Ser motorista de caminhão significa, muitas vezes, passar muito tempo longe de casa e da família. Além disso, problemas como o roubo de cargas, violência nas estradas e as complexas condições de parte das rodovias brasileiras são frequentes. Mas, é sempre importante lembrar que a segurança de quem vive viajando depende muito do comportamento do próprio carreteiro.

Cuidado no volante é sempre importante. Respeito às sinalizações, atenção à velocidade, distância do veículo que está à frente e atenção com os pedestres e ciclistas.

Além das revisões periódicas, antes de cada viagem o motorista deve fazer uma checagem geral em seu caminhão para identificar eventuais defeitos ou problemas e, assim, reduzir os riscos de acidentes. Certifique-se também de que a documentação – sua e do veículo – está em dia.

Cuidar da saúde é também uma forma de garantir uma viagem segura. Procure alimentar-se corretamente e dormir bem. Além disso, faça exames médicos periódicos e não use drogas ou álcool, principalmente se for dirigir.

Um motorista que cuida de si, também cuida da infância! A exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas ainda é uma realidade e o caminhoneiro, como agente de proteção, pode garantir a segurança de meninos e meninas em todo o Brasil. Se encontrar crianças e adolescentes em situação de risco, disque 100!

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br