Começo de ano, férias escolares, momentos em que famílias aproveitam para viajar. Ao sair de casa muitos não se atentam para requisitos básicos de segurança necessários para fazer uma viagem tranquila.

Ao se acomodar a família na cabine do caminhão, assim como em outros veículos, é preciso realizar uma manutenção preventiva, respeitar o código de trânsito brasileiro e suas atualizações.

Diariamente, são flagradas pela polícia Rodoviária Federal, inúmeras infrações relacionadas a essas viagens com familiares no interior do veículo.

Situações mais comuns

Veículo com lotação excedente, condutor e passageiros sem usar cinto de segurança, crianças transportadas em desacordo com as normas de segurança, fora da cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação, inclusive animais domésticos sendo transportados de forma irregular.

Outra situação irregular observada com frequência é o passageiro viajando na cama, que não é destinada para esse fim, uma vez que a cama não possui cinto de segurança, gerando risco em caso de acidentes, ficando também passível de autuação por falta de cinto de segurança. A cama é destinada ao descanso, quando o veículo estiver estacionado.

A PRF observa ainda que planejar e cumprir as normas de segurança é fundamental para que se tenha uma viagem bem-sucedida. Portanto, o ideal é não transportar um número de ocupantes maior do que o estipulado para o veículo.

As informações são da Divisão de Fiscalização e Transportes (DFT – DPRF)