos e a Mercedes-Benz.

USADOS COM GARANTIA

Pesquisa recente apontou que 90% dos clientes estão muito satisfeitos com o atendimento e os caminhões do SelecTrucks, disse Ari de Carvalho, executivo de vendas e marketing Mercedes
Pesquisa recente apontou que 90% dos clientes estão muito satisfeitos com o atendimento e os caminhões do SelecTrucks, disse Ari de Carvalho, executivo de vendas e marketing Mercedes

A  SelecTrucks comercializa caminhões seminovos de diferentes marcas e ano de fabricação, todos com garantia de até 12 meses, sendo que para os modelos fora de estradas são seis meses. Ari Carvalho, diretor de vendas e marketing caminhões Mercedes-Benz, destaca que nenhum outro negócio oferece garantia de até 12 meses para todas as marcas de seminovos, o que confirma a qualidade dos produtos disponibilizados aos clientes. “Esse é um grande diferencial de nossas lojas”, afirmou.

Carvalho diz ainda que um terço dos clientes que já compraram caminhão na loja de Mauá o fizeram por recomendação de outros que já conheciam a unidade de negócios da Mercedes-Benz. “Em pesquisa recente com um grupo de clientes, 90% demonstraram satisfação alta com o atendimento e com a qualidade dos caminhões da SelecTrucks”, adicionou. O portifólio de produtos é divulgado pelo site da loja.