Equipado com motor de 320 cv e capacidade de tração de 63 toneladas, que viabiliza até composições do tipo treminhão (chassi e dois reboques de eixos simples), o Volkswagen Constellation 31-320 6X4 é o mais recente produto da marca que chega para concorrer no segmento de caminhões fora-de-estrada. Outras aplicações do veículo são como caçamba basculante, transporte de toras de madeira, cana-de-açúcar e de guindaste de grande porte. A caixa de transmissão é a ZF com 16 marchas à frente e duas à ré, com acionamento em duplo H, já utilizada no VW Contellation 19.320 Titan Tractor e a embreagem é da marca Sachs com acionamento hidráulico assistido a ar (sistema pneumático). O peso bruto total legal é de 23 mil kg (6 mil kg na dianteira e 17 mil kg na traseira) e o técnico é de 30.500kg (6 mil kg na dianteira e 24 mil na traseira).

Como item de série, o novo modelo tem 5.940 mm de distância entre eixos – com opção de 4.800 Foto: Divulgação mm na versão longa, com preparo para engate traseiro composta pela travessa de fechamento traseiro do quadro do chassi, além de tomadas para conexão elétrica, de ar e do manetim adicional no painel de instrumentos para acionamento dos freios de carreta.

A chegada do novo produto coincide com as grandes oportunidades de negócios anunciadas no País, tais como o crescimento de 10 a 12% nos próximos cinco anos da indústria florestal; financiamentos federais na produção de açúcar e álcool; investimento de R$ 66 bilhões das empresas de extração mineral e o Plano de Aceleração da Economia – PAC – que prevê investimentos em diversas áreas da economia.

O VW 31-320 6X4 substitui o modelo VW 31-310 e complementa a linha Constelattion, que já contava com modelos de 13,15,17 e 24 toneladas de PBT e o cavalo-mecânico Titan Tractor para 45 toneladas de peso bruto total combinado(DG).