Por João Geraldo

“Nosso produto está cada vez mais conhecido. Para nós é importante que um cliente que mede consumo de combustível compre nossos caminhões, porque a sua satisfação é a chave do negócio”. A frase, do presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, foi dita durante a entrega de mais um lote de caminhões da marca, desta vez para a empresa União Atacado Distribuidor, de Uberlândia/MG, que adquiriu 101 veículos da marca de uma só vez. Entre janeiro e novembro o emplacamento atingiu Iveco de 4.777 veículos Iveco (60% maior do que em 2006), com previsão na ocasião, de encerrar o ano de 2007 com um número superior a 5 mil unidades e a participação de 5% no mercado brasileiro.

“A venda para a União é uma das maiores deste ano e nós, da Iveco, nos sentimos cada vez mais brasileiros e mineiros”, acrescentou o executivo, ao fazer menção a Uberlândia, região onde a montadora realizou este ano outra venda de 183 caminhões para outro grande atacadista, o Grupo Martins. A Tegma Gestão Logística, com sede em São Paulo também fez uma compra que envolveu 105 caminhões da marca Iveco.

A montadora tem uma estratégia baseada na força do grupo italiano, e após 10 anos do seu retorno ao Brasil inicia uma nova fase, a qual inclui investimento de 125 milhões de reais por ano para o lançamento de novos produtos. De acordo com Mazzu, a Iveco reserva várias novidades para o segmento do transporte rodoviário de cargas já neste ano de 2008. Entre os lançamentos deverão estar o pesadão EuroTrakker e o novo EuroCargo, para reforçar a participação da marca no segmento de médios.

O lote adquirido pela União é formado por 31 modelos Stralis 6X2, 45 EuroCargo e 25 unidades do Daily e com isso renovou mais da metade de sua frota, cuja idade média estava estimada em seis anos. Geraldo Caixeta, presidente da empresa, explicou que os caminhões pesados irão operar no abastecimento dos centros de distribuição da União instalados nos Estados do Ceará, Pará e Mato Grosso, entre outros, enquanto os modelos médios e leves atuarão na distribuição.

A União trabalha com 4.300 itens de consumo que entrega para cerca de 155 mil clientes cadastrados em 17 Estados. “Nosso negócio é uma continuação da indústria, nossa missão é colocar os produtos nas gôndolas e prateleiras dos estabelecimentos”, acrescentou Caixeta. Somados os veículos da frota própria com os terceirizados, a União – que é a sexta colocada no ranking das atacadistas, segundo dados da associação que congrega empresas do setor – movimenta entre 250 e 300 caminhões.