Para quem está acostumado a passar muitos dias longe de casa, o avanço tecnológico tem trazido novidades que ajudam a matar a saudade da família e dos amigos e também auxiliam em questões relativas a profissão de carreteiro. Hoje, através do celular é possível acessar praticamente tudo que um computador acessa. Por meio de aplicativos, o aparelho ampliou suas funções com mais utilidades do que apenas fazer e receber ligações. Como exemplo, é difícil haver alguém hoje em dia que não use o aplicativo Whatsapp para se comunicar com amigos e familiares, assim como enviar e receber fotos e vídeos.

Além de se comunicar, a tecnologia também ajuda a proteger crianças e adolescentes de violências nas estradas Brasil, sendo importante aliada do motorista para ele atuar como agente de proteção, denunciando situações suspeitas nas estradas, incluindo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes.

É o caso do aplicativo Proteja Brasil, que auxilia o carreteiro a fazer denúncias diretamente pelo aplicativo, localizar órgãos de proteção nas principais capitais, como telefone e endereços de delegacias especializadas de infância e juventude e conselhos tutelares, e ainda se informar sobre as diferentes violações que atingem as crianças e adolescentes. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nas lojas Apple Store ou Google Play. O Proteja Brasil é seguro e as denúncias são diretamente encaminhadas ao Disque 100, serviço de atendimento do governo federal. Apesar de toda a facilidade do aplicativo, é sempre importante lembrar que o carreteiro que estiver numa rodovia federal pode também denunciar pelo telefone 191.

Outra utilidade dos aplicativos de celular diz respeito a assuntos relacionados ao trabalho do carreteiro, conectando-os com quem precisa de transporte, intermediando o contato entre o profissional e quem oferece a demanda. Tudo de modo on-line. Com a mesma intenção, há também aplicativo cuja finalidade é unir embarcadores e transportadoras, apresentando possíveis rotas e fazendo cotações. Isso sem esquecer dos aplicativos de mapas, já famosos há muito tempo, nos quais o motorista pode conferir sua localização exata, checar rotas e saber o movimento da estrada.

Em todas essas possibilidades está a tecnologia a nossa disposição, seja para melhorar a rotina na estrada, seja para proteger os direitos de crianças e adolescentes e denunciar qualquer suspeita de exploração sexual.

Para saber mais, acesse: Childhood Brasil: www.childhood.org.br
Programa Na Mão Certa: www.namaocerta.org.br