Por João Geraldo

Lançado em 2003 com a finalidade de inserir a marca Volvo no segmento de caminhões semipesados na América Latina, o modelo VM atingiu 10 anos de mercado, no início de maio, e a produção 35.728 unidades produzidas durante o período. “Quando foi lançando, o VM era o único caminhão em sua classe a ter coluna de direção ajustável, sistema de basculamento da cabine hidráulico e freios a disco nas rodas dianteiras, entre outros itens”, lembra o gerente de engenharia e vendas da Volvo, Álvaro Menoncin.

A primeira geração do VM tinha apenas chassi rígido e motores Euro2 de 210cv e 240cv de potência e opções de eixos nas configurações 4X2 e 6X2 e caixa de câmbio de nove marchas, o que também era uma novidade no segmento, complementa Menoncin. O cavalo-mecânico da série, na configuração 4X2 que marcou a segunda geração da linha VM, lançada em 2005, era equipada com motor eletrônico Euro 3 de 310cv de potência. Entre os modelos com chassi rígido, a versão de 240cv deu lugar a outras duas mais potentes 6X4, com motor de 260 e 310cv, todos Euro 3 eletrônicos com piloto automático. “A segunda geração tinha motores de seis cilindros e eixo para 43 toneladas com bloqueio do diferencial e caixa de câmbio Volvo”, acrescenta Francisco Mendonça gerente de caminhões VM. A terceira geração chegou em 2011, com cinco opções de veículos rígidos com propulsores de 220cv, 270cv e 330cv e tecnologia SCR para atender a legislação de emissões Proconve P-7